O 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, promovido
pelo Veteran Car Club dos Vinhedos, afiliado da Federação Brasileira de
Veículos Antigos (FBVA), promete trazer muitas novidades do segmento. Uma
delas, já confirmada e que o público terá a oportunidade de conhecer, é o raro
Ford Modelo 18 Cabriolet, de 1936.
O evento acontecerá entre os dias 17, 18 e 19 de novembro
nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), e deve reunir 800
modelos, entre, carros, motos, bicicletas, ônibus e caminhões, com idade acima
de 30 anos de fabricação. A expectativa de público é de 15 mil pessoas.
O Ford Modelo 18, traz pintura reluzente, pneus de banda
branca legítimos, bancos e capota em perfeito estado de conservação. À primeira
vista, a relíquia, lançada em 1936,
parece que acabou de sair da fábrica, mas já é um “senhor com 87 anos de
idade. O motor é um 3.6 litros, de 85 cv, a gasolina, acoplado ao câmbio manual
de 3 marchas.
Baratinha Ford
A história deste Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 – popularmente conhecido como o “Baratinha Ford” – é repleta de curiosidades e superações. O carro foi encontrado praticamente destruído pela ferrugem em 1980, na cidade de Imigrante, distante cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre, próxima de Lajeado, no Vale do Taquari. A estrutura da capota, por sorte, estava intacta.
“Semanas antes, meu falecido pai, Cláudio Ivanez João
Pegoraro, havia lido matéria sobre o modelo em um jornal e ficou impressionado
com suas linhas, decidindo comprar um idêntico”, explica o cirurgião-dentista
Cleiton Pegoraro, 49 anos.
O processo de restauração do modelo foi minucioso e
demorado, mas ao mesmo tempo uniu ainda mais o pai, Cleiton e seu irmão, o
empresário Cláudio Pegoraro Filho, 54, em torno de um objetivo em comum.
“Foram dezenas de viagens ao Uruguai em busca de peças, pois
na época não havia Internet e muito menos WhatsApp. Tudo era resolvido por
telefone e fax”, recorda. Após 5 anos de árduo trabalho, o Ford Modelo 18
finalmente ficou pronto. Era véspera do Natal de 1985 quando o dono o buscou na
oficina rumo à residência da família, em Bento Gonçalves, para a alegria de
todos, certo? Errado.
Persistência
“O ‘auto’ não teve forças para chegar até a garagem, quebrando em frente à nossa casa. Tivemos que empurrá-lo. Qualquer um teria desistido, mas não o nosso pai. O Ford não ficou pronto para o Natal e ele garantiu que até a Páscoa estaria rodando”, revela Cleiton, aos risos.
Algumas semanas após o conserto do motor, já desfilava pelas
ruas de Bento Gonçaqlves. Nas décadas seguintes, o Seu Pegoraro se divertiu
bastante ao volante da baratinha, mas quis o destino que partisse recentemente,
aos 80 anos, deixando um legado que agora é mantido pela família.
“É uma das melhores lembranças que herdamos dele. Este foi o primeiro veículo restaurado a obter placa preta em Bento Gonçalves e sua frente está em todas as logomarcas do Veteran Car Club dos Vinhedos.
Agora, será o carro-madrinha do Sul-Brasileiro, o que nos
honra muito”, revela. Recentemente, o que já estava bom ficou ainda melhor: o
Ford recebeu uma pintura novinha em folha. Atrás, há o assento para levar dois
passageiros, que ficou conhecido popularmente como “banco da sogra”, e também o
estepe, coberto com um elegante acabamento em metal na cor da carroceria.
Motor
Tudo funciona como um relógio suíço: é só ligar e sair acelerando para curtir a estrada. A tração é traseira, deixando tudo ainda mais divertido nas curvas. O motor 3.6 litros está acoplado ao câmbio manual de 3 marchas, desenvolvendo 85 cv e produzindo um ronco grave e imponente. Este Flathead (cabeçote plano) havia sido lançado anos antes, em 1932.
O Modelo 18 foi o primeiro carro fabricado em larga escala a
vir equipado de série com propulsor de 8 cilindros, antes restrito aos modelos
mais caros. Por isso, foi um dos grandes responsáveis por criar a mítica em
torno do V8, uma paixão norte-americana. Sua construção simples permitia
aumentar a potência com poucas alterações mecânicas.
No pós-guerra, o carro tornou-se um dos preferidos pelos fãs de hot rods, que além de envenenarem o motor, ainda tiravam para-lamas, capô e outros componentes para aliviar o peso e melhorar o desempenho.
O presidente do Veteran Car Club dos Vinhedos, Ricardo André
Rech, lembra que Bento Gonçalves já sediou o Sul-Brasileiro, em sua 24ª edição,
em 2015. “O público pode esperar muitas novidades.
Carros inéditos
Muitos carros inéditos estarão no evento oriundos de vários
Estados, enquanto outros são daqui da própria região da Serra Gaúcha. São
modelo antigos, lembra Ricardo, raramente vistos nas ruas porque estão muito
bem guardados na garagem de seus donos.
O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl, reforça que encontros como o Sul-Brasileiro comprovam o interesse que o carro antigo desperta nos brasileiros, inclusive entre os mais jovens.
“Além de uma mostra requintada e glamourosa é uma importante
ocasião para a confraternização de colecionadores de diversos Estados. É um
momento ímpar para o automobilismo”, avalia Andrés Pesserl.
Programção
Os fãs de veículos antigos terão três dias para conferir ao
vivo e em cores modelos que marcaram a história do automóvel no Brasil e em
diversos países do mundo. Também haverá um setor destinado à venda de peças e
diversos artigos de época.
No dia 17 de novembro (sexta-feira), a visitação começa às 11 horas, prosseguindo até 21h30. No dia 18 (sábado), os portões permanecem abertos ao público das 9 horas às 21h30 e, no dia 19 (domingo), das 9 às 15 horas.
Os expositores contarão com uma programação especial, com as
inscrições começando às 18 horas do dia 15 de novembro. No dia 17, às 18h30,
haverá um coquetel para os colecionadores e convidados na sede do Centro da
Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de Bento Gonçalves, localizado ao lado
dos pavilhões da Fundaparque, seguido de um cerimonial.
No dia 18, às 10 horas, ocorrerá reunião da FBVA. Às 17
horas, serão entregues os troféus aos proprietários dos carros que se
destacarem na mostra; Às 19h45, ocorrerá o Jantar do Antigomobilista no
Dall’Onder Grande Hotel, ao custo de R$ 105,00 por pessoa, e, às 21 horas, o
show do pianista Rodrigo Sollton.
Patrocinam o evento a Kia Motors, Cinex, Dream Car Museum de São Roque, Famiglia Valduga, Allog Logística, Easylog Logística, Macenor Logística, Tudo em Grãos, Dalla Valle Transportes, Estância do Forte Azeites, Colau Química, Aleplast Embalagens Plásticas e Hidroquímica. Apoio: Prefeitura de Bento Gonçalves, Complexo Multieventos Fundaparque, Dall’Onder Hotéis e Giordani Turismo.
Crédito: Adair Santos