A Mercedes-Benz lançou sua nova
linha 2023 de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs. Todos os novos modelos,
que serão apresentados na Fenatran 2022, na próxima semana, em São Paulo, estão
equipados com motores BlueTec 6, compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro
6.
A nova legislação entra em vigor
no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, estabelecendo normas
impositivas com menos impacto de emissões de poluentes ao meio ambiente. Desta
forma, a marca introduz no mercado sua exclusiva tecnologia BlueTec 6. Trata-se
de uma solução eficiente desenvolvida e amplamente testada dentro da realidade
do transporte brasileiro.
A tecnologia BlueTec 6 traz novas
faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA
e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados
off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e
off-road). Confira no final desse texto a tabela dos novos modelos do portfólio
2023 e seus respectivos motores Euro 6.
O desempenho dos motores
Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada
PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado,
com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de
acoplamento da embreagem.
Isso permite trocas de marchas
mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador,
facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando
eventuais trancos na transmissão do caminhão.
Para chegar à solução tecnológica
BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de
Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em Bancos de
Prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor
solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.
Linha 2023 se destaca pela
redução de custos operacionais
Além da compatibilidade ambiental
e do atendimento à legislação de emissões, a tecnologia BlueTec 6 proporciona
aos clientes os benefícios da redução de custos operacionais. O consumo de óleo
lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de
óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5).
Outra grande vantagem para os
clientes da marca é a intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos
da mesma família de caminhões. Some-se a isso a facilidade de manutenção, com
os mecânicos já bastante familiarizados com os veículos e os motores, que
trazem apenas as novidades do sistema de pós-tratamento da tecnologia BlueTec
6, o que será assimilado com treinamentos oferecidos pela marca.
Accelo
A linha de caminhões
Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves
Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6x2. Eles são equipados com o
motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações
de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, os
caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em
áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.
O trem de força é um diferencial
de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os
clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz
G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo.
Além de propiciar mais conforto
ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e
assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de
marcha.
Ainda com relação ao trem de
força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista
no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução
do caminhão.
Novidades externas
A linha Accelo 2023 traz
novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal
de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. Internamente, destaca-se a
nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8
graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo
Euro 5.
A alavanca do câmbio automatizado
está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao
motorista. Na linha Accelo 2023, o interior da cabina ganha novo revestimento
do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no
teto, quanto no painel.
O painel também conta com novo
display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de
levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas
novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas
para implementos e outros opcionais.
A nova eletrônica,
superdimensionada, envolve sistemas ainda mais confiáveis, com destaque para o
módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto
para mais recursos.
Segurança
A linha Accelo 2023 amplia o
pacote de segurança dos caminhões, que passam a contar com ESC (Controle
Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de
partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado.
Piloto automático está disponível
como opcional para o Accelo 1317 6x2, modelo indicado para curtas distâncias
rodoviárias. Além disso, os caminhões Accelo vêm equipados com ABS (sistema
antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição
eletrônica de frenagem).
Os caminhões Accelo com
tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO (Custo
Operacional Total). Isso se reflete na redução de 10% a 15% no consumo de óleo
lubrificante e na maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais)
e filtro de ARLA (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização
com os planos de manutenção do Accelo.
Outro importante diferencial dos
caminhões Accelo que impacta o TCO é a intercambiabilidade de peças com modelos
desta linha e a comunização eletrônica com toda a família de caminhões
Mercedes-Benz. Com isso, o cliente pode desfrutar da facilidade e tranquilidade
da disponibilização de peças na Rede de Concessionários em todo o Brasil.
Atego
Além de atender aos limites de
emissões da norma Proconve P8 (Euro 6), a linha Atego 2023 traz aumento de
potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de
260, 286 e 321 cavalos. Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego
1733 (atual 1730), 2429 6x2 (atual 2426), 2433 6x2 (2430), 3033 8x2 (substitui
o 3026 e o 3030 8x2). O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de
185 cavalos.
Além de acentuar sua destacada
versatilidade de uso, a nova linha Atego ganha novas tecnologias para maior
economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de 8
marchas e G211 de 12 marchas são itens de série nos modelos 6x2 e 8x2,
resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade.
Para os modelos com câmbio
manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço
do motorista. Os caminhões Atego 1419 e 1719 4x2 passam a ser equipados com o
novo câmbio manual G90 de 6 marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2
velocidades.
A nova linha Atego passa a
oferecer um entreeixos específico para a aplicação de distribuição de bebidas,
facilitando a implementação da carroçaria. Outra importante novidade é que o
Atego 3330 8x4 off-road, nas versões plataforma, basculante e betoneira, recebe
segundo eixo dianteiro com suspensor levantado por cabos, o que aumenta a
distância do chassi em relação ao solo, preservando o conjunto caminhão e
implemento.
Novidades
As novidades da linha Atego
também envolvem a cabina e o cockpit, com novo volante multifuncional, novo
painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na
coluna de direção e immobilizer com trava integrada aos sistemas de porta e
chave. Além disso, o Atego passa a contar com partida do veículo por botão,
solução semelhante à utilizada nos caminhões Actros.
Externamente, a cabina do novo
Atego se destaca pelo espelho frontal de aproximação com aquecimento e pelo DRL
(luz diurna de rodagem) de LED.
Tecnologias de segurança
No que se refere às tecnologias
de segurança, a linha Atego 2023 passa a contar com ESC (Controle Eletrônico de
Estabilidade) nas versões 4x2 e 6x2, luzes de frenagem de emergência (ESS),
auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado e piloto
automático. Além disso, o Atego já dispõe de itens como ABS, ASR e EBD.
Assim como no Accelo, a nova
eletrônica do Atego é superdimensionada e envolve sistemas ainda mais
confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a
implementação do veículo e está apto para mais recursos.
Com relação a custos
operacionais, as caixas de câmbio Mercedes-Benz G90 e G211 trazem uma grande
vantagem para os clientes: devido à nova especificação do lubrificante, o
intervalo das trocas de óleo do câmbio aumentou em 100%.
Outro importante diferencial dos
caminhões Atego em termos de TCO é a intercambiabilidade de peças com modelos
desta linha e a comunização eletrônica com toda a família de caminhões
Mercedes-Benz. O cliente encontra peças em toda a Rede de Concessionários.
Actros
O Mercedes-Benz Actros traz
lançamentos e novidades juntamente a linha 2023 com tecnologia BlueTec 6 para
atendimento ao Proconve P8 (Euro 6). O portfólio desta família de extrapesados
on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para
os clientes.
O primeiro grande destaque é o
lançamento de uma nova cabina para a linha Actros, a cabina Space, versão mais
econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com esse lançamento, o
cliente passa então a contar com duas opções de cabina: a que ele já conhece da
linha atual, Top Space, e a nova cabina Space. Dessa forma, o Actros passa a
atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de
centrais de distribuição, por exemplo.
A versatilidade de aplicação do
Actros é acentuada também pelo novo entreeixos mais curto, de 3.250 mm,
disponível para os modelos 6x2 e 6x4.
Motor da nova geração
A terceira geração do motor OM
471 LA para caminhões extrapesados, com potência de 530 cavalos, é um exemplo
de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do
veículo e o conforto de condução. Como exemplo, apresenta um turbocompressor de
consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de
escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de 8% em
comparação com o Actros atual.
Outro destaque da terceira
geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 560 cv de
potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional. Ainda
na linha Actros, o motor OM 460 LA, de 495 cavalos de potência e sem EGR, teve
sua curva de torque otimizada. Agora, ela entra em torque máximo a partir de
1.050 rpm.
Para uma dinâmica ainda maior do
caminhão, a Mercedes-Benz também se concentrou em todo o trem de força: a nova
transmissão automatizada PowerShift Advanced permite deslocamentos e
acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de
marchas ainda mais precisa, resultando em menor consumo de combustível e maior
conforto de dirigibilidade.
O eixo traseiro do Actros, o New
Final Drive (NFD), passa a utilizar novos magnetos nos eixos, aumentando em 20%
a vida útil do óleo lubrificante. Mais
leve, o NFD resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga
líquida. Também se destaca pelo gerenciamento de lubrificação interna do
diferencial e maiores intervalos de troca de óleo, o que traz economia para o
transportador.
MirrorCam
A segunda geração do MirrorCam,
disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em
2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas
situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros
mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.
Um dos benefícios decorrentes do
encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar de ré
em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve
principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais
semelhante à do retrovisor comum.
Dimensões mais curtas trazem
outra vantagem, porque na cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera
agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas.
Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
O Actros é pioneiro no mercado
brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes.
Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas estradas e nas
manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de
logística.
A nova linha Actros também tem
novidades em sua cabina. Agora, são
oferecidos aos clientes o painel de instrumentos digital com tela principal de
12 polegadas, para a cabina atual Top Space, e o painel analógico da versão
Space.
Bancos pneumáticos
Destaque ainda para os novos
bancos pneumáticos nacionais, com revestimento de tecido e vinil, que elevam o
conforto para o motorista, e o novo conjunto ótico de faróis em LED, opcional,
que oferece maior luminosidade nas vias e estradas, além de maior durabilidade
ao sistema.
Opcionais disponíveis para os
novos caminhões Actros: freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e
ARLA com aquecimento. Além disso, os caminhões Actros já são preparados para
ativar os sistemas de gestão de frota FleetBoard e os serviços do Mercedes-Benz
Uptime.
O Actros Top Space, linha atual,
sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia: ABA 5 – Active
Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Side Guard Assist (assistente de
ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada
Hold, ESC (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo
com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de
proximidade), EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com
luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill
Holder (auxílio de partida em rampa, HSA), farol para auxílio em manobras e farol
alto inteligente.
Entre os recursos de segurança do
Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar
retarder e airbag para o motorista.
Arocs
O caminhão extrapesado Arocs da
Mercedes-Benz, basculante 8x4 lançado em outubro do ano passado, alcançou
sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração. Agora, com a linha
2023, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estende a uma
família de veículos off-road, que ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6x4 versões
Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6x4 Basculante. Veja a
tabela de modelos no final deste texto.
O motor OM 460 LA do Arocs, agora
com potência de 495 cavalos, atende ao Proconve P8 (Euro 6). Seu desempenho é
potencializado pela nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, que
permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves, graças à seleção de
marchas ainda mais precisa, o que assegura economia no consumo de diesel e
conforto para o motorista.
Os modelos da linha Arocs 2023
passam a contar, opcionalmente, com o sistema ESC (Controle de Controle de
Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas
e em terrenos irregulares. Isso aumenta a proteção do motorista, do caminhão e
da carga. Também como opcionais para esses caminhões off-road, estão
disponíveis faróis com luzes de LED e airbag.
Os caminhões Arocs receberão
novos bancos pneumáticos nacionalizados, mais ergonômicos e com 11
possibilidades de regulagens, disponibilidades de 2 apoios de braços com
regulagens de altura, além de cinto de segurança integrado ao banco e com
regulagem de altura. Todo esse conjunto eleva o conforto para os motoristas dos
mais variados biotipos, melhorando o bem-estar a bordo no seu dia a dia e a sua
produtividade. Além disso, os bancos podem ser revestidos em vinil, oferecendo
mais facilidade e praticidade para limpeza e uso.
Outros itens de destaque para os
caminhões Arocs: tanque de plástico, tomada de ar com ciclonizador, o que
melhora a vida útil do filtro, e pré-filtro multilayer, com os mesmos
intervalos de troca atuais.
