A Ford sai na frente e lança no Brasil a Transit 2023 de
passageiros e furgão com transmissão automática de 10 velocidades. Nenhuma
outra marca comercializada no País oferece a comodidade do câmbio automático no
segmento das vans. Com isso, a Ford tem a exclusividade dessa transmissão no
mercado brasileiro.
Como na Transit com câmbio manual de seis marchas, o modelo
automático chega ao País nas versões furgão, vidrada e minibus, nas
configurações de 15 ou 18 lugares. A Transit terá outra versão no mercado, mas
só no chega no segundo semestre: a chassi.
A Transit estreia no mercado com a nova e inédita
transmissão com preço a partir de R$ 274.500 na versão Furgão, longo com teto
alto (L3H3), volume de carga de 12,4 m3 e 1.151 kg de capacidade de carga. A
minibus custa R$ 298.200 na versão vidrada, R$ 336.500 na minibus de 15 lugares
e R$ 358.900 na de 18 lugares.
Concorrente
Os preços anunciados para todas versões automáticas da Ford Transit
são compatíveis com os praticados pela sua principal concorrente, a
Mercedes-Benz Sprinter, que não disponibiliza seu modelo com essa transmissão
no mercado. A versão furgão pode ser dirigida com a Carteira de Habilitação
categoria B, enquanto a de passageiros somente a D.
A Transit automática é equipada com motor 2.0 diesel
EcoBlue, já adequado ao Proconve 8. Ele tem potência de 16 cv a 3.500rpm e
torque de 39,7 kgfm entre 1.750 a 2.750 rpm. Esse propulsor, o mesmo da sua
irmã na configuração manual, recebeu uma nova calibração para receber a nova
transmissão automática de 10 velocidades.
O lançamento da Transit com transmissão automática é uma das
três novas versões do modelo anunciadas para este ano. A van 100% elétrica
E-Transit já foi introduzida no mercado para atender, de forma experimental, os
grandes frotistas e a chassi, está confirmada para o segundo semestre.
Crescimento
A Ford foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros no ano passado, quando a Transit foi relançada no mercado, importada do Uruguai, onde está sendo produzida. (o modelo deixou de ser vendido no mercado em 2014 e retornou em 2021). Naquele período, a versão minibus da Transit atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses.
Com o lançamento da Transit no segundo semestre de 2021,
inicialmente na configuração furgão, com câmbio manual de seis marchas, a marca
criou a Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul como parte da
organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial.
A Ford é também a única marca a oferecer uma van conectada.
Todos os modelos da Transit que estão no mercado, incluindo a automática, trazem
avançado sistema de conexão. Além da localização do veículo, agendamento de
serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade da
Transit permite serviços exclusivos como o acompanhamento preventivo
inteligente e a assistência técnica em conferência, para apoiar o cliente em
toda a sua jornada.
Atendimento exclusivo
Com uma rede formada por mais de 100 concessionárias em
todas as regiões do Brasil, a Ford dispõe também de um canal exclusivo de
atendimento aos clientes da Transit, com assistência 24 horas, sete dias por
semana. O seu sistema de logística integrado de peças garante a entrega de
itens de reposição com agilidade e preço competitivo.
Segundo Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, o
mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico e,
com a ampliação da linha Transit, a Ford terá condições de aumentar a sua
participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente.
Sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos, onde é líder do mercado no segmento, a Ford Transit com câmbio automático, segundo a Ford, oferece muitas vantagens com essa nova transmissão. Uma dessas vantagens, por exemplo, é a eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica.
Com 10 velocidades, conversor de torque e programação
adaptativa de mudança em tempo real, a Transit automática tem uma aceleração
suave e progressiva. A nova transmissão ajuda a nivelar o padrão de condução
dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira
e o sistema auto start-stop, único na categoria.
Vendas
A Ford Transit atingiu o marco de 1.000 unidades vendidas no
Brasil desde o início da produção no Mercosul, no final do ano de 2021. Os
números são da Transit Furgão, uma vez que a versão de passageiros, embora
anunciada, não estava sendo vendida ainda no País.
Além de ter maior potência e tração traseira, a Transit é o
veículo com mais tecnologia embarcada de série da categoria. Primeira a vir com
modem embarcado de fábrica, ela oferece novos recursos para o controle e
manutenção da frota que estão sendo testados pelos clientes.
Escritório sobre rodas
Outro diferencial da Transit é o conforto. A cabine Transit
traz conceito de “escritório sobre rodas” é pensada para o motorista que passa
várias horas na direção e precisa de versatilidade e praticidade no seu
trabalho.
A versão Ford Transit Furgão é usada no transporte de
mercadorias, principalmente em entregas urbanas, que têm sido impulsionadas
pelas compras online. A configuração Vidrada vem limpa por dentro para que os transformação
credenciados faça as devidas adaptações para diversos usos, como serviços de saúde.
A Transit Minibus é usada no segmento de transporte de
passageiros, que continua crescendo em direção ao patamar de anos anteriores à
pandemia. Isso graças à retomada do turismo e de outras atividades presenciais.
“A indústria total de veículos caiu mais de 15% na América
do Sul de 2019 a 2022, enquanto o segmento de comerciais leves cresceu mais de
20%. E acreditamos que ele tem condições de continuar a avançar”, afirma Guillermo
Lastra, Diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Teste
Num breve comentário sobre o teste que realizamos no modelo em São Paulo é possível qualificar a Transit Automática quanto à sua dirigibilidade. Dirigimos a versão furgão entre São Paulo e Valinhos. Percorremos cerca de 120 km, sendo um trecho de pouco mais de 10 km para sair da cidade pela Marginal Tietê até acessar a Rodovia dos Bandeirantes.
Uma condução tranquila, mesmo em se tratando de uma versão
de trabalho, que requer um pouco mais de prática. Mas logo nos habituamos com
direção da Transit furgão, inclusive pela logo sentida falado retrovisor
interno. O modelo oferece boa posição de dirigir e a direção hidráulica é
confortável e oferece respostas rápidas.
Outro ponto forte da Transit é o motor 2.0 diesel, de 165 cv de potência e 39,7 kgfm de torque. Responde rápido nas acelerações e durante o trajeto, na estrada, mostrou no painel de instrumentos um consumo superior a 11 km/l. A transmissão automática atua em perfeita sintonia com o motor. Faz trocas de marchas bem suaves, quase que imperceptíveis entre uma troca e outra.
Galeria: Ford Transit Minibus Automática
Galeria: Ford Transit Furgão Automática