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Ford Maverick Hybrid

Teste: Impressões ao dirigir a Ford Maverick Hybrid 2023

Surpreendente, primeira picape híbrida do mercado se garante em conforto e economia


		Teste: Impressões ao dirigir a Ford Maverick Hybrid 2023


Ficou distante o tempo em que picape era a mais pura representação de motor a diesel. Praticamente ninguém comprava outra picape cujo motor não tivesse essa característica. Os tempos de hoje são bem diferentes e as opções de mercado são bem variadas. Tem diesel, gasolina, as flex movidas a gasolina e etanol e a híbrida que associa o uso de gasolina e motor elétrico.

Quem sabe num futuro bem próximo não tenhamos uma picape que rode com etanol e motor elétrico? Os tempos mudaram e as tecnologias ganharam o lugar de motores exclusivamente a combustão e altamente poluentes. O motor a diesel, que sempre foi visto como de longa duração e de custo mais baixo, perdeu sua hegemonia sob o capô das picapes.


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Os tempos mais modernos trouxeram propulsores capazes de cumprir, com durabilidade e consumo, o mesmo papel que foi durante anos do diesel. Flex e híbridos são as palavras de ordem do momento em todos os segmentos do mercado automotivo, mas há quem ainda não abre mão de ter uma picape a diesel.

Pioneirismo

No segmento das picapes, uma não é flex, mas é pioneira no quesito híbrido. Trata-se da Ford Maverick Hybrid 2023. O modelo acaba de chegar ao País como a primeira picape híbrida do mercado. Ela vem do México e já começa a despertar a atenção dos consumidores. A Maverick pode representar uma mudança de cultura na hora de comprar uma picape que compete no segmento intermediário do mercado, não sendo nem média, nem compacta no tamanho.


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É diesel? A costumeira pergunta que comumente era feita quando o assunto girava em torno de picapes passou a ser dividida com o sistema flex e agora mais recente entrou em cena a palavra híbrida. Motor flex é aquele consume associadamente gasolina e etanol ou um e outro separadamente nos carros de passeio. Híbrido significa que consome os dois combustíveis da mesma forma, mas com um motor elétrico trabalhando junto ou separadamente.

Em se tratando de picapes, a Ford sai na frente e torna-se pioneira ao lançar no mercado a nova Maverick Hybrid. A tecnologia híbrida da Maverick é de fazer inveja à concorrência. A novidade é inovadora no segmento e com consumo e autonomia que preocupam os concorrentes com motor a diesel. Ai, estamos falando mais diretamente da Fiat Toro.

Teste: Maverick Hybrid 2023

É exatamente sobre a Maverick Hybrid 2023 que vamos falar na matéria que segue. A Ford cedeu a versão eletrificada ao DMAutos para avaliação. Foram sete dias de andanças com a picape de perfil urbano com performance esportiva.


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Rodamos no asfalto, mas também levamos a Maverick para terra, onde seu desempenho nos surpreendeu pela disposição de encarar terrenos acidentados. A cor laranja não me agrada, mas a da Maverick testada tem seu charme. Cada um tem seu gosto e há cores para todos. Pronto!

Com visual bem parecido com o da sua irmã puramente a combustão, a Maverick FX4 Lariat, a versão híbrida só muda nas rodas de 18 polegadas, com desenho exclusivo, e na grade dianteira ativa, ou seja, que abre e fecha para otimizar o fluxo de ar. Com isso, melhora a aerodinâmica da picape e contribui para a redução de consumo do motor híbrido.

Tirando as diferenças externas mencionadas, a Ford Maverick Hybrid, que também ass


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ina Lariat, mantém a mesma aparência da FX4, destacando seu visual robusto e imponente. Ela é fruto da inspiração tirada literalmente das irmãs maiores, a Ranger e F-150. Embaixo do capô a coisa muda radicalmente. Diria até que para melhor. Não que a versão a combustão não tenha virtudes que se equiparem à versão híbrida.

Híbrida e combustão

Vamos à diferenças de um motor e outro da mesma picape. Enquanto a versão a combustão conta com motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, o mesmo do SUV Bronco, na híbrida o conjunto associa um motor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson, que gera 164 cv e 21,5 kgfm de torque, e um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm de torque, associado à transmissão automática e-CVT.


