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Fiat Strada 2024

Teste: Fiat Strada 2024 chama a atenção no visual exclusivo e no motor turbo de 130 cv

Versão turbinada Ultra avaliada pelo DMAutos é focada mais no lazer e nas atividades do dia a dia


		Teste: Fiat Strada 2024 chama a atenção no visual exclusivo e no motor turbo de 130 cv

Não é de agora que a Fiat Strada, notadamente na sua configuração de quatro portas, vem sendo usada cada vez mais nos afazeres urbanos, como em compras em supermercados, levar crianças nas escolas, passeios em família e outros. Não era assim até pouco tempo atrás, mais precisamente há três anos. A picape compacta líder absoluta de vendas foi se aperfeiçoando e, com isso, forçando uma mudança de comportamento dos usuários. Da lida mais rústica em atividades empresariais, comerciais e rurais, a Strada pulou fortemente para os centros urbanos.

Literalmente, a Fiat Strada deixa de ser praticamente um veículo de trabalho para se tornar meio de transporte das famílias no vai e vem das cidades. A Fiat percebeu a migração da sua picape pequena para os centros urbanos e passou a fazer mudanças para deixá-la mais próxima de veículos de passeio. Afinal, atender os anseios dos consumidores nas suas vontades e necessidades não é uma providência que pode ser ignorada. A Fiat fez as mudanças e a Strada não deixou nada a desejar até aqui.


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A nova geração da Strada, lançada em 2020, foi o ponto de partida crucial para esse novo momento. A picape melhorou não só no visual, mas também no conforto e na dirigibilidade, aproximando mais das atividades urbanas e de lazer. O salto mais alto no processo e evolução da Fiat Strada foi dado com o lançamento da linha 2024, quando finalmente ganhou o tão esperado motor turbo sob o capô, além de um novo e arrojado visual frontal externo nas novas versões topo, a Ranch e a Ultra.

Motor Turbo

A introdução do motor 1.0 turbo flex, de três cilindros, de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com etanol, foi a grande novidade na nova linha 2024 da Strada. Esse propulsor já era esperado desde o lançamento da nova geração da picape, mas a Stellantis, dona da marca, postergou a chegada do motor turbo, que agora já é realidade. Na nova picape, o motor T200, como é batizado, trabalha associado com o também novo câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas.


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Andamos na versão Ultra da nova Fiat Strada, vendida hoje por R$ 135.990, com um bem recheado pacote de equipamentos de segurança. A Ultra, assim como sua versão equivalente Ranch, brigam com a Chevrolet Montana no segmento das picapes compactas. Qual delas é a melhor? Fico com a Strada, a começar pelo visual. Mesmo que o modelo da Chevrolet seja um pouquinho maior e ofereça motor 1.2 com 133 cv de potência, não abro mão da picape da Fiat numa eventual escolha. Na força, a Montana leva a vantagem de um torque a mais.

Desempenho eficiente

Com pegada forte, o motor T200 não decepciona. Ele conta com injeção direta e sistema de válvulas MultiAir. Com gasolina, rende 125 cv e, com etanol, 130 cv. O torque é sempre de 20,4 kgfm, a partir de 1.750 rpm. Esse motor, de desempenho eficiente, é o mesmo que já equipa os Fiat Pulse e Fastback e que vai servir também o novo Citroen C3 Aircross. A diferença é que recebeu ajustes para dar respostas mais imediatas sob capô da picape.


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Nos números do Inmetro, o consumo da Fiat Strada é de 12,1 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina. Com etanol, 12,1 km/litro e 8,3 km/litro, respectivamente. A aceleração 0 a 100 km/h é de 9,8 segundos com gasolina e 9,5 segundos com etanol. Durante o período e avaliação a bordo da Strada Ultra, rodando com etanol no tanque, o consumo ficou na casa dos 8 km/l na cidade e de 11,5 no ciclo rodoviário. O resultado é satisfatório para um motor turbo que não brinca em serviço e responde de pronto com o pé no acelerador.

Suspensão

A introdução do novo motor T200 na Strada exigiu mais da engenharia para deixar a picape mais firme. Foi preciso utilizar novas molas e amortecedores, além de um novo acerto da direção elétrica e pinças de freios dianteiro. Assim, a Strada Ultra melhorou a dirigibilidade diante do motor mais potente. É nítido como picape avançou nesse quesito, o que a deixou com uma pegada com toque esportivo e com perfil mais urbano. O motor turbo mudou por completo o modo de condução da Strada, deixando-a mais prazerosa de dirigir no dia a dia.


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As versões Ultra da Strada 2024, com pegada mais urbana, assim como a Ranch, mais aventureira, são bem parecidas. Ambas receberam um novo parachoque dianteiro, com uma grade destacada, em colmeia, e faróis de neblina em LEDs, não muito diferentes das do Pulse. São inovações exclusivas das duas versões topo da picape e que deram uma sensação de largura e robustez. De fato, mudou o aspecto visual da Strada, que chegou até mesmo ser chamada de “Torinha”, por conta da robustez, numa alusão à Fiat Toro.

