A Mercedes-Benz apresentou o novo Mercedes-AMG SL 63 S E Performance. O modelo Conversível de alta performance, com preço sugerido de R$ 1.689.900, é equipado com a tecnologia híbrida plug-in, criada para a Fórmula 1. O novo SL 63 S E Performance combina a esportividade do SL original com o luxo único e a excelência tecnológica que caracterizam os atuais Mercedes-Benz.
O AMG SL 63 S E Performance utiliza uma arquitetura de construção completamente nova para o modelo conversível de 2+2 lugares, desenvolvida pela Mercedes-AMG. O chassi é projetado como uma estrutura composta de alumínio leve. O design garante máxima rigidez e, portanto, é a base perfeita para dinâmicas de condução precisas, alto conforto e proporções perfeitas para uma carroceria esportiva.
No SL 63 S E Performance o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros no eixo dianteiro também é combinado com uma unidade de propulsão elétrica no eixo traseiro. Ela integra um motor elétrico síncrono de imã permanente (PSM) de 204 cv com uma transmissão elétrica de duas velocidades e um diferencial mecânico de deslizamento limitado no eixo traseiro.
Bateria leve
A bateria leve de alto desempenho também está localizada na traseira, acima do eixo traseiro. O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode, portanto, converter sua potência mais diretamente em propulsão. Isso fornece um impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar. À medida que o deslizamento no eixo traseiro aumenta, a força motriz do motor elétrico também é transferida para as rodas dianteiras, conforme necessário.
A conexão mecânica da tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável torna isso possível através do eixo cardã e dos eixos de transmissão das rodas dianteiras. A posição no eixo traseiro melhora a distribuição de peso e carga do eixo no veículo.
Desempenho
O desenvolvimento do armazenamento de energia de íons de lítio é inspirado pelas tecnologias comprovadas nos modelos da equipe Mercedes-AMG Petronas F1. A bateria AMG High Performance oferece alto desempenho que pode ser utilizado repetidamente, otimizando o desempenho geral do novo AMG SL 63. Somado a isso, há o rápido consumo de energia e a alta densidade de potência, com uma capacidade de 6,1 kWh e 204 cv de potência máxima.
O carregamento é realizado através do carregador de bordo de 3,7 kW instalado com corrente alternada, seja em uma estação de carregamento, Wallbox ou tomada doméstica. A bateria é projetada para entrega rápida de potência e não para o maior alcance. Mesmo com essa característica, os 13 km (método WLTP) de viagem puramente elétrica permitem um raio de operação otimizado para o dia a dia.
Potência ideal
A base para o alto desempenho da bateria AMG de 400 volts é o resfriamento direto: um líquido refrigerante de alta tecnologia flui ao redor de todas as 560 células e as resfria individualmente. Cada bateria precisa de uma temperatura definida para entrega de potência ideal.
Se o armazenamento de energia ficar muito frio ou muito quente, ele temporariamente perde potência perceptível ou deve ser reduzido para não ser danificado se a temperatura for muito alta. Um controle uniforme da temperatura da bateria tem, portanto, uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e segurança.
Fórmula 1
A estratégia básica de operação é derivada do pacote de potência híbrida utilizada pela Mercedes-AMG Petronas Fórmula 1™. A potência elétrica pode sempre ser acessada através da alta recuperação e recarga conforme demanda.
Os oito programas de condução AMG Dynamic Select “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Smoothness”, “Sport”, “Sport+”, “RACE” e “Individual” são precisamente ajustados à nova tecnologia de propulsão. Os programas de condução ajustam parâmetros importantes como a resposta do motor e da transmissão, a característica da direção, a amortecimento do chassi ou o som. Os programas podem ser selecionados usando o display no console central ou as teclas do volante AMG.
Híbrido
O híbrido de alto desempenho geralmente inicia silenciosamente (“Silent Mode”) no programa de condução “Comfort” quando o motor elétrico é ligado. O ícone “Ready” no quadro de instrumentos sinaliza que o veículo está pronto para conduzir. Além disso, um som potente e típico da AMG, é ouvido como feedback acústico, que é irradiado para o interior através dos alto-falantes do veículo.
Como a bateria de alto desempenho está sempre na janela de temperatura ideal de cerca de 45 graus graças ao resfriamento direto, a recuperação também pode ser otimizada. Normalmente, uma bateria aquece muito quando a intensidade de recuperação é alta, então a recuperação de energia deve ser limitada.
Frenagem
A recuperação começa quando o motorista retira o pé do acelerador, ou seja, no modo de coasting sem tocar no pedal do freio. Isso carrega a bateria e cria um torque de frenagem. Os freios são protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação do tráfego, não precisam ser ativados.
O condutor pode selecionar quatro níveis diferentes de potência de recuperação usando a tecla direita no volante multifuncional AMG. Isso se aplica a todos os programas de condução, exceto para “Smoothness”. No nível mais alto, a chamada condução "one-pedal" é possível. Mais de 100 kW de potência podem ser recuperados para a bateria. Outra vantagem da recuperação é que o veículo não acelera ao descer uma ladeira íngreme e o sistema funciona como um freio.
Aerodinâmica
A aerodinâmica ativa também foi refinada, adaptada à tecnologia de propulsão eletrificada. O elemento aerodinâmico ativo, que está oculto na parte inferior da carroceria, na frente do motor, contribui para um comportamento de condução equilibrado. Este perfil de carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e protegido por patentes.
