A Mitsubishi L200 Triton Savana 2024 chega à sua quinta
geração completamente renovada e com preço de R$ 309.990. Apresentada pela
primeira vez em 2004, a versão, exclusividade do mercado brasileiro, traz o DNA
4x4 no sangue. Ostentando um visual arrojado, a L200 Triton Savana se
caracteriza também pela aptidão para o uso em off-road severo.
Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional. Um bagageiro com acabamento X-Liner anti-riscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50 kg.
A parte dianteira foi completamente redesenhada em relação à
geração anterior. A começar pela grade frontal, que combina as cores preto
brilhante e grafite. O para-choques de impulsão em forma de bumerangue que
acompanham os faróis auxiliares levam o tom grafite, que contrasta com o preto
brilhante presente no skid plate.
Imponência
O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado. Seu
desenho transmite a sensação de uma picape maior e mais imponente, sem prejudicar
a condução mesmo em condições urbanas, com trânsito mais pesado ou em trilhas
estreitas.
O novo conjunto óptico conta com faróis em LED mais afilados
e um visual muito mais moderno. Ele evoluiu e está mais eficiente para dar
maior visibilidade e segurança ao motorista. A versão é equipada com faróis de
neblina que ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de
iluminação.
O acabamento na cor grafite ainda está presente no
para-choque traseiro, nas novas molduras dos paralamas das quatro rodas. O novo
rock slider tem acabamento em preto e traz revestimento anti-riscos X-Liner,
com a série Savana identificada na peça. A picape carrega uma prancha de
desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.
Cores
A lateral traz maçanetas pintadas em uma das quatro opções
de cores de carroceria oferecidas nesta quinta geração: Amarelo Rally, Verde
Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior traz um adesivo exclusivo
4x4 que reforça o apelo off-road da picape.
As rodas em aço de aro 17” auxiliam na pegada off road
proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17,
projetado para enfrentar situações severas fora de estrada. Isso porque eles
são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na
lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.
O interior da L200 Triton Savana 2024 tem revestimento dos
bancos em couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia JBL
recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto
brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à
frente do banco do passageiro.
A cor preta predomina em quase todos os acabamentos, desde
as saídas de ar até o console central. Já a moldura da alavanca de transmissão.
Os apoios de braço receberam acabamento em black piano.
Tecnologia
A tecnologia é um dos pontos altos da quinta geração da L200
Triton Savana. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem
da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas
também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes.
O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 7
polegadas totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das
tecnologias Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos do motorista
também conta com um visual mais moderno e traz agora display colorido que exibe
inúmeras informações do computador de bordo.
A picape também foi equipada com um exclusivo inclinômetro
digital colocado no painel, que traz informações importantes sobre os ângulos
de inclinação laterais, em aclive e declive, essenciais em uma situação fora de
estrada, além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das
rodas dianteiras.
Conforto
A versão também traz sensor crepuscular, um sistema de
garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores
de estacionamento e câmera de ré.
O sistema de ar condicionado é ainda mais eficiente por
conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a
cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e
transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem
ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando
localizado no teto.
A L200 Triton Savana 2024 também recebeu ajuste de temperatura
digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da
frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com
ajuste elétrico para o motorista.
A L200 Triton Savana 2024 traz como novidade um novo sistema
de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas
sequenciais por meio de paddle shifters no volante. Sua relação de marchas foi
muito bem calibrada para utilizar todo torque máximo do motor em baixar
rotações.
Motor
O motor que equipa a série é o 2.4 Turbodiesel de quatro
cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de
combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de
geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190 cv de potência e
torque de 43,9 kgfm.
A L200 Triton Savana 2024 traz ainda mais robustez no 4x4
com a adoção exclusivo Off-Road Mode, recurso que deixa a picape ainda mais
preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que
garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho,
Lama/Neve, Areia e Pedra.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são
capazes de otimizar a tração para cada tipo de pis. O sistema altera
automaticamente a entrega de potência do motor e ajusta a transmissão e os
controles de estabilidade e de tração.
Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por
meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com
baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador.
Ele apenas controla a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
Modos de operação
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista
quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego
em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele
pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das
características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia
a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras
e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os
eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com o Bloqueio do
Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam
tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou
mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições
off-road.
Para total segurança de seus ocupantes, a L200 Triton Savana
2024 ainda traz um novo sistema de freios totalmente redimensionados, com
discos 9% maior em relação à geração anterior, que permite frenagens mais
precisas e em menor distância, além de maior sensibilidade no pedal.