O Novo Volkswagen Polo 2023 ganha versão esportiva GTS. A
novidade chega às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de
esportividade da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983. Hoje, o hatch
apimentado é o único sobrevivente em seu segmento.
A nova dianteira do Polo GTS, mais imponente e agressiva, é
o destaque. Com a tecnologia IQ.Light, os faróis LED Matrix recebem dois
canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo. Além disso, ganha também a conhecida
linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.
Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade
superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta.
Essa característica tradicional da linha GTS, já estava presente no Passat GTS
Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação
auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.
Traseira
Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais
imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O
emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas
possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.
Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo
exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com
acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico
Passat GTS Pointer. São cinco cores à disposição: as sólidas Preto Ninja e
Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial
Vermelho Sunset.
Hot hatch
Respeitando sua grife GTS, o topo da cadeira do Polo recebe
motorização exclusiva à altura, o 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm
de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros,
1.4l, turbo.
O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de
seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo
troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O
propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.
Cockpit
Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite
esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante
multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo
detalhe do painel revestido em couro.
No console central, a nova manopla de cambio acompanha
detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas
USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic
Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe
roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode
alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual),
exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o
porta-malas, entre outras funções.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o
Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe
grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.
Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.