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Não pense que o torque do motor da Maverick Hybrid e tão inferior como aparece nos números. Lembre-se que o motor elétrico, com seus 23,9 kfm de torque, é o que responde na primeira aceleração. Assim como todo propulsor elétrico, já arranca na sua totalidade de força. De repente, a Maverick Hybrid dá um salto à frente com uma arrancada incrível, o que a torna uma picape ágil nos centros urbanos.

Como funciona o conjunto híbrido da Ford Maverick? O gerenciamento entre um e outro é feito de modo automático. Impossível o condutor escolher entre pilotar no modo híbrido ou apenas no modo a combustão ou no puramente elétrico. Esquece. A tecnologia é inteligente e funciona de forma transparente e variável, conforme a carga disponível na bateria do conjunto híbrido. A bateria está instalada debaixo do banco do passageiro traseiro e tem capacidade de carga de 1,1 kW/h.


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Interior

Por dentro, a versão híbrida da Maverick o acabamento não muda em relação à FX4 Lariat, a combustão. Ambas têm os mesmos portas-objetos, nichos e porta volumes, materiais utilizados nas portas e painel, além do estilo visual. A Maverick, tanto a híbrida como na versão a puramente a gasolina, mostra personalidade própria, mas com uma proposta bem alvissareira.

O estilo quadradão nas linhas externas da Maverick Hybrid é marcante. O mesmo pode ser visto por dentro, onde as linhas do painel não escondem um estilo próprio no desenho, além do console e dos puxadores das portas. Coisa bem ao gosto aventureiro, como de fato é a pegada da Ford Maverick Hybrid, assim como sua irmã somente a gasolina.


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Para não dizer que tudo no interior é exatamente igual, na híbrida, bem no canto esquerdo do closter, tem um indicador de uso de energia. Logo acima do painel digital, amostras sobre o status de carga da bateria e a indicação da quantidade de quilômetros que você rodou utilizando eletricidade. São detalhes muito interessantes que a Maverick Hybrid oferece.

Silenciosa

Não se preocupe com a silencio absoluto quando der a partida na picape. Afinal, o motor elétrico acionado inicialmente não emite qualquer ruído. Quando a Maverick começa a se movimenta causa uma sensação boa pela falta do barulho dos motores tradicionais. Mesmo rodando no motor a combustão, a picape híbrida é bastante silenciosa e com baixo nível de vibrações e o propulsor emite até ronco esportivo nas acelerações mais fortes.


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A versão a combustão, equipada com motor 2.0 de 253 cv, surpreendeu na aceleração quando tivemos a oportunidade de testá-la. Com motor puramente a gasolina e transmissão de oito marchas, a Maverick convencional vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. É muito rápida e tem consumo altamente satisfatório, considerando a potência disponibilizada no motor 2.0. Ela alcança facilmente 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, em números redondos.

Por sua vez, a picape com tecnologia híbrida anda também muito rápido. Combinados, os dois motores levam a picape híbrida de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e à velocidade máxima de 175 km/h. É uma performance considerável para uma picape que se propõe a ser econômica, como de fato é.


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A híbrida perde em potência e torque para sua irmã a combustão, mas ganha no baixo consumo de combustível. Sua autonomia pode passar dos 800 km com um tanque de gasolina, graças à perfeita e inteligente combinação do sistema híbrido.

Consumo

Em termos de economia, a Maverick Hybrid surpreende muito mais com sua média de consumo de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Mas o consumo final, com uma direção racional, pode alcançar 18 km/l no perímetro urbano e 15 km/l o ciclo rodoviário. Confesso que não consegui chegar a tanto durante o teste com a híbrida, tendo alcançado em ambos os casos, respectivamente, média de 15,4 km/l e 13,2 km/l mas sem fazer uso do modo Eco.


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Com sua picape híbrida, bem como com a configuração movida exclusivamente a gasolina, a Ford quer atrair consumidores de picapes e SUVs equipados com motores diesel. A Toro, da Fiat, e o Compass, da Jeep, são os alvos mais visados. Além de todas as qualidades da Maverick Hybrid, o consumidor da nova e inédita picape terá em mãos um produto com uma dirigibilidade incrível pelo conforto que oferece no rodar de um SUV.

