A Nissan lança no Brasil a oitava geração do sedã Sentra,
importada do México. O modelo desembarca no mercado com visual renovado, mais
espaçoso, maior e mais equipado. O Novo Nissan Sentra, que ficou também mais
musculoso, chega ao País nas versões Advance CVT, custando R$ 148.490 e
Exclusive CVT, por R$ 171.590.
Com R$ 1.700 a mais, ou seja, R$ 173.290, o comprador leva
para casa a Exclusive com acabamento interno premium combinando as cores
caramelo e preta. Com o lançamento do seu novo sedã, a Nissan demonstra sua
crença no segmento, que para muitos tem vida curta no mercado. Para tanto, trouxe
um modelo visto com bons olhos e capaz de movimentar o mercado.
Design marcante
Além do design marcante e proporções que o diferenciam no seu segmento, o Sentra 2023 destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes. A versão Advance CVT chega já está nas revendas da marca pelo País. A Exclusive CVT estará disponível no final do mês.
A nova geração do sedã da marca japonesa oferece itens como
Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), Alerta
de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista
(I-DA), Bancos com Tecnologia Zero Gravity®, Controle Dinâmico de Chassi
Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som BOSE® com 8
alto-falantes.
Motor e câmbio
O Sentra 2023 estreia também a nova geração (a 3ª) da família de motores MR20DD. O novo propulsor 2.0, a gasolina, agora com injeção direta de combustível, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Ele desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm e faz 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. De 0 a 100 km/h são necessários apenas 9,4 segundos.
Os 100 primeiros compradores do modelo, já disponível para
compra em uma hotsite especial no endereço www.novosentra.nissan.com.br ou na
seção "Compre Agora" do site da Nissan, receberão como cortesia um
kit com itens exclusivos.
Esse kit contém o pacote Plus do Nissan Protect (três anos
de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível
no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial criada pela agência especializada em
roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, experiências
únicas, jantar, seguro e presente no quarto, além de uma mala de viagem
personalizada.
O Novo Nissan Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium
(sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond
com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium
(metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.
Teste
A convite da Nissan, andamos no Novo Sentra em São Paulo. A versão testada foi a Exclusive CVT, em suas duas configurações de acabamento. Primeiro rodamos no perímetro urbano da cidade. Depois, pegamos a Rodovia dos Bandeirantes e fomos até Nova Odessa, na região de Campinas.
O Sentra da nova geração surpreendeu no conforto, espaço
interno e no desempenho. Dono de um belo visual, o sedã japonês, mas com
identidade mexicana, se comportou bem em tanto na cidade quanto na estrada.
Confortável, o Sentra 2023 não esconde o toque de esportividade através do teto
solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade
inferior no para-choque traseiro.
Suas linhas não traduzem apenas beleza. Elas também ajudam a
reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. O
modelo ficou mais largo que seus concorrentes, como o Toyota Corolla. Com 5 cm
a mais que a geração anterior, o Novo Nissan Sentra ganhou um interior com
muito mais espaço.
O Sentra 2023 oferece painel TFT colorido e de 7 polegadas
que facilita a visualização das informações do computador de bordo. Nele estão
as funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem,
velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas,
quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.
Espaços para objetos
O modelo conta com seis espaços para objetos na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com impressionantes 7,7 litros de capacidade. Quem está a bordo encontra três entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas é do tipo "C", de carga mais rápida) e uma atrás.
Sendo um carro familiar, o porta-malas é generoso na
capacidade de carga. Ele comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em
todos os detalhes, como em suas dimensões em relação à largura e altura. A
altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar
malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda
mais flexibilidade para transportar itens maiores.
O conforto acústico da cabine merece elogios. O habitáculo
tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a
percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha
lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor nível.
O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons
(preto e Sand) como opcional para a Exclusive e pela primeira vez disponível
nos carros da marca no Brasil. Além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros
também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity® da Nissan, inspirada em avançados estudos de
ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais
longas sem cansaço.
Tecnologia
O Novo Nissan Sentra ganha destaque no segmento de sedãs
médios pela quantidade e qualidade dos recursos tecnológicos de conforto e
segurança. Os recursos monitoram, reagem e protegem os ocupantes e são parte
integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de
assistência ao motorista.
O Sentra da nova geração ficou mais equipado. O modelo está equipado com um robusto pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).
Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de
Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI)
e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de
tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para
manter o carro na trajetória correta.
Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais,
cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor
resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis,
cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a
segurança dos passageiros.
Diferenciais
Outros diferenciais do Novo Nissan Sentra são a Partida
Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é
possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das
portas para, por exemplo, ligar o ar condicionado ou o aquecedor dos bancos,
segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal
para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.
O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir
uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo
e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o o Sentra 2023, então,
emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e
ficou esquecido no banco traseiro.
Modos de condução
O motor 2.0 trabalha associado com um câmbio CVT XTRONIC de oitava
geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais
rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o
conforto nas partidas e ultrapassagens. Os quatro modos de condução disponíveis
garantem mais comodidade ao condutor.
O modo Normal melhora o equilíbrio entre aceleração e
dirigibilidade em qualquer condição. O Sport mantém a marcha mais baixa com rotações mais alta. O Manual controla velocidade
e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante
(controle tipo borboleta). Por sua vez, o modo ECO favorece numa redução de
consumo entre 5% e 10%
Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de
suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na
dianteira e Multi-Link na traseira. O ajuste fino da suspensão ajuda a reduzir
choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e
fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas.
Versões e equipamentos
Advance 2.0 CVT
Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
Alerta de Objetos no Banco Traseiro
Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
Assinatura dos faróis dianteiros em LED
Banco do motorista com regulagem elétrica
Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
Câmera de estacionamento traseira
Central multimídia de oito polegadas
Faróis dianteiros e de neblina de LED
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e
assistência de frenagem (BA)
Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
Rodas de liga leve de 17" diamantadas e pneus 215/50 R17
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
Sistema de som com 6 alto-falantes
Troca de marchas no volante (paddle shift)
Exclusive 2.0 CVT
Todos da Advance e mais:
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
Faróis automáticos inteligentes (HBA)
Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
Partida remota do motor
Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
Teto solar com controle elétrico
Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)