A Nissan surpreendeu o mercado com o lançamento, em março
deste ano, da oitava geração do sedã médio Sentra 2023, importada do México. O
modelo chegou ao Brasil nas versões Advance CVT e Exclusive CVT com visual
bastante renovado, afastando de vez aquela imagem de conservador que sempre o
acompanhou. Além disso, o novo Nissan Sentra cresceu em tamanho, ganhou mais
espaço interno e recheou ainda mais seu pacote de equipamentos de série.
Por que a Nissan não trouxe a versão de entrada Sense 2.0 CVT, vendida atualmente no mercado mexicano? A explicação é simples. A medida teve como objetivo não promover uma concorrência interna com o Versa, em sua versão topo, a Exclusive 1.6 CVT. O novo Sentra tem preço bem próximo, em sua versão de entrada, com os sedãs médios mais completos do mercado.
Com carro de carro de luxo, o novo Nissan Sentra chegou para
incomodar seus concorrentes no segmento, focando principalmente os consumidores
do líder Toyota Corolla. Se no visual a nova geração do Nissan Sentra deixou
para trás o espírito conservador característico do modelo, o mesmo não se pode
dizer do motor 2.0 CVT que vem da geração anterior acompanhado da transmissão
CVT que simula oito marchas.
Teste
Estivemos presentes no lançamento do novo modelo, em São Paulo, oportunidade em que tivemos um rápido contato com a versão Exclusive, rodando entre a Capital e a cidade de Nova Odessa, na região de Campinas. Desta vez, a Nissan cedeu para avaliação a versão mais básica do Sentra, embora bem completa em equipamentos, a Advance CVT. Durante uma semana rodamos com o modelo no perímetro urbano de Goiânia e por trechos de rodovias goianas.
Teve consumidor que não se conteve e, olhando fixo para o
Sentra, falou de pronto: É o novo Sentra? Como ficou bonito! A Nissan acertou a
mão! De fato, a nova geração do sedã ganhou um visual muito bonito, daqueles de
tirar o fôlego, e proporções de tamanho bem marcantes.
Além do design bonito e das novas dimensões que o diferenciam no seu segmento, o Nissan Sentra 2023 destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos de três volumes. Mesmo a versão avaliada pelo DMAutos é bem completa em equipamentos de segurança e conforto. A Nissan quer mesmo uma fatia considerável das vendas no segmento dos sedãs e o novo Sentra veio com essa missão. O preço de partida de R$ 148.490 é também um dos atrativos do novo modelo.
Na lista dos itens de série do Sentra Advance estão os
faróis em LEDs com luzes diurnas e acendimento automático, ar-condicionado
automático de duas zonas, chave presencial para acesso e partida, seis airbags
(frontais, laterais e de cortina), rodas de liga-leve de 17 polegadas calçadas
com pneus 215/50, banco do motorista com regulagem elétrica e com aquecimento,
faróis de neblina em LED, computador de bordo com tela de TFT de 7”, partida
por botão, modos de condução (Eco e Sport), piloto automático e câmera de ré.
A versão avaliada pelo DMAutos traz ainda como
equipamentos de série a central multimídia com tela de 8” com suporte a Apple CarPlay
e Android Auto (com fios), entradas USB dianteira e traseira, alerta de colisão
frontal, assistente de frenagem automática, sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro, controles de estabilidade e tração, assistente de partida
em rampas, alerta de objetos no banco traseiro e alerta de atenção do
motorista.
A versão Advance, assim como a topo Exclusive, conta com
bancos dianteiros e traseiros com a tecnologia da Nissan chamada de Zero
Gravity. Essa tecnologia é garantia de mais conforto em longas viagens. Na
variante Advance os assentos são revestidos com material sintético na cor preta
e de boa qualidade, imitando couro. Na versão Exclusive 2.0 CVT é bem mais
sofisticado e o interior ganha dois tons de cores.
O Nissan Sentra Advance é bem parecido com a versão topo
Exlcusive visualmente, mas não traz do seu irmão mais rico o teto solar
elétrico, o piloto automático adaptativo e os retrovisores (fotocrômicos) e
grade frontal sem câmeras, sistema que compõe a Visão 360º Graus. Contudo,
embora sendo uma versão de entrada, a tecnologia presente chega ao ponto de
informar com alertas da buzina de objetos esquecidos no banco traseiro.
Sob o capô é comum às duas versões o motor 2.0 aspirado, exclusivamente
a gasolina, é o mesmo da geração anterior. A diferença é que ganhou melhorias
consideráveis, contando agora com injeção direta. Este propulsor, da terceira
geração da família MR20DD, rende 151 cv a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil
rpm, acoplado a um câmbio CVT XTronic que simula oito marchas. Com as mudanças,
o motor ficou mais potente e silencioso.
