Quando a Fiat anunciou, em 2022, o retorno da marca Abarth ao Brasil, criou-se uma expectativa grande nos consumidores adeptos de performance. Afinal, o estilo esportivo representado pelo escorpião já tinha dado as caras por aqui em 2002, com o Stilo, e, em 2014, no corpo do Fiat 500. Ambos foram os dois primeiros modelos da marca italiana picados pelo escorpião que fica estampado, em fundo amarelo e vermelho, na logo Abarth.
O anúncio ousado da Fiat foi colocado em prática e o mercado dos esportivos viu nascer o primeiro modelo Abarth no segundo momento da marca ao País. Não só isso. A Fiat brasileira criou o primeiro SUV com o veneno do escorpião em todo o mundo ao lançar o Pulse Abarth. A escolha pelo modelo, que era recém-chegado ao mercado, foi muito bem recebida. A marca Abarth sempre foi valorizada no mundo por tudo que ela oferece em visual e performance e no corpo do Pulse mostrou toda a sua força.
A fabricante italiana apimentou o Pulse com a versão Abarth a partir do motor 1.3 turbo, com até 185 cv de potência. O Pulse Abarth chegou ao mercado com uma proposta ousada e recheio de performance. Equipado com motor turbo, batizado de T270, visual com apelo esportivo marcante e interior bem ao estilo dos carros esportivos, o SUV estreou bem. Depois a Fiat estendeu a marca Abarth para o também recém-lançado Fastback.
Conservador
Diferente do Pulse, que veio recheado de adereços visuais para parecer mais esportivo ainda do que realmente é, com o Fastback Abarth a marca foi mais comedida na aparência. Preferiu manter seu SUV Coupé na versão Abarth mais conservador no visual em relação ao seu irmão menor. Na parte mecânica a receita é a mesma para os dois modelos. O motor T270 recebeu calibração específica, associado ao câmbio automático de 6 marchas, ronco mais encorpado e ajustes na direção, suspensão e freios como requer a assinatura Abarth completa.
Nos dois casos, vestindo a roupagem Abarth, o Pulse e o Fastback, mesmo que o primeiro tenha recebido tratamento mais aprimorado, os dois modelos impactaram bastante. Já andamos em ambos, que, se desiguais no visual, mantêm as mesmas características na mecânica. Primeiro, dirigimos o Pulse envenenado pelo escorpião. As impressões ao dirigir esse modelo esportivo incrível já relatamos em matéria publicada no DMAutos. Agora foi a vez do Fastback Abarth.
Pegada esportiva
Antes disso, estivemos no lançamento dos dois Abarth, com direito a dar umas voltas a bordo do Pulse, na pista do Autódromo de Tarumã, no RS, e no Fastback, na pista do Autódromo da Fazenda Capuava, em SP. Se o objetivo desta matéria fosse escolher entre um e outro o da minha preferência, não hesitaria em optar pelo Pulse Abarth simplesmente por ter mais estilo e pegada esportiva.
Nesta matéria a pauta é o Fiat Fastback Abarth 2024 que acabamos de avaliar durante 10 dias. Com a assinatura da consagrada marca esportiva, o Fastback ganhou um visual mais discreto, mas sai na frente com a saída de escape dupla, sendo uma ponteira em cada lado, e as rodas de 18". São itens de série e opcionais no Pulse.
Dois Abarth
De um modo geral, as mudanças feitas para o Fastback ser um Abarth não diferem nas do Pulse. A estrutura na base MLA não sofreu qualquer intervenção. O conjunto de suspensão é específico para a versão. As molas e amortecedores ficaram até 21% mais rígidos, a barra estabilizadora mais grossa, o eixo traseiro específico. A versão ficou 5 mm mais baixa e a caixa de direção, coimo nos esportivos, ficou mais direta. A suspensão dianteira também foi retrabalhada para o melhor acerto de todo o conjunto.
No caso do Pulse, lançado apenas com motor 1.0 aspirado, a Fiat equipou o SUV na versão Abarth com seu motor 1.3 Turbo, o que não ocorreu com Fastback que já tinha esse mesmo propulsor sob o capô. Não houve mudança no conjunto de freios, com discos ventilados de 305 mm na dianteira e tambores na traseira. As rodas de 18" ganharam 0,5" na largura, ficando com 7,5" e mais leve, mas sem alterar a medida de 215/45 dos pneus.
Visual
Como disse lá atrás que o Fastback Abarth preservou seu visual mais conservador, a versão não seguiu a receita completa do Pulse Abarth. No Fastback as faixas laterais e apliques sem excesso são pintados na cor do carro para dar mais discrição. A versão recebeu poucos detalhes vermelhos e o logo Abarth, estampando o escorpião, se destaca no centro da grade dianteira e aparece para-lamas e na parte traseira. As rodas de 18" raiadas, em preto, tem uma linha vermelha nas bordas.
No interior, o Fastback Abarth é igual ao do Pulse Abarth. Os bancos, em couro preto, têm costuras e outros detalhes em vermelho, o painel traz o badge Abarth, detalhe que reforça a identidade do carro Abarth e acabamento do painel imitando fibra de carbono. O painel de instrumentos de 7" e a central multimídia de 10,1" ganharam grafismos específicos da Abarth, com mais informações disponíveis, como acelerômetro e pressão do turbo.
Motor T270
O motor T270 não muda em relação ao Fastback T270 convencional. No SUV Coupé Abarth o manter se manteve inalterado com seus 180 cv, com gasolina, e 185 cv, com etanol, a 5.750 rpm, e 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Ele conta com variador de fase no escape e o MultiAir (variador de fase e abertura) na admissão e injeção direta. O câmbio automático de seis marchas também não muda seu hardware, mantendo a mesma relação já aplicada no Fastback T270.
Se não mudam a potência e o torque do motor T270 para atender o Fastback Abarth, o mesmo não se pode dizer do ajuste eletrônico, em especial do câmbio. Mesmo no modo de condução normal responde mais rápido nas reduções e mantém o motor mais esperto antes das trocas de marchas. O barulho que chega ao interior da cabine vem do atrito dos pneus com o asfalto e do ronco dos escapes, mas nada que incomode motoristas e passageiros.
Tecnologias
São três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada. O Fastback Abarth traz tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.
O esportivo conta com paddle shifters ou câmbio borboleta. O cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. A central multimídia é de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
Segurança
A lista com os recursos de segurança é ampla e inclui o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens previnem ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.
Além disso, o Fastback com a marca do escorpião conta com o ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução e sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.
Outros equipamentos
O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura. Na lista estão ainda ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.
O SUV Coupé Fastabck Abarth é bonito, esperto, bem trabalhado interiormente e confortável para dirigir na cidade. Mesmo sendo um esportivo mantém suas qualidades de SUV Coupé em locomoções diárias. Na estrada é um foguetinho e com o modo de condução mais esportiva Poison acionado muda de forma perceptível o comportamento da suspensão, direção e acelerador.
Consumo
Durante o período de avaliação, o Fastback Abarth registrou consumo de 6,5 km/l, com etanol, na cidade, número que só não foi melhor pela falta do start/stop. Na estrada, rodando numa média de 120 km/l, o consumo foi de 9,8 km/l com o mesmo combustível. De 0 a 100 km/h o Fastback Abarth precisa de apenas 7,8 segundos e alcança velocidade máxima de 220 km/h, segundo dados oficiais. Seu peso é de 1.299 kg.
O modelo mede 4.425 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.544 de altura e 2.532 mm de entre-eixos. Seu espaço interno é bom para quem vai no banco da frente e deixa um pouco a desejar no espaço para as pernas no banco traseiro. O porta-malas é gigante com seus 516 litros de capacidade.
A assinatura Abarth está presente em três opções na linha Fiat: no Pulse Abarth, que custa R$ 150.990, no Fastback by Abarth, vendido por R$ 159.990, e no Fastback Abarth, por R$ 162.990. Nas três os pacotes de equipamentos são semelhantes, com assistências e tecnologias.
Ficha técnica: Fastback Abarth
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm;
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Automática de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica de série, com pinhão e cremalheira
Suspensão: McPherson na dianteira; eixo de torção na traseira
Rodas e pneus: 18" com pneus 215/45 R18
Peso: 1.299 em ordem de marcha
Ângulo de entrada: 20°
Ângulo de saída: 23°
Altura livre entre os eixos: 215 mm
Altura mínima do solo: 187 mm
Dimensões: Comprimento (4.425 mm), Largura (1.780 mm), Altura (1.544 mm) e entre-eixos (2.532 mm)
Porta-malas: 516 litros
Tanque: 47 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 3,6 s; 0 a 80 km/h: 5,4 s; 0 a 100 km/h: 7,8 s