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Ford Ranger Raptor

Ranger Raptor dispensa dublê e faz seu próprio voo em teste extremo

Andamos na picape off-road de alta performance, importada da Tailândia, em testes severos na pista de Tatuí, SP


		Ranger Raptor dispensa dublê e faz seu próprio voo em teste extremo

A foto que abre esta matéria não é ilusão de ótica, muito menos uma montagem dessas que o mundo maravilhoso das tecnologias da informática proporciona. Acredite: a cena do belo e corajoso salto da melhor das Ranger produzidas até hoje pela Ford é absolutamente real. O registro foi feito no campo de provas da Ford, em Tatuí, interior de São Paulo, e o cenário de condições da pista, com todos os tipos de obstáculos que só uma picape off-road severo era capaz de enfrentar, traduzia a realidade.

Jornalistas automotivos especializados tiveram a oportunidade de andar na nova Ford Ranger Raptor em condições severas e com o pé afundado no acelerador em estrada de terra. A nova Ranger Raptor que a marca está trazendo da Tailândia impressiona pela valentia e pelas peripécias que é capaz de fazer com sua capacidade off-road severa, aliada à alta performance. O motor 3.0 V6 Biturbo, de 397 cv e 59,4 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 10 velocidades, é o bicho para andar.


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Teste

A Ford cuidou nos detalhes de toda a segurança dos convidados, mas liberou quase que geral para que a Ranger Raptor pudesse ser testada na sua capacidade extrema. Com uma volta ampla, passando por todos os tipos de terrenos onde os modos de condução de lama, pedra, escorregadio, cascalho, areia, esportivo e outros fossem acionados, cada jornalista pode literalmente testar a Raptor no seu habitat mais adequado, o off-road, tendo ao lado o instrutor da Ford.

O melhor e mais emocionante estava por vir com a volta rápida na pista. Volta rápida em pisa off-road severo? Como assim? Isso mesmo! Não deu para perder a oportunidade de voar literalmente com a Raptor. Aí que fica assegurada a realidade da foto principal desta matéria sem montagem. Voou quem estava a bordo da picape e viu o voo real quem estava à beira da pista, próximo à rampa que proporcionava um dos melhores momentos do teste.


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Para a volta rápida, os jornalistas automotivos eram passageiros sob o comando de pilotos experientes, profissionais que aceleram absurdamente em situações que a imaginação de quem não é do ramo alcança. Logo na largada, em pista de areia e com tração 4x4, o coração já pareceria querer sair pela boca. A partir dali toda a segurança da Ranger Raptor foi colocada à prova nas mãos dos pilotos.

Condução picante

Já no 4x2, que era para deixar a condução mais picante e tirar tudo da Raptor em velocidade em torno dos 150 km/h. Na pista cercada por matas, vieram retas e curvas muito fechadas. As árvores cresciam na minha frente, mas a Ranger Raptor se mantinha o seu curso normal. Nos momentos em que a suspensão era exigida a resposta foi sempre eficiente por conta da sua calibragem perfeita, sem solavancos, apesar das condições da pista.


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A volta rápida – e põe rápida nisso! – foi fechada com chave de ouro. Saindo da última curva e jogando poeira para cima, a Ranger Raptor ganhou mais velocidade e voou literalmente na rampa. A sensação é incrível. A Ford proporcionou um teste com a Raptor derivada da Ranger normal com o objetivo de permitir explorar a picape off-road no seu limite, sem abrir mão de enfrentar trechos que mostrasse realmente sua expertise off-road.

Diferente dos filmes de ação, onde o ator principal é substituído por dublês nas cenas mais arriscadas e perigosas, a nova Ford Ranger Raptor fez diferente. Ela mesma fez todo o papel no test drive da sua apresentação, realizando todas as cenas do filme real, incluindo as que eram mais arriscadas.