Equipamentos

Ultra e Ranch são semelhantes também no pacote de equipamentos. Destaques para o ar-condicionado automático, faróis em LEDs, faróis de neblina em LEDs, estribos laterais, sistema multimídia com tela de 7" com espelhamento sem fios, carregador por indução e outros itens.


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Tira da mente o antigo motor 1.4 aspirado, aposentado no modelo e considere o atual 1.3 aspirado como eficiente para andar, mas quando o assunto é o turbo a coisa fica mais séria. Com esse propulsor, a Strada T200, nas versões Ultra e Ranch ganhou fôlego de sobra para suas atividades diárias, seja nas cidades ou rodovias. Não tem como não ficar empolgado ao volante da Strada turbinada.

Mais rígida

Graças aos ajustes feitos entre o motor e a suspensão, a Strada T200 ficou mais rígida e com respostas mais eficientes, inclusive com freio mais responsivo. Os 130 cv e 20,4 kgfm, já em baixas rotações e associado ao câmbio CVT, garantem uma aceleração eficiente e linear e retomadas seguras, daquelas de fazer esquecer de vez o motor 1.4 aspirado utilizado até a chegada da linha 2024 da Strada. Vale a pena ter uma garagem, seja para qual atividade for. Há versões para todos os planos de uso.


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A Strada 2024 é comercializada em cinco versões, com opção de duas motorizações, duas transmissões e duas configurações de cabine. São elas: a Endurance, com cabine Plus, Freedom, com cabine Plus e Dupla, e a Volcano, com cabine dupla, equipadas com motor 1.3 Firefly, aspirado, de 109 cv e 14,2 kfm de torque,CâmbioCVT, com transmissão manual de 5 marchas. Uma segunda versão Volcano, com cabine dupla, traz o mesmo motor 13. Firefly, mas acoplado à transmissão automática do tipo CVT. Por fim, as versões cabine dupla mais completas e as únicas com motor turbo e ambas CVT, a Ranch e a Ultra.

Fiat Strada 2024: versões e preços

Strada Endurance 1.3 MT Cabine Plus - R$ 101.990
Strada Freedom 1.3 MT Cabine Plus - R$ 108.990
Strada Freedom 1.3 MT Cabine Dupla - R$ 114.990
Strada Volcano 1.3 MT Cabine Dupla - R$ 117.990
Strada Volcano 1.3 CVT Cabine Dupla - R$ 123.990
Strada Ranch 1.0 T CVT Cabine Dupla - R$ 135.990
Strada Ultra 1.0 T CVT Cabine Dupla - R$ 135.990


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Fiat Strada 2024 - versões e equipamentos

Strada Endurance 1.3 MT - A versão de entrada do Fiat Strada é equipada de série com controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios ABS, 2 airbags frontais, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura, molduras nos para-lamas e rodas de aço de 15" com calotas.

Strada Freedom 1.3 MT - Disponível em opções de cabine Plus e dupla, a versão Freedom inclui todos os equipamentos da versão Endurance e acrescenta alarme antifurto, direção elétrica, capota marítima, comandos de áudio no volante, banco do motorista com ajuste de altura, trio elétrico, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB frontal, alça para o passageiro, retrovisores elétricos, display digital de 3,5" para o computador de bordo, chave com telecomando, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Strada Freedom 1.3 MT - Versão Cabine Dupla acrescenta 2 airbags laterais e vidros traseiros elétricos.

Strada Volcano 1.3 MT - Disponível apenas com cabine dupla, inclui os equipamentos da Strada Freedom e ainda adiciona bloqueio eletrônico do diferencial, faróis de LED, faróis de neblina, bancos em tecido, central multimídia com tela de 7", rodas de liga-leve de 16", barras longitudinais no teto, duas entradas USB extra e santantônio.

Strada Volcano 1.3 CVT - Versão AT adiciona câmbio CVT com paddle-shifts e função Sport, volante revestido de couro e carregador sem fio.

Strada Ranch 1.0 Turbo CVT - Versão topo de linha com apelo aventureiro, a Ranch conta com os equipamentos do Strada Volcano CVT e acrescenta câmera de ré, skidplate cinza, ar digital, para-choque dianteiro exclusivo, bancos em couro marrom, badges externos Ranch, detalhes de acabamento na cor marrom, estribo lateral, farol de neblina em LED, retrovisor preto brilhante, pneus 16" de uso misto.

Strada Ultra 1.0 Turbo CVT - Versão topo de linha com apelo urbano, a Ultra traz os itens do Strada Volcano CVT e adiciona skidplate cinza, ar digital, para-choque dianteiro exclusivo, bancos em couro, câmera de ré, badges externos Ultra, detalhes de acabamento escurecidos, estribo lateral, farol de neblina em LED, retrovisor preto brilhante.


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Ficha Técnica - Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Motor: 1.0, turbo, três cilindros
Potência: 130 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio Automático: CVT
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira), tambores (traseira)
Comprimento: 4,47 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,57 m
Entre-eixos: 2,73 m
Caçamba: 844 litros
Capacidade: 650 kg

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