O baixo nível de ruído da Ford Maverick Hybrid está também nos pés da picape. O modelo eletrificado da Ford calça pneus Michelin Primacy 4+ 225/60 R18 All Season de uso urbano, mais silencioso e com maior oferta de aderência. A híbrida não traz a tração integral AWD da sua irmã FX4. Na dianteira a suspensão é independente MacPherson e, na traseira, independente twistbeam com molas vetorizadas.

Picape ágil

Vendida normalmente no mercado por R$ 244.890, mas com uma redução de R$ 10 mil no preço ao longo deste mês de agosto, a Maverick Hybrid é bastante ágil no dia a dia do trânsito urbano graças à capacidade de reação instantânea do motor elétrico e tem na direção elétrica um item que traz muito conforto.


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Em relação aos equipamentos, a configuração híbrida não oferta itens importantes como piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento. Entre os itens de série estão o painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.

No quesito segurança, a picape eletrificada da Ford vem de série com sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de reboque, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.


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Já imaginou andar de picape com um consumo de carro popular? Nenhuma outra do segmento oferece tanto, como a Ford Maverick Hybrid. Fica a dica!

Ficha Técnica: Ford Maverick Lariat Híbrida 2023

• Motor 2.5 Atkinson – potência: 194 cv; torque: 21,5 kgfm
• Transmissão automática e-CVT
• Tração FWD
• Aceleração 0 a 100 km/h: 8,7 s
• Velocidade máxima: 175 km/h
• Consumo: 15,7 km/l na cidade; 13,6 km/l na estrada
• Suspensão dianteira independente MacPherson e traseira independente
twistbeam com molas vetorizadas.
• Direção elétrica
• Controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa
• Freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e sistema
auto hold
• Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, alerta de
colisão frontal, sistema de assistência de frenagem e freio automático após
impacto
• 5 modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e
Reboque/Transporte
• Piloto automático
• Sistema Auto Start/Stop
• Sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista)


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Itens externos

• Rodas de liga leve de 18", pneus 225/60 R18 All Season e estepe full-size
• Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução
diurna
• Travas elétricas das portas e da caçamba
• Retrovisores elétricos com repetidor de seta
• Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote
• Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas
laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas

Itens internos

• Ar-condicionado automático digital de duas zonas
• Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford
Power)
• Abertura das portas por código sem chave (Keypad)
• Volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
• Bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste
elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de seis
posições para o passageiro
• Bagageiro sob o banco traseiro
• Câmera de ré
• Vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque
• Vidro elétrico da caçamba
• Painel de instrumentos com tela colorida de 6,5"
• Seletor de marchas rotativo (E-Shifter)
• Para-brisa acústico
• Console central com porta-objetos e descansa-braço
• Tomada de 12 V na traseira
Multimídia
• Sistema Sync com tela touch-screen de 8"
• Compatível com Android Auto e Apple CarPlay
• Comandos de áudio e voz no volante
• Bluetooth; Rádio AM/FM; 6 alto-falantes
• 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras)
Conectividade FordPass
• Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)
• Travamento e destravamento remoto
• Partida remota com acionamento do ar-condicionado
• Partida remota agendada
• Sistema de localização do veículo
• Alerta de acionamento do alarme
• Alertas de funcionamento do veículo

Segurança

• Monitoramento de pressão dos pneus
• Alarme perimétrico com imobilizador
• Cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na
frente; ganchos Isofix; 3 alças de segurança dianteira e traseiras

Acessórios

• Capota rígida elétrica
• Capota rígida manual
• Capota marítima
• Santantônio
• Sensor de estacionamento
• Ponteira de engate
• Chicote elétrico do engate
• Assistente de descida da tampa da caçamba
• Suporte para bicicleta
• Extensor/divisor de caçamba
• Caixa organizadora lado esquerdo
• Caixa organizadora lado direito
• Estribos
• Alargador de paralama
• Entrada de ar do capô
• Aerofólio da cabine
• Aerofólio da porta traseira
• Acabamento da porta traseira

Medidas

Comprimento: ...........................5.073 mm
Largura:.....................................2.134 mm
Altura:........................................1.733 mm
Distância entre-eixos:................3.076 mm
Vão livre do solo: ......................200 mm

Capacidades

Peso bruto total:........................2.359 kg
Caçamba:..................................938 litros
Capacidade de carga................659 kg
Capacidade de reboque:...........400 kg
Tanque de combustível:............57 litros
Imersão:....................................450 mm

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