A Stellantis apresentou a nova plataforma STLA Medium para
seus futuros carros elétricos. Trata-se da plataforma global BEV-by-design com
recursos de última geração, incluindo a autonomia de 700 km, eficiência
energética, energia armazenada e capacidade de recarga.
A plataforma STLA Medium oferece grande autonomia combinada com flexibilidade. Ela é capaz de ser a base de uma variedade de veículos e configurações de propulsão centradas no coração do mercado, os segmentos C e D. Os dois segmentos representaram 35 milhões de unidades vendidas em 2022. Esse número é quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos globalmente no ano passado.
Plataformas
Hoje, as marcas da Stellantis oferecem 26 tipos de veículos
nesses segmentos em uma variedade de plataformas. Até dois milhões de veículos
por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium nas diversas fábricas em
todo o mundo, começando pela Europa este ano.
“O que vemos hoje é um produto de pouco mais de dois anos de
inovação livre para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível,
suportada por nossos investimentos de € 30 bilhões em eletrificação e software
até 2025”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“A plataforma STLA Medium demonstra o poder da equipe técnica global da Stellantis, oferecendo produtos focados nos nossos clientes e reescrevendo nossos compromissos de longo prazo com a mobilidade, enquanto buscamos nos tornar carbono neutro até 2038,” concluiu Carlos Tavares.
Futuro
A STLA Medium é a primeira das quatro plataformas globais de
veículos elétricos a bateria (BEV), destacadas no EV Day 2021. Elas sustentam
os futuros produtos da empresa e são a chave para alcançar as metas ousadas do
plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.
Dentre os objetivos está a inclusão de um mix de 100% de veículos de passageiros elétricos à bateria (BEV. Destes, 50% na Europa e um mix de vendas de 50% de automóveis de passageiros e caminhões leves elétricos à bateria (BEV) nos Estados Unidos até 2030.
O Dare Forward 2030 é orientado por cortes profundos de
emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando com as métricas de
2021, e atingir o carbono neutro até 2038, com compensação percentual de até um
dígito das emissões restantes.
A STLA Medium
A plataforma BEV-by-design STLA Medium oferece uma autonomia
de mais de 700 km de alcance elétrico com um pacote performance. Já com o
pacote Standard tem capacidade de mais de 500 km na medição WLTP. Com um
desempenho de até 98 quilowatts-hora (kWh), a STLA Medium é a melhor da
categoria em energia armazenada.
A STLA Medium, que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts, oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que se aprimora a cada jornada. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km. Os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos baseados na STLA Medium serão vendidos globalmente. Eles estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência elétrica de 160 a 285 kW. Os estilos de carroceria incluirão carros de passeio, crossovers e SUVs.
Flexibilidade
A flexibilidade da STLA Medium dá aos designers da
Stellantis a liberdade de criar veículos com: Distância entre eixos que pode
variar entre 2,7 e 2,9 metros, Faixa de comprimento total de 4,3 a 4,9 metros, Distância
do solo de mais de 220 mm para garantir capacidade e desempenho off-road e Rodas
de até 750 mm de diâmetro, um atributo chave para o design da plataforma.
Os especialistas da Engenharia e Manufatura da Stellantis se
concentraram em tornar a instalação do conjunto de bateria de camada única
modular e de alta densidade de energia na montagem, o mais eficiente possível,
maximizando o espaço dentro do veículo e melhorando a rodagem e a
dirigibilidade com um centro de gravidade baixo.
Os componentes da plataforma, como o sistema de aquecimento
e resfriamento da cabine, direção, assistência de frenagem e propulsão são
projetados para minimizar o consumo de energia. Esses esforços se combinam com
o uso extensivo de materiais leves e rígidos para otimizar o alcance do veículo
e oferecer desempenho exemplar de rodagem e dirigibilidade.
A STLA Medium oferece o melhor custo de conjunto de bateria
da categoria, o que também contribui para aumentar os volumes de produção. As
dimensões externas do conjunto de bateria são constantes entre as distintas
opções de armazenamento de energia, com a mesma base e sistema de refrigeração.
Plataformas para o futuro
A família de plataformas Stellantis (Small, Medium, Large e
Frame) foi elaborada para ser adequada ao futuro modular e inerentemente
flexível na distância entre eixos, largura, balanço, altura de deslocamento e
design da suspensão.
As capacidades e o desempenho dos veículos baseados em STLA
se adaptarão e melhorarão ao longo dos anos com a implementação da arquitetura
STLA Brain, plataformas STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, permitindo atualizações
remotas de software e hardware aprimorados.
A flexibilidade do design inclui propulsão – tração
dianteira, tração traseira, tração nas quatro rodas e multienergia – coberta
por uma família de três módulos de acionamento elétrico escaláveis (EDMs).
As plataformas são projetadas com provisões para futuros
componentes químicos das baterias, incluindo níquel, bateria sem cobalto, e
estado sólido. Isso permite que as marcas da Stellantis adaptem as capacidades
dos veículos para o equilíbrio ideal de custo e desempenho.