A Ford apresenta seu modelo esportivo de série mais rápido e potente já produzido pela marca. Trata-se do Mustang GTD 2025. Equipado com um motor V8 de 5,2 litros, que rende 815 cavalos de potência e 91,80 kgfm de torque, o cupê esportivo supera qualquer outro Mustang já homologado para as ruas. Com esse conjunto, o Mustang GTD alcança a velocidade máxima de 325 km/h.
Além dessa potência e torque, a aerodinâmica ativa de ponta, os freios de carbono-cerâmica e a suspensão traseira com amortecedores semiativos são outros elementos-chaves do modelo. A meta é fazer uma volta oficial abaixo de sete minutos no circuito de Nurburgring, na Alemanha, durante uma prova que será realizada ainda este ano.
“Estamos focados desde o primeiro dia em fazer do Mustang GTD o primeiro supercarro com desempenho de classe mundial e a alma de um Mustang”, diz o engenheiro-chefe do programa Mustang GTD, Greg Goodall. “O coração do GTD é o seu V8 de 5,2 litros superalimentado, com mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS.”
Como principal mudança, o novo V8 é o primeiro da linha com sistema de cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Esse sistema de gerenciamento do óleo também permite que o motor tenha uma rotação máxima ligeiramente maior, de 7.650 rpm, 100 rpm a mais que o V8 de 5,2 litros anterior. Sistema de admissão e escapamento revisados, escapamento de titânio e uma polia do supercompressor menor são outros avanços.
Além da potência para atingir a velocidade máxima de 325 km/h, o Mustang GTD conta com um sistema de redução de arrasto que altera o ângulo da asa traseira e ativa os flaps dianteiros para manter o equilíbrio ideal entre o fluxo de ar para a aumentar a velocidade e força descendente para a aderência, conforme a condição de rodagem.