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Ford Performance

Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. Seu motor 3.0 V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Ela chega ao Brasil para ser a picape mais rápida e capaz do mercado, tanto na estrada como fora de estrada.

Outros itens exclusivos que fazem da Raptor imbatível capacidade off-road são o chassi redesenhado, a nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais. Sua capacidade de imersão de 850 mm também é a maior da categoria. A Raptor é uma Ranger, mas toda modificada para cumprir o seu propósito todo terreno, aliado à alta performance.


		Ranger Raptor dispensa dublê e faz seu próprio voo em teste extremo

A Ranger Raptor tem um design único, customizado para a esportividade e performance, com carroceria mais alta, mais larga e o nome Ford em destaque na grade dianteira. O cockpit exclusivo traz bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso, apoio lateral para aguentar até 2 g e o logo Raptor.

A Raptor é equipada com transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da B&O.


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Tecnologias

Os seus itens de tecnologias avançadas incluem os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, e um arsenal completo de segurança e assistência ao motorista. Vem com: controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.

A nova picape da Ford conta ainda com monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags.


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Com porte atlético, linhas robustas e exclusivas, a Ranger Raptor revela à primeira vista que é um espécime de categoria superior, posicionada no topo da cadeia quando se trata de devorar trilhas. Cada elemento do seu design foi desenvolvido com um propósito, evidenciando a capacidade e a disposição para enfrentar qualquer obstáculo.

A Ranger Raptor, que chega ao mercado com preço de R$ 448.600, é maior do que a Ranger convencional: tem mais 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm.


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Visual

Na frente, o destaque é a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.

As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road. A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, exibindo a assinatura Raptor nas laterais e na traseira.


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No interior, a Ranger Raptor exibe esportividade e sofisticação. O volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.

Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.


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Cores

A Ranger Raptor é disponível em cinco opções de cores que realçam a sua exclusividade: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina. A picape todo terreno da Ford foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de 10 anos de uso do veículo.

Lembra Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger da Ford América do Sul, que programa de lançamento da picape incluiu 39.500 km de testes estruturais e de motorização e 1.600 km em velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. Para a validação local, foram feitos ainda 50.000 km de testes em ambiente real no Brasil.


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A Ranger Raptor é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.

O seu desempenho todo-terreno deve-se também à nova suspensão, com estrutura reforçada e o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (mais 18%). Ela é do tipo DoubleWishbone na dianteira, com braços de liga de alumínio, e Watts Link na traseira, com mola helicoidal.


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Competição

Conta também com amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5, com funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Esse sistema inteligente utiliza um acelerômetro e sensores em cada canto da carroceria para medir múltiplas variáveis, 500 vezes por segundo, e ajustar individualmente o amortecimento de cada pistão, por meio de câmaras de compensação com controle eletrônico.

Outra exclusividade da Ranger Raptor é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole.


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A Ranger Raptor tem a maior capacidade de imersão da categoria, de 850 mm, com o alternador, a entrada de ar e os componentes elétricos protegidos contra a entrada de água, em posição elevada e isolados. A carroceria foi otimizada para superar obstáculos, com ângulo de entrada de 32°, ângulo de saída de 27°, ângulo de transposição de rampa de 24° e vão livre do solo de 272 mm.

A Raptor chega ao mercado com capacidade de aclive máximo de 45° e inclinação máxima lateral de 35°. Protetores inferiores de alta resistência, feitos com chapas de aço de 2,3 mm cortadas a laser, resguardam os componentes vitais da picape, como direção, cárter, transmissão e tanque de combustível.


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Motor

O motor da Ranger Raptor é o exclusivo Nano 3.0 L V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv, a 5.650 rpm, e torque de 59,45 kgfm, 3.500 rpm. Ele tem bloco de liga de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, mancais e rolamentos com tecnologia de baixa fricção e turbo com controle eletrônico das válvulas de alívio para redução do efeito lag.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, ele faz da Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil em todo terreno. Ao mesmo tempo, entrega eficiência energética com consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, que garante excelente autonomia nas trilhas com o tanque de combustível de 82 litros.


