A Renault alcançou a marca de quatro milhões de veículos produzidos no Brasil ao longo de 26 anos. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção no Complexo Ayrton Sena, em São José dos Pinhais (PR), no ano passado, foi o Renault Kardian. Em 2024, a Renault emplacou no Brasil 139.214 veículos, registrando um crescimento nas vendas de 10,3% e exportou 51.925 unidades.
“O ano de 2024 fica marcado na história da Renault do Brasil pelo sucesso do Kardian, que está conquistando o mercado brasileiro, a admiração dos nossos clientes e já recebeu diversos reconhecimentos da imprensa especializada, além de ser um sucesso de exportação. Tudo isso é motivo de muito orgulho para os 5.000 colaboradores da Renault do Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual da Renault, o Kardian inaugurou uma nova fase da marca, conquistando dez premiações no Brasil e também foi eleito Auto del Año 2025 na Argentina. Em seu primeiro ano, o modelo já alcançou 30.740 veículos produzidos. E ainda superou as expectativas na exportação com 13.233 unidades enviadas a nove países da América Latina.
O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior. Exemplos são o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.
Com o lançamento da versão Evolution com câmbio manual de seis marchas. O Kardian também se tornou o único SUV do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual.
O Renault Master consolidou a sua liderança no segmento de furgões (FU3) pelo 11º ano consecutivo e alcançou o segundo melhor ano da história em emplacamentos no Brasil, com 11.080 unidades.
Em 2024, a Renault também teve outras novidades: começou o ano anunciando em janeiro uma importante renovação da gama Duster, com as novas versões Intense Plus e Iconic Plus, com aprimoramentos em design, equipamentos inéditos e mais tecnologias de segurança. Em março, apresentou uma nova versão da picape Oroch, a Iconic, equipada com o motor 1.6 SCe Flex.
Em junho, ampliou a sua gama de veículos comerciais com o lançamento do Kangoo 1.6 SCe Flex, modelo que chegou importado da Argentina trazendo a maior capacidade de carga do segmento de furgões compactos, com 750 kg e exclusiva porta lateral deslizante. O modelo também demonstrou toda a sua versatilidade, sendo apresentado em diferentes versões transformadas em parceria com transformadores homologados pelo “Agrément Renault”.
ESG
Após três anos de sucesso do Prêmio ESG Renault e mais de 10 mil iniciativas ESG implementadas pela rede de concessionárias da marca em todo o país, a Renault deu um passo além na governança dos temas ESG com o lançamento do Selo ESG Renault, programa que certifica as concessionárias que atendem aos requisitos socioambientais da marca nos eixos de meio ambiente, impacto social e governança corporativa, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Em sua produção, a Renault do Brasil deu mais um passo em direção à descarbonização de seu processo produtivo, com a substituição dos equipamentos de movimentação industrial do CAS por empilhadeiras elétricas, com zero emissão no uso, pois são abastecidas com energia elétrica de fonte fotovoltaica.
Desde o ano passado, a Renault do Brasil firmou uma parceria para se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir a sua demanda operacional.
A iniciativa está alinhada à política socioambiental do Renault Group, que define metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo.
Instituto Renault
O Instituto Renault beneficiou 53.461 pessoas em 2024. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas pelas ações do Instituto Renault. Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Em 2024, o Instituto Renault celebrou cinco anos de impacto social positivo com o Programa Geração Futuro. Desde 2019, foram realizadas 20 turmas com a formação de 742 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São quatro modalidades de capacitação desenvolvidas para jovens e adultos a partir das necessidades da comunidade apontadas pelo Mapa Social.
Idealizado pelo Instituto Renault, o programa tem como parceiros a Prefeitura de São José dos Pinhais, o Senai Paraná e o Sebrae/PR, além de mais de 290 colaboradores Renault, que atuaram como mentores. A taxa de empregabilidade média nas quatro modalidades do Geração Futuro é de 52%.
Também foi celebrada a formatura da primeira turma do Programa Geração Futuro Jovens Talentos com o módulo de Tecnologia da Informação, que visa preparar os jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação, Programação e Ciência de Dados.
O Programa é fruto da parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e o módulo de TI é ministrado pela Ada Tech, empresa contratada pelo Instituto Renault e especializada no ensino de tecnologia da informação com foco em empregabilidade.
Outro marco importante foi a celebração dos 20 anos de fundação da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu). A Instituição foi fundada em 2004 pela Renault e demais empresas com o objetivo de promover a inclusão social e, em 20 anos de atuação, 100.251 pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas sociais.
A Unilehu é parceira da Renault no Programa de Aprendizagem e desde 2011, mais de 1.600 aprendizes já participaram do programa. A Unilehu opera em colaboração ao Instituto Renault na execução dos Programas Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante. O Instituto Supera, frente de geração de renda da Unilehu, tem seus produtos comercializados por 96 concessionárias Renault de todo o país.
Também foi realizada a 4ª edição do festival Rock in RTA, um show de rock organizado voluntariamente pelos colaboradores da engenharia da Renault do Brasil, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos e instituições apoiadas pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil. A ação integra o #RENAULTSOLIDÁRIA, movimento gerado pelos colaboradores Renault para a realização de doações e ações de voluntariado.