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Mercedes-Benz Actros L

Mercedes-Benz Actros L fica mais eficiente com cabine futurista ProCabin e aerodinâmica aprimorada

A nova cabine adotada pela fabricante marca uma nova era para a série de modelos de caminhões Actros


		Mercedes-Benz Actros L fica mais eficiente com cabine futurista ProCabin e aerodinâmica aprimorada

O novo Mercedes-Benz Actros L sobe mais um nível com design futurista, aerodinâmica otimizada, recursos de conforto, motores ainda mais eficientes, altos níveis de dinâmica de condução e sistemas de assistência. Assim, o novo caminhão pesado Actros L, agora com cabine ProCabin, tem tudo o que precisa para impressionar os frotistas e caminhoneiros profissionais. O novo modelo já pode ser encomendado e entrará em produção em dezembro de 2024.

Todo o design da cabine “ProCabin” foi revelado pela primeira vez durante a estreia mundial do eActros 600 elétrico a bateria em outubro de 2023. Elafoi totalmente projetada a fim de proporcionar uma aerodinâmica eficiente, englobando pré-spoiler e spoiler de teto, painéis defletores na Coluna A em volta das janelas laterais, frontal plano da cabine, para-choque otimizado com aberturas mínimas de entrada de ar para resfriamento e novo painel da parte inferior da carroceria.

Agora, a corrente de ar encontra uma área frontal que favorece a aerodinâmica de maneira prolongada em 80 milímetros e segue por todo o veículo. O que é garantido por uma entrada enxuta, acabamento aprimorado dos alojamentos das rodas e acabamento lateral otimizado.

Em se tratando do fluxo de ar, os defletores laterais estendidos agora são projetados para garantir uma boa transição entre o cavalo mecânico e o semirreboque acoplado. O uso de diversas vedações para desacoplar o compartimento do motor dos dutos de ar externos completa o conceito aerodinâmico, resultando em uma economia de combustível de até 3% no novo Actros L.

Detalhes como a pintura da cabine, o logotipo da Mercedes-Benz e a inscrição cromada em tons escuros, bem como placas de degraus de alumínio são itens atrativos no novo Actros L. Além disso, toda a iluminação dentro e fora do veículo apresenta tecnologia em LED. Isso se aplica aos faróis, lanternas indicadoras de direção, luzes laterais e traseiras. Vale ressaltar que faróis em Matrix LED também estão disponíveis como opcionais para máximo desempenho de iluminação.


		Mercedes-Benz Actros L fica mais eficiente com cabine futurista ProCabin e aerodinâmica aprimorada

No interior do veículo, a ProCabin está disponível em três versões – Stream, Big ou Giga Space – oferecendo vários recursos de conforto, como aquecimento otimizado dos assentos, novas capas de assento de tecido Premium ou beliches com estruturas completas de ripas e novo colchão de espessura Premium. Além disso, a nova gama de recursos nos painéis de interruptores nos beliches, iluminação ambiente e lâmpadas de leitura adicionais também são novidades.

Outros equipamentos como tomadas USB-C adicionais nas paredes laterais, cortina de alta qualidade em design bicolor, segunda geladeira e tomada de 230 volts e o conceito “SoloStar”, disponível nas novas versões de capas para assentos, também chegam como recursos adicionais.

A partir de abril de 2025, o “Multimedia Cockpit Interactive 2” também estará disponível com um design de menu renovado, controle de voz, conectividade ainda mais aprimorada e novos aplicativos, como Alertas Conectados de Trânsito.

A Mercedes-Benz Trucks aumentou ainda mais a eficiência do novo Actros L em combinação com a terceira geração do motor OM 471 de 12,8 litros, que foi projetado para reduzir o TCO sem comprometer desempenho, dinâmica de condução e conforto em termos de condução eficiente, consumo de combustível e redução das emissões de CO2.

Com a terceira geração do OM 471, a Mercedes-Benz Trucks introduziu dois novos turboalimentadores conforme as demandas dos clientes. Para transporte de longas distâncias, o objetivo é alcançar o menor consumo de combustível possível. Em combinação com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape, esse turboalimentador permite uma economia máxima de combustível em até 4% em relação à geração anterior.

Os recursos de segurança utilizados no novo Actros L também reforçam a posição da Mercedes-Benz Trucks como uma das pioneiras do setor. Muitas vezes esses sistemas excedem significativamente os rigorosos padrões das Normas Gerais de Segurança (GSR – General Safety Regulation), que entrarão em vigor a partir de julho de 2024 e exigem uma vasta gama de sistemas de assistência ao motorista para aumentar ainda mais a segurança rodoviária para todos os usuários da estrada.


		Mercedes-Benz Actros L fica mais eficiente com cabine futurista ProCabin e aerodinâmica aprimorada

Equipar veículos com câmeras e sensores é muito importante para a eficácia desses sistemas. Visando contribuir ainda mais para a prevenção de acidentes, a Daimler Truck desenvolveu uma nova plataforma eletrônica que permite uma visão ampliada para a frente e para os lados com a chamada fusão de sensores, ou seja, a fusão de dados de radar e os da câmera.

Essa plataforma oferece processamento de dados 20 vezes mais rápido e um total de seis sensores instalados – quatro radares laterais de curto alcance na frente e atrás, à direita e à esquerda do veículo, um radar de longo alcance no centro e uma câmera multifuncional no para-brisa – possibilitando cobrir um ângulo de 270 graus ao redor do veículo.

O Active Brake Assist 6 (ABA) permite que o caminhão realize frenagem automática até a parada completa do veículo em velocidades de até 60 km/h. A resposta aprimorada à presença de pedestres e ciclistas estará disponível para novos caminhões e ônibus somente a partir de 1º de julho de 2026. Em velocidades de até 80 km/h, o sistema consegue reagir ao detectar a presença de veículos parados à frente, chegando até a parada total.

Outro valor agregado do ABA 6 é o monitoramento de múltiplas pistas a distâncias de até 250 metros para uma detecção ainda melhor de possíveis situações.

A segunda geração do Active Sideguard Assist (ASGA), por meio dos seis sensores, monitora o trânsito tanto do lado do motorista quanto do passageiro e, com o seu sistema de alerta de duas fases, consegue avisar os motoristas sobre situações potenciais para que possam intervir na hora certa e evitar ou mitigar algum acontecimento crítico de trânsito.

A zona de alerta ativa cobre até 30 metros para trás e sete metros para a frente do veículo, caso esteja operando em velocidades de até 30 km/h. O sistema pode também iniciar uma frenagem automática até parar completamente o veículo dentro da área de alerta caso o motorista não reaja a avisos sonoros e visuais emitidos.

Esta função também ultrapassa as exigências das normas GSR. Além disso, o ASGA 2 apresenta um conceito inteligente de aviso de mudança de pista baseado na posição do veículo dentro da faixa de rodagem.

O novo Front Guard Assist pode ser um recurso útil para prevenir acidentes com pedestres ou ciclistas que possam estar na frente do caminhão. O sistema de assistência monitora o trânsito à frente do veículo e auxilia o motorista quando estiver parado, antes de dar partida e também em cruzamentos.

Se o sistema detectar objetos parados ou em movimento à frente do veículo, em situações de condução de até 15 km/h, ele envia mensagens de aviso em duas fases. Ou seja, a tecnologia de visão de 270 graus cobre o ponto cego na frente do veículo em 0,8 metros e em aproximadamente 4 metros em toda a largura do veículo.

Com todos esses sistemas de assistência, a Daimler Truck busca aliviar ao máximo a carga de esforço dos motoristas durante suas viagens. No entanto, por melhores que sejam, o motorista continua sendo totalmente responsável por conduzir o veículo com segurança em todos os momentos.

No novo Actros L destaca-se também a interação bem coordenada de recursos como o Active Drive Assist 3 (ADA) e o sistema inteligente de transmissão e piloto automático “Predictive Powertrain Control – PPC”. O ADA permite a condução semiautônoma (SAE Nível 2) de caminhões de produção em série desde 2018 e agora está sendo lançado em sua terceira geração. O ADA 3 melhorou ainda mais o auxílio aos condutores tanto no sentido longitudinal como lateral do caminhão.

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