A Ford Transit 2023 chegará ao mercado brasileiro com três novas
versões: Automática Chassi e elétrica. As novidades serão destaques no estande
da Ford, durante a Fenatran 2022, de 7 a 11 próximos, em São Paulo. A Ford foi
a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros nos últimos 12
meses, com o lançamento da Transit, no primeiro semestre deste ano.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no
mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de
participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4%
de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”,
diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Mercado em crescimento
Segundo ainda Daniel Justo, o mercado de vans está em
crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha
Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com
foco nas necessidades do cliente.
A Ford Transit é a primeira do mercado com transmissão automática. O modelo já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica.
Com 10 velocidades, conversor de torque e programação
adaptativa de mudança em tempo real, a Transit automática tem uma aceleração
suave e progressiva. A nova transmissão ajuda a nivelar o padrão de condução
dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira
e o sistema auto start-stop, único na categoria.
A Transit com câmbio automático chega ao mercado no primeiro
semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na
versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.
Versão Chassi
A versão Chassi da Transit, por sua vez, virá somente no segundo semestre do próximo ano. Nessa configuração, a Transit vai atender um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT.
Entre outras aplicações, a Transit chassi pode ser
implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado,
baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga
de 1.400 kg até 2.600 kg.
“As novas versões da Transit vão nos colocar em grandes
subsegmentos nos quais não atuamos hoje, ampliando a abrangência e a
participação da linha no mercado”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos
Comerciais da Ford América do Sul.
Ford E-Transit elétrica
Para atender a demanda por veículos eletrificados,
principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a
ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. A versão 100% elétrica
da van está sendo oferecida em um programa para grandes frotistas para entender
o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de
modo a oferecer a melhor opção de negócio.
O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos
Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de
vans elétricas. Ela é a melhor van elétrica do mercado e tem como principais
vantagens o maior espaço para carga, a maior potência – incluindo tração
traseira que reduz o desgaste de pneus – e o melhor rendimento energético e
autonomia.
Espaço de carga
Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria
instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira,
a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a
diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e
utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.
A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma
autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e
modo de uso. O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das
desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso
urbano.
O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente
contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC,
em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.
A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”.
Solução completa
A Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul faz
parte da organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial. Ela conta
com uma estrutura própria de vendas, pós-vendas, engenharia e experiência do
consumidor para oferecer aos clientes uma solução completa de produtos e
serviços com foco na produtividade.
A Ford é a única marca a oferecer uma van conectada. Todos
os modelos da Transit que estão no mercado e que serão lançados – tanto a
combustão quanto eletrificados – são conectados. Além da localização do veículo, agendamento
de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade
permite serviços exclusivos como o acompanhamento preventivo inteligente e a
assistência técnica em conferência, para apoiar o cliente em toda a sua
jornada.
Com uma rede formada por mais de 100 concessionárias em
todas as regiões do Brasil, a Ford dispõe também de um canal exclusivo de
atendimento aos clientes da Transit, com assistência 24 horas, sete dias por
semana. O seu sistema de logística integrado de peças garante a entrega de
itens de reposição com agilidade e preço competitivo.