Ele reage à posição dos programas de condução AMG e se estende automaticamente para baixo em cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isso cria o chamado efeito Venturi, que suga adicionalmente o veículo para a estrada e reduz a elevação no eixo dianteiro.
Spoiler
Outro componente ativo é o spoiler traseiro extensível integrado de forma contínua na tampa do porta-malas. Ele muda de posição dependendo da condição de condução. A equipe de aerodinâmica da AMG adaptou o software de controle do SL 63 S E Performance para o desempenho superior e modificou vários parâmetros.
Esses parâmetros incluem a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral, e a velocidade da direção no cálculo. A partir de velocidades de 80 km/h, o spoiler adota cinco novas posições angulares para otimizar a estabilidade de condução ou reduzir a resistência do ar.
Design
Características distintas do design da carroceria do Mercedes-AMG SL 63 S E Performance são a longa distância entre eixos, o capô alongado, o habitáculo recuado com para-brisa fortemente inclinado e a traseira poderosa. Junto com os arcos das rodas esculpidos e as grandes rodas de liga leve de 21 polegadas, eles conferem ao conversível sua aparência poderosa e dinâmica.
Quando fechada, a capota de tecido integrada de forma contínua sublinha a impressão purista e esportiva. A grade do radiador específica da AMG enfatiza o efeito de largura da dianteira e, com suas 14 lâminas verticais, faz referência ao ancestral de todos os modelos SL desde o lendário automóvel de corrida 300 SL de 1952.
Capota
Abrir e fechar a capota leva cerca de 15 segundos e é possível ser realizado em uma velocidade de até 60 km/h. A capota é operada usando o painel de controle no console central ou o touchscreen multimídia, no qual uma animação mostra o progresso do processo.
A característica exclusiva do novo modelo AMG SL 63 S E Performance é a parte traseira. O que é novo aqui é a tampa de carregamento plug-in integrada e o nome do modelo destacado em vermelho. Há também ponteiras de escapamento duplas trapezoidais com ranhuras. O emblema “E Performance” no para-lama indica a propulsão exclusiva.
Suspensão AMG
A suspensão AMG Active Ride Control com estabilização semiativa de rolagem é parte do equipamento de série do modelo. Os amortecedores, que podem ser ajustados em rebote ou extensão e compressão, também têm elementos hidráulicos interligados semiativos, substituindo a barra estabilizadora convencional.
Essa tecnologia permite reduzir os movimentos de rolagem da carroceria e fornecem uma ampla gama de programas de condução. A conexão hidráulica das câmaras dos amortecedores em todas as quatro rodas ocorre através de linhas apropriadas e válvulas de controle dentro dos amortecedores adaptativos.
Performance
O AMG SL 63 S E Performance também está equipado eixo traseiro esterçante. Dependendo da velocidade as rodas traseiras giram na direção oposta (até 2,5° em até 100 km/h) ou na mesma direção (até 0,7° acima de 100 km/h) das rodas dianteiras. O sistema, portanto, MBUX permite um comportamento de condução tanto ágil quanto estável.
Como parte dos valores de desempenho extremos, o sistema de freios compostos de alto desempenho AMG em cerâmica impressiona com distâncias de frenagem muito curtas. O material leve economiza peso adicional e reduz massas não suspensas. O sistema utiliza pinças fixas de 6 pistões na dianteira e pinças flutuantes de 1 pistão na traseira. Os discos de freio de cerâmica de carbono medem 420 x 40 milímetros no eixo dianteiro e 380 x 32 milímetros no eixo traseiro.
Interior
O interior do novo Mercedes-AMG SL transforma a tradição do primeiro 300 SL Roadster na era moderna. O design do cockpit, até o display central ajustável no console central é focado no condutor. Ao mesmo tempo, o conceito completamente novo de espaço interior, com assentos 2+2, oferece mais espaço e funcionalidade. Os bancos traseiros oferecem espaço para pessoas de até 1,50 metros de altura.
O sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é intuitivo de usar e capaz de aprender. O SL 63 S E Performnance contém vários displays e funções específicas da AMG e do híbrido. A tecnologia híbrida também pode ser visualizada: gráficos de alta qualidade visualizam o fluxo de energia do sistema de propulsão. A velocidade, potência, torque e temperatura do motor elétrico também podem ser visualizados.
Principais equipamentos
· Acabamento interno em na cor preta em alto brilho·
. AMG Track Pace (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos)
· Assentos revestidos em couro Nappa, dianteiros com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória
· Sistemas de direção semiautônoma
. Assistentes Ativos de Distância Distronic, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego
. Pre-Safe Impulse Side; Proteção de Pedestres
. Proteção de Pedestres
. Suporte para manobras evasivas
· Assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°
· Alarme Antifurto e Proteção Urban Guard
· Iluminação ambiente de 64 cores
· MBUX
. Tela central de 11,9’
. Burmester® Surround Sound System (650W) e Dolby Atmos®
. Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto) & Wireless Charging
. Navegação com realidade aumentada e Head-up display
· Pacote AMG Night de acabamentos externos
· Pacote Energizing
· Faróis Ddigital Light
· Keyless-GO (Abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves)
· Quadro de instrumentos do condutor de 12,2’
· Sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 2,5°)
· Airscarf (Aquecimento da área da cabeça para condutor e passageiro)