A Mitsubishi em parceria com a Spinelli Racing apresenta o Eclipse Cross R, seu mais novo modelo de competição. Desenvolvido em parceria com a Spinelli Racing, a versão Cross R do SUV, foi totalmente preparada para disputar a temporada 2024 da Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade promovido há mais de 20 anos.
O Eclipse Cross R, que está disponível para qualquer cliente que sonha em ser piloto de rally, já está disponível para venda. Os compradores terão diversas vantagens comerciais para a disputa da temporada 2024 da Mitsubishi Cup, além de todo o suporte do time da Spinelli Racing durante as competições.
O Eclipse, avalia o fabricante, tem uma dirigibilidade que demonstra o quanto o sistema de tração é realmente um diferencial do modelo. Além disso, o motor tem um desempenho que fica mais evidente com o câmbio sequencial, tornando o Eclipse Cross R um verdadeiro carro de corrida, mesmo que usando praticamente todas as peças do Eclipse Cross de rua.
Produzido em Goiás
Produzido na fábrica da marca em Catalão (GO), o Eclipse Cross R, que usa a base da linha Eclipse Cross de rua, tem tração integral nas quatro rodas. Ele traz o mesmo DNA do lendário Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172cv a 5.700 rotações.
O gerenciamento do motor é feito pela ECU (PR8) de competição da empresa nacional ProTune. O veículo também foi equipado com o mais novo painel de aquisição de dados da marca, o TDL 5.0 EVO. O câmbio é sequencial de seis velocidades, desenvolvido pela argentina GRAF Gearboxes, é reconhecida por fornecer caixas de câmbio para importantes modalidades do automobilismo.
Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante, todos de competição, o Eclipse Cross R usa fibra de vidro nas portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato.
O sistema de suspensão, por sua vez, é todo original do Eclipse de rua, ou seja, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores, específicos para a prática do rally e produzidos pela marca sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As molas traseiras são da marca Eibach.
As rodas de aro 16 calçam pneus Pirelli Scorpion MTR 255/70/16, próprio para encarar todos os tipos de obstáculos que uma pista de terra, lama, cascalho ou areia oferece em um rally.
O Eclipse Cross R mesmo submetido à pequenas alterações para competição, ainda mantem praticamente todos seus componentes originais, mostrando toda a robustez e tecnologia embarcada na linha Eclipse Cross, comercializada em todo o Brasil.