A Ford revelou mais detalhes do novo Mustang 2024 de sétima
geração, que começa a ser vendido nos EUA no segundo semestre de 2023, com
avanços na potência e na tecnologia. O destaque é o inédito Mustang Dark Horse,
primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos, desde o lançamento do Mustang
Bullitt em 2001.
Edição não-Shelby mais potente de todos os tempos, o Mustang
Dark Horse é equipado com um motor Coyote V8 5.0 de quarta geração com 500 cv
de potência e 57,8 kgfm de torque, especialmente projetado para ser uma nova
referência em desempenho, tanto nas ruas como nas pistas.
Motor Coyote
Desenvolvido pela Ford Performance, o novo motor Coyote é o
V8 naturalmente aspirado mais potente da história. Suas atualizações incluem
virabrequim com um sistema de balanço exclusivo e bielas forjadas – usadas pela
primeira vez no Ford Mustang Shelby GT500 – para suportar o aumento da pressão
nos cilindros e velocidades dos pistões.
Ele também tem acelerador de corpo duplo e eixos de comando de válvulas reforçados para garantir a durabilidade nas pistas, com operação mais próxima da linha vermelha de 7.500 rpm. “O Mustang sempre foi além e este é o nosso melhor V8 5.0 até agora. É uma grandiosidade naturalmente aspirada”, diz Ed Krenz, engenheiro-chefe do Mustang.
Transmissão manual e automática
O Mustang Dark Horse tem câmbio manual de seis marchas, com
a opção de automático de 10 velocidades, e um visual “sinistro” que inclui
faróis escurecidos, grade em preto brilhante e o primeiro emblema do cavalo
voltado para a frente.
Traz também aprimoramentos na aerodinâmica, no ajuste do
chassi, na suspensão e freios Brembo de seis pistões com sistema de
resfriamento. Outra novidade é o sistema que permite acelerar o motor por
controle remoto.
Quem quiser recursos adicionais para as pistas pode optar pelo pacote “Performance Pack”, com diferencial traseiro Torsen, suspensão ativa MagneRide e rodas e pneus traseiros mais largos, além do “Performance Electronic Parking Brake”, freio eletrônico inédito que libera a capacidade de derrapagem traseira do Mustang para “drift”.