Quando o assunto é carro elétrico, a Renault tornou-se
referência e ousadia no mercado. A marca francesa já comercializava os modelos
Zoe, Kangoo, Twizzy no Brasil quando decidiu ousar com o lançamento do compacto
Kwid E-Tech, que, assim como seus irmãos, é igualmente 100% elétrico. A ousadia
não está no lançamento em si, mas no fato de colocar no mercado um modelo de
entrada totalmente energizado e com preço na faixa de R$ 150 mil, valor
suficiente para comprar um SUV bem completo.
Em seguida, a Caoa Chery fez o mesmo ao trazer para o Brasil
o subcompacto iCar, importado da China, de onde também vem o Kwid E-Tech. Ambos
se tornaram concorrentes na salgada faixa de preços, acreditando no aquecimento
das vendas no segmento de compactos elétricos para uso urbano. Assim, o mercado
vai se desenhando dentro de uma nova cultura de consumo, onde o que custa o
“olho da cara” hoje, por conta do custo alto da nova tecnologia ainda em
desenvolvimento, tende a ser uma realidade mais em conta amanhã.
Dos dois modelos que a China manda para o Brasil, o da
Renault é o mais em conta e, portanto, o mais barato do mercado em seu segmento.
Um outro modelo elétrico pequeno à venda no País é o também chinês JAC E-JS1,
que, de tão inexpressivo em vendas e também de preço fora da realidade, nem
merece maiores citações. Então, vamos ficar apenas no contexto do Renault Kwid
E-Tech, cedido pela fabricante, que o DMAutos acabou de avaliar.
Teste
O Renault Kwid E-Tech é divertido para dirigir. É caro e não espere muito do acabamento interno em termos de conforto, mas nem por isso merecedor de críticas. Fora as melhorias no interior e o novo visual externo, em especial, o frontal, a novidade maior fica por conta do motor elétrico. Espertinho, o “suvinho” que usa tomada para se locomover ao invés de bomba de combustível, é ideal para o trânsito movimentado das cidades. Não pense, por enquanto, num uso que não seja urbano, muito mais pela falta de estrutura de recarga na estrada.
O Kwid E-Tech traz bateria de 26,8 kWh e motor elétrico que
entrega 48 kW. O conjunto rende 65 cv de potência e torque de 11,5 kgfm. Como
em todo carro 100% elétrico, o torque é despejado de forma imediata, o que
torna o Kwid elétrico bastante ágil e de condução divertida. Uma rápida pisada
no acelerador leva o compacto de 0 a 50 km/h em apenas 4, segundos e de 0 a 100
km/h em 14,6 segundos.
Num comparativo com o Kwid convencional, com seus 70 cv e
10,0 kgfm de torque, o elétrico perde em potência, mas traz mais força no motor
elétrica. A versão E-Tech do compacto é também mais pesada. São 977 kg conta 818 kg do
Kwid a combustão, nas suas versões de entrada, e 825 kg da versão topo Outsider.
Mudanças
O Kwid todo elétrico passou por algumas alterações em relação ao modelo vendido na China. As mudanças foram necessárias para que o modelo pudesse ser adequado ao mercado brasileiro. Entre essas mudanças estão a maior potência e uma nova calibração para a suspensão. De fato, as mexidas trouxeram bons resultados, uma vez que o Kwid E-Tech surpreende em agilidade no trânsito urbano e a suspensão ajuda no conforto do modelo. As respostas ao pedal do acelerador são bem rápidas, necessitando de cuidados se o condutor estiver sozinho e a não tiver experiência com carro elétrico.
Com pouco tempo a bordo do Kwid elétrico o que era novidade
se torna familiar, mas sem perder o “gostinho diferenciado” de guiar. A falta
de transmissão convencional com marchas, que dá lugar a um simples seletor no
console central substituindo a alavanca de câmbio. Esse seletor traz as
iniciais D (Drive), N (Neutro) e R (Ré). Lembrando que o Neutro é a posição
para acionamento da chave de ignição.
Velocidade máxima e autonomia
Girando a chave, o sinal OK aparece no painel de
instrumentos, onde quantidade de carga disponível fica visível numa pequena
bateria, bem como a distância a ser percorrida. O motor só é acionado se a
porta estiver fechada. Não se preocupe caso, ao dar a partida, não perceba um
mínimo de barulho do motor. Lembre-se que você está em um carro puramente
elétrico. O Ok no painel é a certeza de que o E-Tech está pronto para se
locomover. Cuidado, ele ganha velocidade muito rápida com o torque instantâneo característico
de um carro elétrico.
O Kwid E-Tech alcança a velocidade máxima de 130 km/h e tem autonomia
de 265 km em uso misto ou até 298 km em uso apenas urbano. Os números têm como
base a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. No modo Eco, acionado por um
botão no painel, o condutor poupa bateria. Ele limita a potência a 33 kW,
restringe a velocidade máxima a 100 km/h e aumenta a atuação da frenagem
regenerativa.
Carregamento
O carregamento da bateria do Kwid E-Tech pode ser feito de
três formas. Em uma tomada doméstica convencional de 220V com 20A (que precisa
ser aterrada) a carga completa é feita em 8h57. Com um Wallbox de 7kW são 2h54 e,
em estações de carregamento rápido, de 15% para 80% a carga da bateria é feita em
40 minutos.
O Kwid E-Tech traz poucas mudanças visuais em relação ao
modelo convencional. A grade frontal é nova e inteiriça para abrigar o conector
de recarga, assim como os para-choques e as rodas. Estas passam a ter quatro parafusos
em vez de três devido à nova e maior capacidade de tração das rodas dianteiras.
Há ainda adesivos nas laterais que exibem o nome do modelo.
De resto, as mudanças seguem o mesmo padrão do Kwid a
combustão. Os faróis e as lanternas traseiras compartilham diversos componentes.
No interior, o emprego da bateria não afetou o espaço interno, mas o Kwid
E-Tech leva apenas quatro ocupantes. Não há cinto de segurança ou apoio de
cabeça para um terceiro passageiro no banco de trás.
Porta-malas
Seu porta-malas leva 290 litros, tendo a mesma capacidade do
Kwid a combustão. O acabamento é bem simples. Os materiais utilizados e os
detalhes na cor prata empregados no Kwid elétrico transmitem uma sensação
agradável. Lista de equipamentos
Vendido em versão única, o Kwid E-Tech vem equipado de série
com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, multimídia Media Evolution
com tela touchscreen de 7” e conexão Android Auto e Apple CarPlay, assistente
de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESP), seis airbags (dois
frontais, dois laterais e dois de cortina), alerta de pressão de pneus, direção
elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de
altura dos faróis, limitador de velocidade, regulagem elétrica dos retrovisores e freios ABS com BAS (Braking Assist System).
Além disso, o Kwid E-Tech traz o sistema AVAS (Acoustic
Vehicle Alert System). A tecnologia emite um sinal sonoro de alerta aos
pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas.
Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault
Group. A garantia dada ao modelo elétrico é de três anos para o veículo e de
oito anos para a bateria. Ele está disponível nas cores Verde Noronha,
exclusiva, branco Glacier Polar e prata Diamond.