O visual externo impressiona pela robustez e nos detalhes do acabamento, o interno é um recheio de exclusividade e sob o capô ronca um motor arrebatador que emite sons variados. Assim é a nova Ranger Raptor 2024. A picape 4x4 “bruta”, derivada da Ranger da nova geração, começa a desembarcar no Brasil ainda no mês de dezembro, com preço de R$ 448.600. Na família de picapes da marca a Raptor ficará posicionada acima da Ranger Limited (R$ 339.990) e abaixo da F-150 Lartiat (R$ 479.990).
A Raptor é uma Ranger, mas traz muito pouco do que sua irmã de produção convencional oferece. O motor V6 3.0 biturbo, que na Ranger normal rende 250 cv e 61,2 kgfm de força, está o capô da versão Raptor com de 397 cv e 59,4 kgfm, exclusivamente a gasolina, associado ao câmbio de 10 marchas, com conversor de torque, função Skip Shift e trocas sequencias no volante (Paddle Shift). É a mesma transmissão que equipa a F-150 e o Mustang.
Picape mais rápida
A nova Ford Ranger Raptor nasce como a picape mais rápida do mercado na categoria, saindo da imobilidade e alcançando os 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A concorrente que chega mais perto dela é a Ram 1500 Rabel, que vai de 0 a 100/h em 6,4 segundos, com seu motor 2.0 de 400 cv de potência. A Raptor nascida da Ranger é literalmente uma picape pensada para quem gosta de um off-road mais rigoroso e uma condução com pura adrenalina.
Tirando as portas, o teto, a caçamba e o capô, que na versão Raptor tem duas saídas de ar, de resto a versão que reúne capacidade off-road severo e alta performance é um novíssimo produto. O chassi ganhou reforço de aço de alta resistência, a suspensão é referência no todo-terreno, as bitoladas são mais largas e mais altas, as rodas e os pneus são exclusivos e o interior tem acabamento onde a esportividade está presente em todos os detalhes.
Pronta para encarar qualquer tipo de terreno, a Raptor vem equipada com pneus 285/70 AT e rodas pretas, de 17 polegadas. Na parte dianteira, abaixo da grade, chama a atenção o peito de aço prateado de metal. A Raptor é a picape com maior capacidade de imersão da linha Ranger e da categoria com 850 mm. Seu espírito off-road está também nos 32º graus no ângulo de ataque, 27º graus no de saída e nos 24º graus de altura do solo, ideal para transpor rampas.
Dimensões
As diferenças da versão Raptor para a Ranger tradicional estão também nas dimensões. Medindo 5,360 mm de comprimento, a Raptor é 10 cm maior, 7 cm maior na largura, 40 cm maior a altura e 90 cm mais larga nas bitolas. Ambas são iguais apenas na distância entre-eixos: 3,270 mm. Com todas as suas características, o lançamento da Ford chega ao mercado como uma legítima Raptor.
Dirigir a Raptor representa uma experiência única. A picape oferece sete modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e os novos Esportivo, Rock Crawal e Baja). Cada modo estabelece um novo parâmetro de motor, transmissão, freios, suspensão, ABS, som do escapamento e direção. Além disso, o modo de condução escolhido reflete no painel de instrumentos com grafismos específicos. Os amortecedores podem também ser ajustados de forma automática e manualmente para cada tipo de piso, assim como a condução.
A Ford Ranger Raptor conta com diferencial traseiro e dianteiro blocante, com acionamento pelo botão localizado no console quanto pelo modo touch no navegador off-road. O sistema forma um eixo rígido, fazendo com que as rodas do mesmo eixo girem ao mesmo tempo para evitar que a picape patine ou atole. A suspensão ativa utiliza amortecedores Fox são ajustados individualmente, melhorando a capacidade da Ranger Raptor em altas e baixas velocidades em todo-terreno.
Interior
Internamente, a Ranger Raptor tem volante com desenho exclusivo, borboletas em magnésio para a trocas de marchas, botões no volante para personalizar o painel e fazer ajustes na direção, no escapamento e os amortecedores. Os bancos esportivos em couro suede e com ajustes elétricos foram inspirados nos assentos de aviões de combate e totalmente desenhados para corrida.
O Raptor, cujas primeiras unidades serão entregues aos compradores em fevereiro, traz piloto automático off-road, faróis inteligentes Matrix, Som B&0 com oito alto-falantes, iluminação externa 360º, navegador off-road com câmera frontal, sensor de estacionamento, inclinações do veículo e volante, projeção do trajeto, sistema Sync 4, com tela de 12.4 polegadas, carreador Wirelles, entradas USB-A e USB-C, tomada de 120V, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, dentre outros itens.
No quesito segurança, a lista de itens é ampla, contando com assistentes pré-colisão, em cruzamentos, autônomo de frenagem em marcha ré, de manobras evasivas, piloto automático adaptativo com Stop&Go, frenagem pós colisão e de permanência e centralização em faixa. A caçamba traz protetor Flexbed, exclusiva tomada 120V e outra de 12V, pontos de ancoragem e tampas de acesso nas laterais para a instalação de acessórios.
Ficha técnica: Ford Ranger Raptor
Motor: 3.0, V6, Biturbo, injeção direta, gasolina
Potência: 397 cv a 6.250 rpm
Torque: 59,4 kgfm
Câmbio: Automático sequencial de 10 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira, com amortecedores Fox; independente na traseira
Freios: Discos ventilados
Pneus: 285/70 R17
Tanque: 82 litros
Caçamba: 1.226 litros (fabricante)
Peso: 2.495 kg
Dimensões: Comprimento: 5,38 metros, Largura: 2,21 metros, Altura: 1,92 metro e Entre-eixos: 3,27 metros