O Citroën Basalt 2025 chega ao mercado em três versões e preço inicial de R$ 89.990. O modelo é o primeiro SUV, com elementos visuais coupé, da marca no Brasil e o mais acessível no seu segmento. O novo SUV Basalt começa a ser comercializado no País nas versões Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, além da série especial de lançamento First Edition. Todas as versões trazem de série um pacote competitivo de equipamentos e um design diferenciado.
O Basalt utiliza a moderna arquitetura da plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência e amplo espaço interno. Seu entre-eixos de 2,64 m permitiu a criação de um estilo proporcional, que une com perfeição a dianteira e traseira de balanços curtos.
Nenhuma curva ou linha da carroceria do novo e inédito SUV com linhas coupé da Citroen tem somente uma função. Vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem solidez ao mesmo tempo em que conferem ainda mais resistência às peças, enquanto elegantes elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas. O resultado é uma grande abertura da tampa sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.
Cores especiais
A escolha de cores especiais do Citroen Basalt começa pelo Cosmo Blue. Esse tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do modelo. Ele complementa um catálogo que inclui o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
No interior espaçoso do Basalt, o painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo dele, a oferta do ar-condicionado digital automático. O apoio de braço para o condutor é de série em todas as versões, bem como os exclusivos encostos de cabeça laterais traseiros com abas.
Suspensão
A suspensão do Basalt permite o modelo rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. Pneus de medida 205/65 oferecem sempre o máximo de aderência, enquanto rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões agregam ainda mais design ao conjunto. A direção assistida eletricamente foi especialmente projetada para o novo carro da Citroen.
O modelo traz uma extensa lista de equipamentos de série em todas as versões, incluindo itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré). Seu porta-malas é amplo, com capacidade para 490 litros, utilizando o padrão de medida VDA.
Motores
O Citroen Basalt conta com duas opções de motores e transmissões, sendo os mesmos utilizados na linha Fiat, Peugeot. O motor 1.0 Firefly, aspirado, associado a um câmbio manual de cinco marchas, é exclusivo da versão de entrada do modelo. Por sua vez, o motor turbo, batizado de T200, de 130 cv, que trabalha acoplado à transmissão automática CVT, simulando sete marchas, está sob o capô das demais versões. Ele conta com três modos de condução e é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III.
O motor 1.0 aspirado do Basalt rende 75 cv e 10,5 kgfm de torque, com etanol. Seu consumo de combustível é de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque. Com etanol, ele faz 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com o motor T200, de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com os dois combustíveis, o consumo é de 11,9 km/l na c idade e 13,7 km/l na estrada, com gasolina, e 8,3 km/l e 9,6 km/l na cidade e estrada, respectivamente.
First Edition
A série especial Basalt First Edition traz diferentes elementos de design para entregar ainda mais estilo, inclusive na cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão. O visual especial continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras.
O interior é igualmente especial, com pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. O Citroën Basalt começa a ser vendido em todas as concessionárias da marca, com três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Versões e Preços
Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390
Itens de série e opcionais
Citroen Basalt Feel
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Citroën Basalt Feel Turbo 200
Todos os itens da versão Feel e mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
Citroën Basalt Shine Turbo 200
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 e mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
- Pintura bitom com teto Perla Nera
Citroën Basalt First Edition
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 e mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera