A Nissan “causou” no segmento das picapes médias quando
lançou a Frontier 2023. Isso aconteceu em abril do ano passado, na Província de
Missiones, na Argentina, localidade que faz fronteira com o Brasil. Os
jornalistas convidados pela fabricante japonesa para conhecer a nova picape em primeira mão,
com direito a andar na picape em região de asfalto e mata – tudo monitorado
pelo Exército argentino, diga-se de passagem – se surpreenderam com o que
viram.
Estivemos presentes no evento, como Editor do DMAutos,
e nossa percepção sobre a nova picape não foi diferente. Chamou a atenção inicialmente
o visual da nova Frontier, que é fabricada na terra de Los Hermanos. A picape passou por uma transformação radical na sua
aparência e ganhou novos equipamentos, deixando claro que sua chegada ao
mercado “causaria” mesmo. De fato, as melhorias na sua imagem e os novos
equipamentos de segurança provocaram uma mexida no mercado das picapes.
Concorrência
Diante da chegada ameaçadora mostrada pela Nissan com sua
nova picape, priorizando o lançamento com versões aventureiras, cada vez mais
bem aceitas no segmento, a reação da concorrência não demorou muito para
acontecer. Assim, a General Motors tratou logo de lançar a Chevrolet S10 Z71 e
a Ford a Ranger FX4 e a Maverick, as três com o mesmo perfil off-road.
Essa foi apenas uma pequena demonstração do quanto cresce o
consumo por picapes e ao mesmo tempo mostra claramente o acirramento na disputa
pela maior fatia do bolo. Anota ai: 2023 promete ser um ano onde a picapes vão,
no bom sentido, partir para um confronto mais duro. Quem viver verá um segmento
em plena disputa, só não igual à que acontece entre os utilitários esportivos, os
chamados SUVs.
Feitas as considerações, vamos falar das impressões obtidas
no teste que fizemos com a versão intermediária, a Attack 4x4, da Nissan
Frontier que surgiu toda renovada no começo do segundo trimestre do ano
passado. Já havíamos andado na nova Frontier no seu lançamento, na Argentina.
Versão topo Pro-4X
Na oportunidade, o teste de um dia que fizemos rodando em
trechos de asfalto e estradas de chão no meio da mata, enfrentando os mais
variados obstáculos, a versão testada foi a topo, a aventureira e bem completa Pro-4X.
Abaixo desta versão, a nova Frontier oferece no mercado as versões S, manual de
seis marchas, destinada ao trabalho, e as automáticas de sete marchas SE,
Attack, SE, Platinum (substituta da versão LE) e a Pro-4X.
Foi uma experiência incrível a bordo da nova e capacitada
picape japonesa. Ali, o que estava sendo colocado em jogo não era a nova
estética da Frontier, mas sim sua capacidade para encarar pisos irregulares e
trechos de dificuldades extremas para transposição. O recado foi dado de forma
exemplar.
Em comum, todas as versões são equipadas com motor 2.3 diesel
biturbo e tração 4x4. Contudo, o motor da versão S é de 163 cv e 43,3 kgfm, enquanto
nas demais é de 190 cv e 45,9 kgfm. Os dois motores seguem os mesmos da linha
anterior, com a diferença de que no caso do propulsor da S ouve um acréscimo de
3 cv. Durante o período de avaliação da versão Attack, o consumo registrado foi
de 9,8 km/l na cidade e de 12,3 na rodovia.
Melhoria nos freios
Sob o capô pode até não ter havido mudanças, mas não quer
dizer que a picape não recebeu novidades mecânicas. Muito pelo contrário. Agora
traz freios a disco na traseira, aposentando os tambores usados anteriormente. A
suspensão independente dianteira foi mantida, enquanto a traseira usa um
sistema de molas helicoidais.
A Frontier Attack, versão intermediária do modelo, traz um
charme todo especial no seu visual, mas não tem uma lista de equipamentos que
faça a diferença. É bem enxuta. Afinal versão intermediária foca muito mais o
custo/benefício do que propriamente itens de conforto e segurança que só os
mais endinheirados fazem questão de ter na sua picape.
A Attack vem com uma central de multimídia de 8 polegadas e
outra tela digital de TFT de 7 polegadas no painel, posicionada entre o
velocímetro e o conta-giros analógicos, destinada ao computador de bordo.
Equipamentos
Os bancos são forrados com tecido texturizado de toque
agradável, o volante conta com regulagem apenas de altura, enquanto os espelhos
externos têm regulagem elétrica e rebatimento. O ar condicionado tem comando
analógico, mas nem por isso deixa de ser eficiente e conta com uma saída para o
banco traseiro.
