
O Volvo ES90, que está previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2026, é o primeiro modelo da marca a chegar com tecnologia de 800 volts junto a um sistema de bateria de 106kWh. Os principais benefícios deste novo sistema elétrico são: sua bateria tem capacidade de recarga mais rápida, o carro tem um desempenho geral aprimorado e o sistema elétrico é mais eficiente em comparação a um sistema de 400 volts, presentes nos outros modelos totalmente elétricos da marca.
Junto a isso, novos software e hardware de gerenciamento de bateria, além de um design inovador, e a entrega é um carro com a maior autonomia e que carrega mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico. O ES90 pode adicionar 300 quilômetros de alcance em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido com potência de 350 kW e oferece uma autonomia de até 700 km, sob o ciclo de testes WLTP.

Com um sistema elétrico de última geração, o Volvo ES90 é o modelo da marca que permite carregamento mais rápido e o que vai mais longe. Para criar o novo sistema de 800 volts, cada componente do sistema elétrico foi atualizado para ser compatível, incluindo as células da bateria, motores elétricos, inversor, carregamento, além dos sistemas de climatização, ar condicionado e térmicos.
Um sistema com voltagem mais alta significa que o mesmo pode fornecer mais potência (em quilowatts ou kW) e alcance com a mesma corrente que um sistema de 400 volts. Essa abordagem gera menos calor, o que significa que sua bateria pode ser carregada mais rápido até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico.

O sistema de 800 volts, que estreia no Volvo ES90, também conta motores elétricos mais leves e outros componentes, o que reduz o peso geral do carro. Tudo isso reflete em uma melhora de eficiência do sistema, ao mesmo tempo que aumenta a aceleração e a autonomia do carro.
Comparado a outros carros elétricos da marca sueca, o novo software reduz o tempo que leva para carregar o ES90 de 10 a 80 por cento em até 30%, para 20 minutos. Isso se deve em parte à integração do software de carregamento adaptável da Breathe Battery Technologies, uma empresa na qual foi feito um investimento no ano passado por meio do Volvo Cars Tech Fund, nosso braço de capital de risco corporativo.

Na parte metálica, 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizado para fabricação dos carros são reciclados, enquanto o ES90 também contém 16% de polímeros reciclados e materiais de base biológica. Os painéis de madeira no interior são feitos de madeira certificada pelo FSC - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal, em português) .
O ES90 também vem com nosso passaporte de bateria. Baseado na tecnologia blockchain que nos permite rastrear matérias-primas. O passaporte informa de onde o lítio, cobalto, níquel e grafite usados na bateria se originam. Ele também destaca a pegada de CO2 do conjunto completo de baterias e outras informações relevantes. Para os clientes, isso fornece transparência sobre como obtemos matéria-prima da bateria de forma responsável.

O tempo de carregamento pode variar e depende de alguns fatores como: temperatura externa, condição da bateria e condição do carro. O tempo de carregamento mencionado foi baseado em testes em instalações de carregamento com potência de 350 kW.
Sobre a Volvo Cars em 2024 - Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.




















































