Actros e Arocs: sucessores dos
caminhões Axor
Com a linha Mercedes-Benz 2023, os modelos Axor serão descontinuados. “A produção do Axor chegou ao fim com uma história de sucesso, após 17 anos no mercado brasileiro e quase 100 mil unidades vendidas. Estamos seguindo um processo natural de evolução tecnológica de nossos caminhões.
Lançado em 2005, o Axor é um produto de sucesso no mercado brasileiro. Foram mais de 98.000 unidades emplacadas ao longo de 18 anos, com destaque para modelos como Axor 2544 (cerca de 19.000 unidades), Axor 3344 6x4 (mais de 13.600 unidades) e Axor 1933 (mais de 11.500 unidades).
A linha Actros trará então opções
para os clientes do Axor no que se refere ao transporte rodoviário e a linha
Arocs para as operações off-road do agronegócio, mineração, construção e várias
outras aplicações.
Axor on-road e seus sucessores
Os clientes dos modelos Axor
1933, 2533, 2036, 2041, 2536, 2544 e 2644 passam a ser atendidos com os Actros
on-road 2045 4x2, 2548 6x2 e 2651 6x4 na versão Space.
Axor off-road e seus
sucessores
Clientes do Axor 3344 6x4 terão à escolha o Arocs 3351 6x4. No caso do Axor 4144 K 6x4, o sucessor é o Arocs 4151 6x4 K. Para o Axor 4144 K 8x4 a opção é o Arocs 4851 8x4 K.
Axor segue sendo o veículo da
máquina inteligente da Grunner
O Axor continuará presente no
mercado brasileiro por meio da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, o que
resulta na oferta da máquina inteligente de direção autônoma que opera 24 horas
por dia na colheita da cana-de-açúcar.
Oferecida nas versões 8x4 e 6x4,
com várias capacidades de carga, a máquina inteligente com direção autônoma
para transbordo de cana tem uma das maiores capacidades de carga líquida do
mercado brasileiro, chegando até 20 toneladas de cana picada.
O Axor 3131 da Grunner também se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.
Nova linha de caminhões Mercedes-Benz a diesel (Proconve P8
/ Euro 6)
Modelo Motor (Euro
6) Potência/Torque
Accelo 817
OM 924 LA 163 cv / 610 Nm
Accelo 1017
OM 924 LA 163 cv / 610 Nm
Accelo 1317 6x2 OM
924 LA 163 cv / 610 Nm
Atego 1419 OM 924 LA 185 cv
/ 700 Nm
Atego 1719 OM 924 LA 185 cv / 700 Nm
Atego 1726 OM 926 LA 260 cv / 900 Nm
Atego 1733 OM 926 LA
321 cv / 1.250 Nm
Atego 2429 6x2 OM
926 LA 286
cv / 1.100 Nm
Atego 2433 6x2 OM
926 LA 321
cv / 1.250 Nm
Atego 3033 8x2 OM
926 LA 321 cv
/ 1.250 Nm
Atego 2730 6x4 P/K/B (*) OM 926 LA 286 cv / 1.100
Nm
Atego 3330 8x4 P/K/B (*) OM 926 LA 286 cv / 1.100
Nm
Actros 2045 4x2 OM
460 LA 479
cv / 2.300 Nm
Actros 2548 6x2 OM
460 LA 530
cv / 2.600 Nm
Actros 2553 6x2 OM
471 LA 530
cv / 2.600 Nm
Actros 2651 6x4 OM
460 LA 495 cv / 2.400 Nm
Actros 2653 6x4 OM
471 LA 530 cv / 2.600 Nm
Arocs 3351 6x4 P/K/S (*) OM 460 LA 495 cv / 2.400 Nm
Arocs 4151 6x4 K (*) OM
460 LA 495 cv / 2.400 Nm
Arocs 4851 8x4 K (*) OM
460 LA 495 cv / 2.400 Nm
(*) P = Plataforma / K = Basculante / B = Betoneira / S = Cavalo mecânico