A Mitsubishi L200 Triton Sport não é mais a mesma desde 2020, quando passou por uma mudança radical no visual, trocando as linhas obsoletas por uma aparência mais moderna. Era só isso que faltava à picape conhecida pelo DNA 4x4? Não e não! A L200 ainda precisa de mexer em alguns pontos para se tornar referência na categoria, mas no geral a mais 4x4 das picapes, fabricada em Catalão, em Goiás, já merece ser vista com olhos muito mais voltados para a razão do que a emoção.
Por que o trocadilho razão e emoção. A explicação é simples. A compra de um carro tem como ponto de partida o visual, que mexe com o emocional. A razão está ligada à aquisição de um produto com equilíbrio e pés no chão. A L200 Triton Sport deve ser vista, no caso, como uma opção de compra que tem como peso maior a razão. Afinal, a picape japonesa tem qualidades ainda não enxergadas pelos consumidores fora da sua já conhecida capacidade todo-terreno.
Lugar de destaque
A picape média da marca japonesa merece ocupar um lugar de destaque nas vendas. Se não conseguiu chegar lá ainda, sua nova geração, prevista para o próximo ano, será garantia da mudança definitiva. Espera-se um novíssimo produto, capaz de promover o merecido reconhecimento da L200 no segmento das picapes médias no mercado.
Além de mudanças visuais, a nova L200 deve também aposentar o atual motor 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque e adotar um propulsor mais potente, acima dos 200 cv. Quarta colocada em vendas atualmente, considerando apenas as picapes médias, a Mitsubishi L200 já pode ser pensada como um problema futuro para a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a já superada Chevrolet S10, desatualizada e em queda livre nas vendas.
Já com a atual geração, a L200 Triton Sport 2024 bem que poderia ter números melhores nas estatísticas de vendas. Isto pelo fato de reunir qualidades de sobra para sair da condição de quarta colocada. O primeiro passo foi dado com o moderno e marcante facelift de 2020, válido até os dias atuais. Tem a cara dos seus irmãos SUVs, o que reforça a beleza e robustez do seu visual.
Robustez
Olhando a Mitsubishi L200 Sport pela lateral e frente tem-se uma impressão de uma picape bem maior do que ela é na realidade. As rodas de 18 polegadas e o desenho frontal, com iluminação Full-LED se sobressaem. Quer ver o quanto a L200 Triton Sport melhorou o visual com a geração atual é só fazer um comparativo com a versão Outdoor do modelo, que segue ainda o visual antigo. Você vai se surpreender.
O DMAutos avaliou durante 10 dias a versão topo da linha L200 Triton Sport, a HPE-S, cedida pela Mitsubishi. A picape é valente de natureza. Parece ter sido feita para encarar todo tipo de terreno e foi rodando em estradas de chão que tivemos mais uma vez certeza de tratar-se de uma picape diferenciada. A suspensão é o ponto forte da L200 por ser bem calibrada e capaz de absorver bem os impactos dos pisos de terra.
A picape 2024 traz não só um bem acertado visual, com linhas agressivas e robustas. Juntos vem o novo sistema de transmissão automático de seis velocidades, acoplado ao motor 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros, e novos sistemas ativos de segurança FCM, UMS, LDW, BSW e RCTA.
Melhorias
A Mitsubishi L200 Triton Sport é espaçosa (mas não a maior da categoria) e confortável no interior. Contudo, deixa a desejar ainda na falta de um painel mais moderno, no freio de estacionamento acionado por botão e na tela multimídia maior e com boa resolução. Estamos falando, obviamente, de uma versão que custa na casa dos R$ 300 mil e que merece, portanto, mais atrativos para despertar olhares de quem quer uma picape valente, mas que oferte mais itens de conforto e modernidade.
Ainda assim a L200 é melhor em conforto do que as tradicionais Toyota Hilux e a Chevrolet S10, mas perde para a Ford Ranger nesse quesito. A nova geração da L200 Triton Sport deve corrigir seus pontos fracos. Ao menos é o que se espera de uma picape que já deu o primeiro passo para se tornar referência na categoria e passar a ser vista também com bons olhos. Além do conforto, o ruído interno é quase imperceptível, graças à boa vedação acústica.
Durante o período de testes com a Mitsubishi L200 Triton Sport 2024 exigimos bastante do modelo. Rodamos no chão no asfalto para sentir o comportamento da picape em várias situações. Para quem precisa de uma picape capaz de encarar todo-terreno, a L200 é uma excelente indicação. Na condução da L200 o peso da direção hidráulica foi sentido nas manobras, mas nada que causasse desconforto.
Modos de condução
A picape da Mitsubishi oferece o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) com quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência
4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama
O motor 2.4 de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque não pode ser apontado como referência em potência e torque, mas apresenta desempenho muito satisfatório. Ele deixa nitidamente a impressão de priorizar a força ao invés da agilidade. Um motor com mais cavalos e força daria mais visibilidade à L200 Triton Sport, considerando que a concorrência já emprega motor com mais potência e torque. O novo câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais, faz casamento perfeito com o motor 2.4 turbodiesel.
Por falar no câmbio automático da Mitsubishi L200, a picape avaliada traz aletas para trocas de marchas fixadas na coluna de direção, permitindo uma condução mais esportiva. Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Nissan Frontier não disponibilizam o item em seus modelos, nem nas versões mais completas. Outro ponto positivo na L200 Sport Triton HPE-S está na saída de ar para a segunda fileira de bancos. Tradicionalmente posicionado no console central, na picape da Mitsubishi fica no teto.
Opinião
A Mitsubishi L200 Triton Sport 2024 casou boa impressão no geral. Com um visual que chama a atenção pela modernidade e robustez, a picape da marca japonesa tem tudo para crescer em vendas. Bem melhor e muito mais bonita do que a anterior, a geração atual traz avanços consideráveis para uso urbano, sem abdicar da sua principal característica off-road.
Durante o período de testes, a versão HPE-S da L200 Triton Sport foi bastante generosa também no consumo. Fez 8,8 km/l rodando na cidade, enfrentando um calor em torno de 40º graus, e 10,6 km/l no ciclo rodoviário.
A versão testada oferece, dentre ouros itens, controle Ativo de Tração e Estabilidade, Faróis Full LED, Lanterna de LED, rodas de liga leve aro 18", caçamba com proteção X Liner, Assistente de Frenagem de Emergência, seis airbags, banco com ajustes elétricos para o motorista, Sistema de frenagem autônoma, sistema de monitoramento de pontos cegos, Sistema de prevenção de aceleração involuntária, assistente de descida em rampas, sistema de aviso de tráfego traseiro, controle de descida, alerta de mudança de faixa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, GPS, retrovisor interno eletrocrômico e vidros elétricos em todas as portas.
Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 – Ficha técnica
Motor: 2.4, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbo, diesel, duplo comando de válvulas, injeção direta
Direção: Hidráulica
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: automático (seis marchas)
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Freios: a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira
Velocidade máxima: 190 km/h
Peso: 1950 kg
Tanque: 76 litros
Caçamba: 1.046 litros
Suspensão: independentes com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira)
Dimensões: 5.300 mm comprimento, 3.000 mm entre-eixos, 1.820 mm largura, 1.795 mm altura
Altura do solo: 220 mm