Home / DMAutos

Scania Super

Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

Novidade desembarca no mercado prometendo até 8% de economia de combustível


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

A Scania lança sua nova e mais esperada linha de caminhões rodoviários do ano. Apresentados no final de 2021 na Europa, os novos Scania Super começarão ser vendidos no Brasil a partir da Fenatran 2022, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).

A linha dos pesados Super, que promete economia de combustível de até 8%, chega ao mercado com novos motores e transmissão e eixos traseiros mais resistentes. As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023 e os preços serão anunciados na Fenatran, onde estaremos fazendo toda a cobertura do evento para o DMAutos.

A convite da fabricante, já andamos no Scania Super que está chegando para revolucionar o mercado de transportes rodoviários. Uma direção surpreendente pela comodidade e conforto de um carro de passeio, associado à força bruta dos seus propulsores. A novidade é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

Proconve P8

A partir de 1.º de janeiro de 2023 as fabricantes de veículos comerciais precisam se adequar aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6.

Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

“Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades”. (Silvio Munhoz- diretor-geral das OperaçõesComerciais da Scania no Brasil)

Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não precisou lançar uma nova cabine. Isto pelo fato de a nova geração de caminhões ter sido lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de 2019.

Vale lembrar que desde a chegada da nova geração, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – a famosa Séries P, G e R. Ela é fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. Agora ainda mais eficiente, com os 8% superior à gama Euro 5.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

Identificação Super

A identificação da marca Super na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um destaque elegante com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540 (2.700Nm), com o R 560 Super, mostra a evolução contundente na categoria. O R 560 Super passa a proporcionar uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

Scania Super

​A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento”. “Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca,” acentuou Ivanovik Marx

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

“Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, pontua Marx.

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33.

Interior da cabine

O conforto das cabines da nova geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior entre os concorrentes. Da mesma forma que nos caminhões da nova linha P8/Euro 6, a gama Super também estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor do interior passa a ser preta e em um tom mais suave.

Além disso, as cabines Scania, também na configuração Super, passam a contar com mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente

Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou se levantar para dobrar o quebra-sol, igual faria no modo manual. Com apenas um clique no botão, a viseira se move para cima ou para baixo automaticamente, sem que o motorista precise segurá-la. O ajuste de comprimento será feito com mais comodidade.

O espaço entre a viseira e as colunas laterais foi diminuído. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor, garante a fabricante.


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente



		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente
Norton Luiz Ferreira


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente
Norton Luiz Ferreira


		Scania lança linha de caminhões Super com trem de força mais eficiente
Norton Luiz Ferreira

Mais vídeos:

  • Fenatran 2024

    Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade

    Destaques para o caminhão 100% elétrico 30 G 4x2 e os modelos movidos a biodiesel e a gás/biometano

    Publicado quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 10:27

    / Atualizado quinta-feira, 17 de outubro de 2024

  • Fenatran 2024

    Mercedes-Benz apresenta as novidades da marca para a Fenatran 2024

    Marca levará para a feira os novos Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553, Arocs 4051 8x4, Atego 1719 Full Air e os modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2

    Publicado quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 08:35

    / Atualizado quinta-feira, 17 de outubro de 2024

  • Hyundai Creta 2025

    Hyundai Creta 2025 muda todo o visual e estreia motor turbo de 193 cv

    SUV compacto da nova geração chega ao mercado sem alteração nos preços, exceto na versão topo Ultimate, agora turbinada

    Publicado quarta-feira, 09 de outubro de 2024 - 11:03

    / Atualizado quarta-feira, 09 de outubro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias