A Rampage, primeira picape da Ram fabricada no Brasil, faz
sua estreia mundial no mercado em agosto. Furiosa e disposta a provocar
alvoroço, como sugere o próprio nome, a Rampage parte de R$ 239.990 e chega a
R$ 269.990. Por aqui, a novidade da Ram não esconde seu objetivo de ser líder
entre as picapes do segmento premium.
Maior do que a Fiat Toro e a Ford Maverick, mas menor do que
as picapes médias, como a Ranger, a Rampage traz três versões - a off-road
Rebel, a clássica Laramie e a esportiva R/T -, cinco configurações e duas
motorizações 2.0 turbo Hurricane 4, diesel e gasolina, sempre com câmbio
automático de nove marchas. O pacote de tecnológico é amplo.
O motor 2.0 a gasolina rende 272 cv de potência e 40,8 kgfm
de torque. Com ele, a Rampage se torna a picape não só mais potente do Brasil, mas de
toda a América do Sul. Por sua vez, o motor turbodiesel rende 170 cv e 38,8
kgfm. Todas as versões têm tração 4x4. As versões Rebel e Laramie tem a opção
das duas motorizações, ficando a topo R/T exclusivamente a gasolina.
Ronco esportivo
Com o motor 2.0 Hurricane 4, de ronco esportivo e pegada
envenenada, a R/T chega a 220 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos
ao acionar o botão Sport no painel. Nas demais versões a velocidade máxima é de
210 km/h e o 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.
O motor 2.0 Multijet Turbodiesel vai de 0 a 100 km/h em 10,9
segundos e atinge até 186 km/h. Todas as versões da Rampage têm câmbio
automático de nove marchas, com seletor giratório.
A carroceria da Rampage, que traz pontos característicos
marcantes da robustez das irmãs maiores Ram 1500, 2500 e 3500, é toda nova.
Contudo a nova picape nasceu com identidade própria pelas mãos dos designers da
Stellantis.
A convite da Ram, o DMAutos foi a São Paulo para acompanhar
de perto o lançamento da Ram. Com direito, claro, a test-drive off-road, com a
versão Rebel, sua especialidade, e na pista, onde aceleramos a picante Rampage
R/T. Definitivamente, uma picape bruta em todos os sentidos. Do chão ao
asfalto, a nova picape da Ram deu seu recado.
Visual off-road
A Rampage Rebel com seu visual off-road dá as cartas, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo.
Na Rampage Laramie predominam os acabamentos cromados e
prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos
retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo
mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500.
Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla
famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na
cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no
capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces das rodas
também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto pintado em
preto.
Faróis em LED
Os conjuntos óticos da Rampage são inteiramente de LED. Na frente, os faróis têm assinatura bem destacada e as setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto.
Os faróis de neblina também são em LED com função cornering
(acompanham a curva). Na traseira, as lanternas trazem grafismos que, quando
iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a
luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda
possuem um welcome movement ao ligar a picape.
Com visual imponente, a Rampage mede 5.028 mm de
comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e
264 mm de vão livre entre os eixos.
Escapamento duplo
Com motor a gasolina, a Rampage conta com escapamento duplo. Na versão R/T, porém, ele produz um som ainda mais instigante. No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport. Ele altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos.
O outro propulsor da Rampage é o já consagrado 2.0 Multijet
Turbodiesel. Econômico e com boa performance, ele vai de 0 a 100 km/h em 10,9
segundos e atinge até 186 km/h. Todas as versões da Rampage têm câmbio
automático de nove marchas, com seletor giratório.
Há opção de trocas manuais através de aletas no volante. A
tração, incluindo as versões a gasolina, é sempre 4x4 automática. O sistema
distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um
botão no console central.
A carroceria da Rampage é composta por 86% de aços de alta e
ultra-alta resistência. Independentes nas quatro rodas, com arquitetura
McPherson na frente e multilink atrás, as suspensões têm geometria e calibração
específicas.
Suspensão mais firme
A versão R/T conta ainda com molas e amortecedores mais
firmes, rebaixamento de 10 mm na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com
pneus 235/55. Na Rebel, a aptidão para o fora de estrada é reforçada pelos
pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem ainda mais fora de estrada
na opção a gasolina). A versão Laramie conta com aros de 18” e pneus 235/60.
O sistema de freios da Rampage exigiu cuidados especiais. Em
todas as versões da nova picape são a disco ventilados nas quatro rodas – 305
mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico
e conta com o recurso Auto Hold.
Nos aclives, há ainda o Start Assist (para partida em
rampa). Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control
(HDC), para descidas íngremes no off-road.
A capacidade de carga da Rampage é de 1.015 kg nas
configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. A caçamba traz
revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade
volumétrica. Na cabine há um porta-objetos com capacidade para 35,4 litros, a melhor capacidade entre
picapes médias.
Interior
No interior da Rampage tudo foi cuidadosamente elaborado. O acabamento reúne materiais nobres como couro perfurado e suede. Este é exclusivo da versão R/T, que também conta com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo.
O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda
inclui saídas para os passageiros de trás e luz ambiente em LED. O sistema de
som premium leva a assinatura Harman Kardon e conta com 10 falantes
distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do
banco do passageiro. O sistema é capaz de gerar 360 watts de potência.
O ar-condicionado condicionado digital e o som fazem parte
do único pacote opcional. O pacote inclui ainda banco com ajustes elétricos de
12 vias para o passageiro – o do motorista sempre é elétrico de série.
Além de contar com abertura elétrica (por um botão na
chave), a tampa da caçamba tem amortecimento para baixar com suavidade e
facilitar o levantamento, bem como iluminação interna também em LED.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. O revestimento do painel de instrumentos é revestido em couro preto na versão Rebel, couro marrom na Laramie e suede na R/T.
O quadro de instrumentos, todo digital, mede 10,3 polegadas.
Já a tela da central multimídia Uconnect, a maior da categoria, mede 12,3”. Além
do tamanho e da definição da tela, o sistema se destaca pelo uso intuitivo e
pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple
CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.
No console central outro ponto alto é o RamCharger,
carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone.
Falando em carregamento, 6 portas USB – sendo 3 do tipo C – estão espalhadas
pela cabine.
Equipamentos
A lista de equipamentos de segurança contempla sete airbags
(frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos
para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria,
comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários
auxílios à condução.
Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com
Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e
detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de
tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
Outro ponto alto da Rampage, em todas as versões, é o Ram
Connect, que estreou no mês passado no Brasil com a Ram 1500 Limited. Trata-se
de um conjunto de serviços que conecta o motorista à picape de várias formas.
O Ram Connect é um amplo pacote de conectividade, segurança
em tempo real com monitoramento 24 horas, assistência em situações de
emergência, atualizações remotas e navegação inteligente (como o cálculo da
autonomia de combustível para chegada ao destino e a situação do trânsito no
momento, por ex.).
Comodidades
Toda Ram Rampage incluirá acesso gratuito a todos os
serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60 GB de
franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar
até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como
agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.
Completam os itens de série da Rampage a partida remota na
chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema
Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e
de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento
elétrico e luzes de cortesia.
Fruto de investimento que ultrapassou R$ 1,3 bilhão, a Rampage, toda desenvolvida no Brasil, é o 5º veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas. A pré-venda começa nessa quinta-feira, dia 22.
Versões e principais equipamentos
Rampage Rebel Turbo Diesel
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e
ciclistas - Pneus All Terrain 235/65 R17
Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina
Traz todo o conteúdo da Rebel Turbodiesel e acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm - Escapamento duplo
- Modo Sport
- Pneus All Terrain Plus 235/65 R17
Rampage Laramie Turbodiesel:
Traz todo o conteúdo da versão Rebel Turbo a gasolina e acrescenta:
- Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown - Para-choque traseiro
cromado
- Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
- Acabamentos externos cromados
Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina
Traz todo o conteúdo da versão Laramie Turbodiesel e acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm - Escapamento duplo
- Modo Sport
Rampage R/T Hurricane 4
Traz todo o conteúdo da Laramie Turbo a gasolina e acrescenta:
- Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red - Modo R/T
- Suspensão esportiva
- Escapamento duplo esportivo
- Rodas aro 19” em preto brilhante
- Teto preto brilhante
Opcional - todas as versões
- Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos