Audi anuncia o lançamento oficial do inédito Audi Q6 e-tron, modelo 100% elétrico da marca das quatro argolas. O modelo estará disponível nas próximas semanas nas versões Q6 e-tron Performance quattro e Q6 e-tron Performance Black quatro, com preços de R$ 529.990 e 569.990, respectivamente, e na modalidade de venda direta durante a pré-venda.
As duas versões do Q6 elétrico trazem motorização elétrica, empregando um conjunto de baterias de íon lítio e capacidade de 100 kWh, que fornecem uma potência combinada de 387 cavalos e 535 Nm de torque. O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, e atingir a velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).
Graças à tração integral quattro, o modelo é capaz de enfrentar com desenvoltura qualquer tipo de terreno, sem comprometer o conforto dos ocupantes, desde as valetas, lombadas e buracos das grandes cidades até as rodovias e estrada de terra nos fins de semana. A autonomia total é de 411 quilômetros, conforme medição do Inmetro.
Externamente, o novo Audi Q6 e-tron assimila a nova linguagem visual minimalista da marca com linhas mais fluídas e orgânicas, vincos menos proeminentes e conjunto ótico afilado. Além disso, o modelo utiliza o novo logotipo Audi rings, com estética bidimensional e cores foscas. As inscrições em relação ao nome do veículo, versão e motorização estão tanto na tampa traseira do porta-malas quanto na coluna B, de forma discreta e elegante.
O Audi Q6 e-tron representa uma evolução no design da família e-tron. As formas suaves da carroceria transmitem dinamismo e movimento estético mesmo quando parado. A dianteira vertical com o Singleframe completamente fechado e invertido segue a linguagem de design particular dos modelos 100% elétricos da Audi. As luzes diurnas com assinaturas personalizáveis - são oito possibilidades - fornecem ao Q6 e-tron um visual ainda mais marcante.
A Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês), criada pela Audi, foi projetada exclusivamente para veículos elétricos. A nova PPE, a mesma utilizada pelo Porsche Macan, foi desenvolvida na arquitetura de 800 Volts, o que proporciona ao modelo ótima autonomia e alta performance de recarga. O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos também são escaláveis. Isso permite incluir modelos SUV e CUV, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.
Projetado de dentro para fora, o modelo apresenta um novo conceito de cabine, que combina um design tridimensional com alto contraste a uma arquitetura espacial. As saídas de ar-condicionado horizontais e estreitas contribuem harmoniosamente para o visual. Um conjunto de controles está integrado na maçaneta da porta do lado do motorista, reunindo funções mais importantes, como configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade.
Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica, o veículo também possui um interior espaçoso altamente adequado para o uso diário, com diversos nichos e porta-objetos. O console central possui dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. O porta-malas oferece 526 litros, mas com os assentos traseiros rebatidos o espaço sobe para até 1.529 litros. Os bancos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô dianteiro.
O interior é dominado pelo “palco digital” com o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro. Os displays estão perfeitamente integrados no conceito de design e proporcionam ao interior uma sensação espaçosa e arejada. O display panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo e contempla a tecnologia OLED. As telas contam com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, além do display MMI touch de 14,5 polegadas. A tela com forma curva lembra o Singleframe, identidade da Audi, e a iluminação ambiente faz com que a tela curva pareça flutuar à noite.
Para o passageiro dianteiro, o palco digital é complementado individualmente por um display MMI de 10,9 polegadas, que está perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade permite que o passageiro desfrute das funcionalidades da tela sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, permite ao passageiro auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação e controle de mídias.
Por fim, o head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes como velocidade e ícones de assistência e navegação. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade. Além disso, o novo head-up display também oferece duas opções de jogos operados pelos shift-paddles do volante, os quais funcionam somente enquanto o veículo está parado – em carregamento por exemplo – ampliando as opções de entretenimento a bordo.
Internamente, há luzes ambientes interativas (IAL, na sigla em inglês) que auxiliam o carro na interação com seus ocupantes em três funções centrais. Entre elas, a função de boas-vindas, a indicação de quando o veículo está trancado e destrancado. O IAL também auxilia na segurança: por exemplo, representa os piscas dinâmicos. No entanto, o IAL continua sendo um display adicional e não substitui os alertas no cockpit virtual. Por fim, ele também ilustra outras informações, como exibição do nível de carga e progresso do carregamento, mostradas como uma luz pulsante.
O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D, do Audi Q6 e-tron adiciona 16 alto-falantes com 705 watts. Os alto-falantes de graves nas portas dianteiras ficam em uma caixa separada, o que melhora a qualidade do som premium e reduz a propagação do som fora do veículo.
A versão Q6 e-tron Performance quattro oferece de série uma ampla lista de equipamentos. Entre os itens de conforto estão ar condicionado automático de três zonas com programação de climatização do interior do veículo; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético; pacote de luzes ambiente; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; e volante em couro, multifuncional com shift-paddles e aquecimento.
Externamente, a versão Performance conta com espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória; frisos decorativos das janelas na cor preta; pintura full-body (arcos dos para-lamas na cor do veículo); suspensão esportiva S; teto solar panorâmico; e rodas de alumínio Audi Sport de 20 polegadas, com pneus 255/50 R20 (dianteiros) e 285/45 R20 (traseiros).
Os itens de tecnologia e segurança incluem Airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina; Audi Drive Select; Assistente de troca de faixa (Side Assist) , alerta de trafego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré; câmeras top-view 360°; Controle de cruzeiro adaptativo, Aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis do DRL (via MMI) e lavador de farol; lanternas traseiras full-LED PRO, com setas dinâmicas e apresentação de luzes (Coming/leaving home); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; e Simulação de som externo e-tron Sport.
O veículo oferece acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica, além do Audi compact charger potência até 11 kW, com kit de cabos para uso residencial e industrial e suporte de parede.
Q6 e-tron Performance Black quattro
Já a versão topo de linha Q6 e-tron Performance Black quattro oferece, além dos itens da versão Performance, uma lista de equipamentos ainda mais extensa. O modelo agrega, entre os itens de conforto, acabamento das soleiras das portas com logo S em alumínio e iluminadas; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S; pacote de luzes ambiente Plus (interativas, que auxiliam o carro na interação com os ocupantes); pedaleiras em aço inoxidável; e volante em couro perfurado, aplanado (cima e baixo), multifuncional com shift-paddles, aquecido e com inscrição "S" como parte do pacote S line interior.
Externamente, a versão topo de linha tem o pacote S line exterior, com para-choques esportivos que remetem ao modelos RS e-tron GT, capa do espelho retrovisor externo na cor preta; frisos decorativos das janelas na cor preto brilhante; e rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas e pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/40 R21 (traseiros). Na cabine, a versão oferece o Head-Up display de realidade aumentada, e sistema de som Bang&Olufsen 3D.
Dimensões e cores
Na versão Q6 e-tron Performance, as cores disponíveis são Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã, Cinza Manhattan e Preto Mito. Internamente, os assentos recebem a tonalidade preta com costura na cor cinza rocha.
Na versão Q6 e-tron Performance Black quattro, as tonalidades oferecidas são Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã, Cinza Manhattan, Cinza Daytona e Preto Mito. Os assentos recebem duas opções de combinação de cores: preto com costura cinza rocha, e cinza com costuras cinza antracite.
O modelo possui dimensões generosas que permitem acomodar até cinco passageiros com conforto. São 4.771 mm (comprimento), 2.193 mm (largura), 1.685 mm (altura), e 2.889 mm (entre-eixos). O porta-malas traseiro tem capacidade total de 526 litros (1529 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro conta com 64 litros de capacidade.