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A transmissão automática de dez velocidades, com conversor de torque, conta com relações e calibrações exclusivas de alta performance, desenvolvidas especialmente para a linha Raptor. Ela privilegia o torque, principalmente na curva de aceleração das três primeiras marchas, e conta com a opção de trocas manuais no volante (paddle shift), sequenciais ou com a função “skip shift”, que permite pular marchas tanto na aceleração como na redução.

Modos de condução

O piloto automático off-road é um recurso que permite o controle preciso da tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h. O motorista pode selecionar sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.


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O modo Rock Crawl é focado no controle em baixas velocidades, priorizando a entrega de torque em terrenos desafiadores, como subida de pedra, modulando a frenageme a relação de marchas para precisão nas manobras. O modo Esportivo tem um mapa específico de aceleração, trocas de marcha mais ágeis e torna a suspensão mais rígida para uma tocada esportiva dentro e fora de estrada.

O modo Baja é focado em performance off-road. Ele aciona automaticamente a câmera frontal e o anti-lag, que mantém o turbo pressurizado até três segundos após soltar o acelerador para retomadas mais ágeis, com a exibição dos ângulos de inclinação na tela.


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Os amortecedores têm modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto, e para máxima aceleração (Pedal Down), quando enrijece os pistões para dar mais estabilidade. Eles também podem ser ajustados pelo motorista, nos modos Normal e Sport para estrada e no modo Baja para fora de estrada.

Som do escapamento

O sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento permite a configuração em quatro modos: Silencioso, com ruído baixo, “bom vizinho”; Normal, com nível padrão; Esporte, com ruído mais intenso em altas rotações; e Baja, com ruído intensoe agressivo para uso somente em competição.

A direção também oferece quatro modos de ajuste, que podem ser selecionados a qualquer momento: Conforto, com baixa resistência; Normal, com resistência balanceada para o dia a dia; Esporte, com maior resistência para priorizar a performance; e Off-Road, com resistência esportiva e respostas mais rápidas.


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A Ranger Raptor traz também outras tecnologias inovadoras que contribuem para refinar o seu excepcional desempenho. Entre elas, estão os exclusivos faróis inteligentes LED Matrix, que modificam o foco, direção e alcance da luz para garantir melhor visibilidade e segurança em cada situação, sem ofuscar os demais motoristas.

Além de ajuste de foco conforme a velocidade e iluminação dinâmica em curvas, os faróis Matrix possuem a função antiofuscamento, capaz de detectar veículos e motos a 800 metros de distância, e facho adicional em cruzamentos.

Navegador off-road

O navegador off-road é um recurso que reúne várias funcionalidades de acordo com o modo de condução selecionado, com comandos na tela multimídia e no console. Ele aciona a câmera frontal com projeção do trajeto, o bloqueio do diferencial traseiro e dianteiro, o sensor de estacionamento dianteiro, o piloto automático off-road e exibe as inclinações do veículo e do volante.


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O painel de instrumentos digital de 12,4”, de alta resolução, foi desenvolvido especialmente para a Raptor com medidores e gráficos exclusivos, incluindo indicador de troca de marcha. A central multimídia SYNC 4, com tela de 12,4”, dispõe de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de navegação. Há também carregador sem fio, entradas USB-A e USB-C e tomada de 120 V.

O sistema de som da B&O, com oito alto-falantes, é de ótima qualidade. A iluminação 360° é muito útil à noite em ambientes fora de estrada, cobrindo todo o perímetro do veículo. A Ranger Raptor traz também seis comandos no teto e circuitos espalhados em todo o veículo que podem ser usados para a instalação de acessórios customizados.

Suas tecnologias de segurança e assistência ao motorista incluem controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, assistentes de pré-colisão e frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.

Sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags completam a lista.

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