A Iveco Bus, marca do Iveco Group, entrega os primeiros 20 ônibus BUS 17-210 G, a gás natural, para o transporte urbano em Córdoba, na Argentina. Modelo vendido pode vir equipado com 9 cilindros de armazenamento, com autonomia de até 350 km.
Com a negociação, a fabricante reafirma seu compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica no transporte público com a entrega, da nova frota de ônibus a gás para a cidade de Córdoba, na Argentina. A venda foi realizada em parceria com Overbus.
O concessionário Overbus realizou a operação por meio de licitação pública, em que reforça seu compromisso com a modernização do transporte urbano, em um processo competitivo que garante transparência e eficiência.
Os ônibus adquiridos serão utilizados para transporte urbano em curtas e médias distâncias por meio da empresa Tamse, cujo objetivo é melhorar a experiência do usuário e agilizar a operação geral do transporte.
"No Iveco Group, temos prioridades claras em relação à sustentabilidade, incluindo a busca por zero emissões de carbono e a economia circular. O trabalho conjunto com nosso concessionário e o município confirma que a província de Córdoba também escolhe esses valores como centrais para sua gestão. O compartilhamento de pilares é essencial para a formação de alianças estratégicas e enriquecedoras, cujo objetivo final é cuidar do meio ambiente e das comunidades", afirma Ricardo Cardozo, presidente do Iveco Group Argentina.
Esta entrega marca dois marcos importantes: por um lado, introduz os primeiros ônibus a GNV para transporte urbano em Córdoba, constituindo um passo significativo em direção a opções de mobilidade pública mais sustentáveis. Além disso, estes veículos têm uma perspectiva local, uma vez que são produzidos em uma unidade da IVECO BUS na mesma cidade onde serão utilizados, o que sublinha o compromisso da marca com a produção local.
A gestão das unidades será realizada por meio da Tamse, empresa estatal de transporte público que opera linhas em Córdoba. Possui posto de abastecimento próprio na cidade que inclui uma ilha para GNV, o que permite abastecer veículos pesados com alto fluxo, garantindo um reabastecimento eficiente e rápido.
Além dessa infraestrutura, a Tamse identificou outros postos de serviço na cidade onde seus ônibus também poderão reabastecer com GNV, garantindo assim a operacionalidade da frota de forma flexível e com cobertura completa em pontos estratégicos.
O chassi BUS 17-210 G é o primeiro ônibus a GNV fabricado no país portenho. Com motor FPT N60 CNG projetado desde o início para funcionar com gás, garante o mesmo desempenho e potência do equivalente a diesel.
A nova frota gera impactos positivos significativos no meio ambiente, como a redução de 95% de material particulado, 90% de dióxido de nitrogênio e 10% de dióxido de carbono. Além disso, seu motor silencioso reduz a poluição sonora em até -3dBA, o que torna o ônibus ideal para serviços noturnos nas cidades.
A autonomia do BUS 17-210 G é de até 350 quilômetros, com 9 cilindros de armazenamento, e o tempo de carregamento é realizado em cerca de 20 minutos, minimizando o tempo de parada das unidades.
Ficha técnica: Iveco BUS 17-210 G
Motor N60 CNG
204cv - 150 kW de potência a 2.700 rpm e torque de 750 Nm a 1.400 rpm
Número de tanques/capacidade GNV (litros) 9 x 80
Comprimento total: 11,5m
Tração: 4x2
PBT técnico (kg): 17.000
Nível de emissão: Euro VI
Formação especializada para motoristas
Uma das iniciativas inovadoras do projeto em Córdoba é a designação de motoristas mulheres para a condução dos ônibus, buscando promover a inclusão e a diversidade no setor de transportes. Nesse contexto, foi proposta uma formação especializada para as motoristas, com foco no conhecimento do produto e da tecnologia dos veículos.
O curso é realizado pela Iveco Academy, Centro de Treinamento do Iveco Group criado em 2022. Sua missão é fornecer conhecimento, padronização de serviços, capacidade de gestão e visão de futuro por meio de treinamento para técnicos, na Argentina, no Brasil e países importadores da região.
A formação é realizada em grupos de três motoristas por ônibus, com duração de uma semana por grupo, para garantir um treinamento personalizado e eficiente. Este processo de formação é acompanhado e apoiado pela Overbus.