A Frontier Attack traz ainda seis airbags, controles de
tração e de estabilidade, auxiliar de partida em rampa e uma providencial
câmera de ré, sem os essenciais sensores de distância nos para-choques. Assim,
o motorista tem que ter cuidado redobrado em manobras de estacionamento.
Fazem falta na versão os faróis com luzes de LED, presentes
nas versões mais caras, a Platinum e a Pro-4X. A posição de dirigir é bem
confortável e todos os comandos são de fácil alcance, mas a direção, ainda com
sistema hidráulico, merece uma mudança para o sistema elétrico por ser um pouco
pesada nas manobras.
Trabalho
A Frontier Attack não tem os equipamentos de conforto e assistência à condução das versões topo de linha, como banco de couro, partida por botão, borboletas para trocas de marcha manuais atrás do volante e alertas de direção. São itens das versões mais completas da Frontier. A versão deve ser levada em conta por quem procura uma picape para trabalho, uma vez que encara todo tipo de terreno.
A versão aventureira Attack traz detalhes exclusivos nos grafismos
na cor preta, assim como nas rodas aro 17, nas maçanetas externas,
retrovisores, estribos laterais e rack de teto, além dos faróis de máscara
negra. Um dos pontos altos do modelo são os bancos dianteiros com a tecnologia
Gravidade Zero, que dá mais sustentação ao corpo em trajetos mais longos. Esse item
faz a diferença, principalmente, na região lombar.
Agora, se o objetivo é uma versão off-road mais equipada o
caminho é partir para a Pro 4X, que oferta mais itens, como alerta de mudança
de faixa, sensor de fadiga, aviso de objetos no ponto cego, alerta de colisão
frontal com frenagem de emergência e bloqueio do diferencial traseiro.
Caçamba mais alta
A caçamba da Frontier 2023 ganhou altura em relação à anterior. Agora são 25 mm perto da cabine e até 50 mm nas laterais, perto da tampa. Com as novas medidas, a caçamba aumentou seu volume para 1.054 litros, com uma capacidade de carga de 1.043 kg. Não espere protetor de caçamba na versão testada, mas por lá estão quatro ganchos para fixação em posicionados. Mas vem com um santantônio estiloso e uma tomada de 12v.
Nissan Frontier 2023: Versões, preços e equipamentos
Frontier SE AT 4x4 (R$ 266.890): Traz os itens da Frontier S e acresce transmissão automática de 7 marchas, rodas de 17" de liga leve e motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm.
Frontier Attack AT 4x4 (R$ 274.890): Traz todos os itens da SE e adiciona
painel TFT de 7", central multimídia de 8" com Android Auto e Apple
CarPlay, câmera de ré, quatro alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters),
retrovisores com ajuste elétrico, santantônio, estribo e barra de teto.
Frontier XE AT 4x4 (R$ 290.890): Ganha, em relação à Attack, sensor de
chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de
couro, luzes de LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de
18".
Frontier Platinum AT 4x4 (R$ 323.890): Traz todos os itens das versões
acima e adiciona o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência,
alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa
com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, teto solar,
monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Frontier Pro-4X AT 4x4 (R$ 323.890): Conta com os itens da Platinum e
acrescenta bloqueio de diferecencial, pneus all-terrain para as rodas de liga
leve de 17", o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.
Ficha técnica: Nissan Frontier2023
Motor: | 2.3 Diesel |
Tipo: | Dianteiro, Longitudinal, Biturbo |
Número de cilindros: | 4 em linha |
Cilindrada em cm3: | 2298 |
Válvulas: | 16 |
Taxa de compressão: | 15,4:1 |
Injeção eletrônica de combustível: | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484): | Diesel: 160 ou 190 cv @ 3750 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484): | Diesel: 45,9 kgfm @ 2500 rpm |
Transmissão: | MT 6 marchas/AT 7 marchas |
Tração: | 4×2 / 4×4 |
Freios: | Disco ventilado / Tambor |
Direção: | Hidráulica |
Suspensão Dianteira: | Braços sobrepostos, barra estabilizadora |
Suspensão Traseira: | Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas: | Liga Leve 16/18 polegadas |
Pneus: | 255/70 R16 |
Comprimento total (mm): | 5250 mm |
Largura sem retrovisores (mm): | 1850 mm |
Altura (mm): | 1855 mm |
Distância entre os eixos (mm): | 3150 mm |
Porta-malas (litros): | 1054 |
Tanque (litros): | 80 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg): | 1050 |
Peso em ordem de marcha (kg): | 1985 |