Quando a Renault anunciou que iniciaria uma nova era na fabricação de veículos no Brasil, a marca deixou clara sua disposição com o lançamento que seria o ponto de partida para esse novo tempo: o Kardian. O SUV compacto global, desenvolvido e produzido no País, nasceu todo novo, fruto de uma novíssima plataforma, a mesma que servirá de base para novos lançamentos da marca. Com seu novo plano de ação, a Renault mostra que quer se desvincular de modelos mais simples, inspirados na romena Dacia.
Portanto, a Renault inicia uma nova história no Brasil com Kardian. O modelo estreou um novo segmento no mercado, apostando no seu projeto de construção, a partir da inédita e moderna plataforma Renault Group Plataform Modular. Definitivamente, a Renault decidiu virar a chave para dar um start olhando para o futuro. A marca, sempre mais simplista nos seus projetos, exceto no do Megane, entendeu que é preciso rever conceitos e avançar para não ser figura sem expressão no mercado.
Não bastasse ser um produto onde novos conceitos de segurança, beleza e modernidade dão o tom da sua chegada ao mercado, o Kardian já surgiu se impondo. Estreou com um novo motor 1.0 Turbo, batizado de TCe, sob o capô, com espertos 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, abastecido com etanol, associado a um também novo câmbio automatizado com seis marchas de dupla embreagem, banhado a óleo. O Kardian tem o porte do VW Nivus e do Fiat Pulse e é um pouquinho maior do que seu irmão Stepway.
No lançamento do Kardian, em fevereiro deste ano, a Renault não cogitou de trazer uma versão de entrada manual, de seis marchas, com o mesmo motor turbo. Agora veio a boa surpresa com a nova versão MT6 Evolution e o SUV ganhou mais uma opção no seu catálogo. Aí vem a imaginação de tratar-se de uma versão pobre no acabamento e nos equipamentos juntamente por ser a de entrada, com câmbio manual. Pelo contrário, o Kardian Evolution MT tem muito de atrativos.
A nova versão Evolution, manual, que nós acabamos de testar, traz os mesmos equipamentos da versão Evolution automatizada e o mesmo acabamento. É diferente apenas no preço de R$ 106.990 – a versão correlata automatizada custa R$ 115.900 - e na transmissão. A novidade da Renault é uma boa pedida, mas seu comprador será mais específico. Por custar acima de R$ 100 mil e ter câmbio manual, a versão automatizada mais em conta do modelo francês passa a ter um atrativo maior.
O câmbio manual JX22 do Kardian Evolution é produzido em Portugal, pela Horse, e foi desenvolvido com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível. Foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, oferecendo relações curtas na primeira, segunda e terceira marchas. Já as relações de quinta e sexta marchas mostram um melhor consumo e conforto acústico, principalmente em estrada.
A nova versão é interessante porque permite ao condutor fazer uma direção com uma pegada diferente, sempre ao seu gosto na troca de marchas, aproveitando o fôlego turbinado do motor 1.0 TCe, de três cilindros. O Kardian não é, definitivamente, um esportivo, mas seu motor apimentadinho favorece uma condução mais arrojada. A versão é prazerosa de dirigir e tão boa quanto a automatizada, com a diferença que de ter que estar sempre com a mão direita na alavanca do câmbio.
Estava em dúvida sobre o nível de equipamentos do Kardian Evolution manual? Então, vai vendo que não é nada disso. A versão vem com faróis em LEDs divididos em duas partes, sendo que parte superior há o DRL, enquanto na inferior, faróis baixo e alto, também em LEDs. Na traseira, lanternas tridimensionais também em LEDs, com formato em C. Assim como na versão Evolution automatizada, a com câmbio manual traz também rodas de aço aro 16" com pneus 205/60. Viu ai que as rodas são de aço, né? Se não observar bem para ver que têm calotas, passa fácil por rodas de liga-leve.
Durante o período de avaliação do Kardian manual, o consumo foi um ponto interessante. Ele foi mais econômico do que a versão automatizada. Rodando com etanol, fez 9,6 km/l na cidade, enquanto na estrada, com o mesmo combustível, registrou 11,9 km/l. Os números são bons para um motor 1.0 Turbo, com 125 cv de potência e faz a conta de abastecimento ficar mais barato num comparativo com a versão automatizada.
O interior do Kardian alia conforto e praticidade. Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digital de 7”. A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário.
De série, a versão Evolution conta com importantes equipamentos de segurança e comodidade, como seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, entre outros itens.
Um dos destaques do Kardian é a funcionalidade das barras de teto. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.
Com um comprimento de 4,12 metros, 1,75 metro de largura e 1,54 metro de altura, o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. A distância entre-eixos de 2,60 metros, a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros.
Os ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, tornam o modelo versátil e adequado para todos os trajetos. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos de destaques da sua versatilidade.
Com a chegada de mais um membro na família, o Kardian, que chegou para competir no segmento B-SUV, passa agora a ter quatro versões: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC, Techno com câmbio EDC e Première-Edition com câmbio EDC.
Renault Kardian Evolution MT6 – Equipamentos de série
· Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar-condicionado digital com função auto
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16”
· Aerofólio traseiro
· Start&Stop
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros
Renault Kardian 1.0T MT6 - Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, injeção direta, turbo, flex
Potência e torque: 120/125 cv a 5.000 rpm; 20,4 a 2.000 rpm (G), 22.4 kgfm a 2.250 rpm (E)
Transmissão: manual de 6 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, rodas de aço aro 16 com pneus 205/60
Dimensões: Comprimento: 4,12 metros, Entre-eixos: 2,60 metros, Altura: 1,60 metro, Largura: 1.75 metro
Peso: 1.163 kg em ordem de marcha
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 358 litros