Durante o teste, o consumo ficou bem próximo do anunciado
oficialmente pela Nissan. Na cidade, o Sentra fez 10,6 km/l e 13,5 km/l na
estrada. Os números são consideráveis, levando-se em conta tratar-se de um sedã
médio. A Nissan mostrou um consumo de 11 km/l no perímetro urbano e 13,9 km/l
na rodovia. De 0 a 100 km/h são necessários apenas 9,4 segundos.
Modos de condução
O motor 2.0 inclui conversor de torque com resposta mais
rápida e a função D-Step. Esta maximiza o torque sem sacrificar o controle e o
conforto nas partidas e ultrapassagens. Os quatro modos de condução disponíveis
garantem mais comodidade ao condutor.
O modo Normal melhora o equilíbrio entre aceleração e
dirigibilidade em qualquer condição. O Sport mantém a marcha mais baixa com
rotações mais alta. O Manual controla velocidade e aceleração por seleção de
marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta).
Por sua vez, o modo ECO favorece numa redução de consumo entre 5% e 10%
Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de
suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na
dianteira e Multi-Link na traseira. O ajuste fino da suspensão ajuda a reduzir
choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e
fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas.
O Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e
Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto
Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), estas
exclusivas para a versão Exclusive. A nova geração do modelo trouxe medidas de 4,64
metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,71 metros
de entre-eixos.
Conforto
O modelo é generoso no conforto, espaço interno e no
desempenho. Dono de um belo visual, o sedã japonês se comportou bem tanto na
cidade quanto na estrada. Confortável, o Sentra 2023 não esconde o toque de
esportividade nos seus detalhes, como nos faróis de neblina, rodas de liga leve
aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.
Suas linhas não traduzem apenas beleza. Elas também ajudam a
reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%.
O modelo ficou mais largo que seus concorrentes, como o Toyota Corolla. Com 5
cm a mais que a geração anterior, o novo Nissan Sentra ganhou um interior com
muito mais espaço.
O Sentra 2023 oferece painel TFT colorido e de 7 polegadas
que facilita a visualização das informações do computador de bordo. Nele estão
as funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem,
velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas,
quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.
Espaços para objetos
O modelo conta com seis espaços para objetos na frente,
cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o
banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo
do apoio de braço, com impressionantes 7,7 litros de capacidade. Quem está a
bordo encontra três entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma
delas é do tipo "C", de carga mais rápida) e uma atrás.
Sendo um carro familiar, o porta-malas é generoso na
capacidade de carga. Ele comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em
todos os detalhes, como em suas dimensões em relação à largura e altura. A
altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar
malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda
mais flexibilidade para transportar itens maiores.
O conforto acústico da cabine merece elogios. O habitáculo
tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a
percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em
marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor
nível. Os bancos são na cor preta na linha, mas opcionalmente pode ser em dois
tons (preto e Sand) para a versão Exclusive.
Tecnologia
O Nissan Sentra 2023 se destaca no segmento dos sedãs médios
pela quantidade e qualidade de tecnologias de conforto e segurança a bordo. Os
recursos monitoram, reagem e protegem os ocupantes e são parte integrante do
Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao
motorista.
O sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais)
e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O
sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos
os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
Interessante o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. O
sistema é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso
o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o
Sentra 2023, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que
algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.
Deixei para o final uma observação negativa sobre o novo Nissan Sentra: Imperdoável um carro tão bonito e recheado de tecnologias adotar o freio de estacionamento através de um pedal acionado com a perna. É arcaico ao extremo. O Sentra merecia no mínimo uma alavanca de freio manual, posicionada no console. Não dá mesmo para entender!
Nissan Sentra Advance CVT 2023: Equipamentos de série
Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
Alerta de Objetos no Banco Traseiro
Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
Assinatura dos faróis dianteiros em LED
Banco do motorista com regulagem elétrica
Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
Câmera de estacionamento traseira
Central multimídia de oito polegadas
Faróis dianteiros e de neblina de LED
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e
assistência de frenagem (BA)
Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
Rodas de liga leve de 17" diamantadas e pneus 215/50 R17
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
Sistema de som com 6 alto-falantes
Troca de marchas no volante (paddle shift)
A versão Exclusive traz todos os equipamentos da Advance
e acrescenta os seguintes itens:
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
Faróis automáticos inteligentes (HBA)
Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
Partida remota do motor
Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
Teto solar com controle elétrico.
Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
Ficha técnica
Motor: 2.0,
aspirado, ciclo Atkinson, 16V
Potência: 151 cv a 3.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio : CVT (oito marchas
simuladas)
Freios: Discos sólidos na dianteira e ventilados na traseira
Suspensão: McPherson (dian.), multilink (tras.)
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,81 m (largura), 1,45 m (altura) e
2,71 m (entre-eixos)
Porta-malas: 466 litros
0 a 100 km/h: 9,4 s