A bordo da E-Transit furgão elétrica, que a Ford está lançando no Brasil, o conforto e a dirigibilidade são de um carro de passeio. A insegurança vem é na hora em que se aproxima do modelo e ali falta ao condutor a experiência de dirigir um veículo do porte da E-Transit. A gigante de cargas urbanas da Ford parece ficar maior ainda do que é, com seu imenso baú e PBT de 3,5 toneladas. Foi exatamente o que vivi na semana passada, quando estive em São Paulo para o lançamento e teste com a E-Transit.
No primeiro contato, a insegurança deu lugar a uma direção tranquila em meio ao intenso trânsito paulistano. Basta a CNH categoria B para dirigir a E-Transit furgão, diferente da de passageiros, que não chega ao mercado por enquanto. Antes de acessar o interior da E-Transit, dei uma conferida no seu tamanho e altura. Afinal, um veículo com quase seis metros de comprimento e três de altura não é pouca coisa.
Pronto! Acionamos o botão de partida e lá fomos nós para as ruas com a van furgão elétrica de R$ 542 mil. Os grandes retrovisores externos ajudaram bastante e depois de alguns quilômetros rodados nem parecia que dirigíamos um furgão de tanta comodidade. Na cabine os mínimos ruídos vinham do atrito dos pneus com o asfalto. Nada mais.
Torque imediato
Outro cuidado que tivemos logo na saída é que se tratava de um modelo de carga 100% elétrico, cuja aceleração proporciona arranques muito rápidos. Coisa de motor elétrico, que alcança seu torque máximo de forma imediata. Era só pegar o jeito de acelerar a bruta dedicada ao trabalho, que levou apenas alguns minutos. Já tínhamos dirigido alguns carros elétricos, mas do porte de uma E-Transit ainda não.
Até que me saí bem rodando com a Ford E-Transit pelas ruas de São Paulo. As buzinadas que ouvia eram das motocicletas que fazem entregas rápidas e buzinam o tempo todo fazendo malabarismos no trânsito. É assim dia a dia do paulistano no trânsito. Nós é que imaginamos diferente, certos de que as buzinadas são resultados de uma direção inadequada.
Sustentabilidade
A Ford E-Transit que testamos chega ao mercado representando uma nova opção para o cliente de veículos comerciais que busca sustentabilidade nas suas operações com mais eficiência e produtividade. Ela vem acompanhada também da inédita configuração chassi cabine, a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 t. A van de passageiros elétrica da Ford, por sua vez, fica para depois.
O modelo em sua configuração furgão dispõe de quatro configurações com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, com capacidade de carga que varia de 800 a 1.000 kg. A versão chassi cabine tem configurações com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. A garantia para ambas é de três anos ou 100.000 km, com cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.
Custo baixo
A E-Transit traz vantagens em relação à versão à combustão. Seus diferenciais vão muito além das emissões zero, favorecendo em muito seu custo de posse. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.
A Ford Pro não está apenas vendendo a E-Transit. A marca apoia também os clientes na transição para a eletrificação da frota, com a antecipação de suas necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga. Esse acompanhamento em tempo integral da jornada do consumidor inclui desde a entrega técnica do veículo, treinamento, test-drive e monitoramento via conectividade, até a assistência técnica com um representante dedicado.
Potência e torque
A Ford E-Transit furgão e chassi são equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 43,8 kgfm de torque. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi cabine, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
Outra vantagem é a autonomia superior à das concorrentes do mesmo segmento, de 317 km (WLTP). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2 (padrão europeu), com um sistema de gerenciamento de recarga que otimiza a sua vida útil.
Tecnologias
Como diferenciais exclusivos, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.
Também é a única com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.
A versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender também o transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias.
Ford Pro
A Ford Pro também dá suporte ao cliente na transformação dos veículos e desenvolvimento de projetos especiais. Esse trabalho é feito pela engenharia da marca junto com transformadores localizados nas principais regiões do país, que podem ser credenciados pelo programa de certificação de qualidade Ford Pro Convertor.
O programa Ford Pro Convertor tem hoje 30 transformadores certificados, que já desenvolveram mais de 80 projetos de modificação de veículos, incluindo versões da Ranger para forças de segurança, Transit Chassi com baú, carga seca e plataforma, Transit Minibus para transporte escolar e executivo e Transit Furgão de ambulância e bombeiros, entre outros.
Vendas
“O nosso volume de vendas de veículos comerciais no Brasil cresceu 60% nos últimos 24 meses. Somamos mais de 5.200 unidades em 2023, considerando comerciais leves e picapes de trabalho. O plano é continuar crescendo, incorporando mais novidades no nosso portfólio de produtos e serviços”, frisou Guillermo a Lastra, Diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Na América do Sul, mais de dez empresas participaram do programa de testes com a E-Transit. São clientes do Brasil, Argentina e Chile, principalmente do setor logístico e de e-commerce, com frotas médias e grandes, que rodaram com 11 vans elétricas por mais de 60.000 km em condições reais de operação. Em breve, lembra a Ford Pro, o programa será estendido também à Colômbia.