
A Citroen conseguiu quebrar o paradigma de SUVs estilo Coupe vendidos com preços mais elevados e lançou um modelo mais em conta, possibilitando o consumidor menos endinheirado a ter um carro com esse perfil. Estamos falando do inédito Citroen Basalt, o primeiro SUV Coupe da marca para a região. O Basalt é robusto e mostra toda a sua versatilidade na condução, espaço interno e desempenho do motor Turbo 200, com até 130 cv, associado à transmissão CVT, que simula sete marchas.
Até a chegada do Citroen Basalt não existia no mercado a oferta de modelos do segmento com preços acessíveis. O Basalt é o SUV Coupe mais em conta do mercado e parte de R$ 91.990 na versão de entrada, a Feel, equipada com motor 1.0 Fireflay, aspirado, e transmissão manual de cinco marchas. Acima estão as versões com transmissão CVT e motor 1.0 Turbo, a Feel e a topo Shine, que acabamos de avaliar. No lançamento do modelo, a Citroen apresentou a série especial First Edition.

Ao apresentar o Basalt ao mercado, a Citroen se posiciona de forma extremamente competitiva no segmento. O modelo permite aos consumidores a tão sonhada possibilidade de ter na sua garagem um SUV Coupe, antes só encontrados em modelos superiores, com estilo, conforto, espaço e preço mais em conta, além de um conjunto mecânico com bom desempenho e baixo consumo.
Conceito Vision
O Citroën Basalt reúne elementos que foram antecipados pelo conceito Vision, incluindo um design único, proporções elegantes e muita robustez apresentadas em suas linhas fortes vistas em toda a carroceria. Esse conjunto produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local embala uma estrutura moderna, preparada para oferecer um produto qu7e atenda os anseios dos consumidores, geralmente chefes de famílias.

Assim como na versão Shine testada pelo DMAutos, as demais versões trazem de série um pacote competitivo de equipamentos, além de atributos diferenciados em seu segmento, como o design diferenciado e evidenciado pela traseira alta e robusta, um dos pontos de destaque do modelo. O Basalt é favorecido pela moderna arquitetura da plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência e amplo espaço interno.
Estilo proporcional
O entre-eixos de 2,64 m do Basalt, SUV compacto com pegada de coupe, permitiu a criação de um estilo proporcional, que une com perfeição a dianteira e traseira de balanços curtos — conceito que dá leveza ao desenho ao mesmo tempo em que favorece os amplos ângulos de entrada e saída. O Basalt é maior do que parece e seu espaço interno tem um atrativo que chama a atenção, podendo até atrair consumidores de outras categorias pela comodidade.

Outras medidas do novo SUV de estilo coupe da Citroen. Ele mede 4,34 m de comprimento, 1,58 m de altura e 1,82 m de largura. A título de comparação, o Fiat Fastback tem 4,42 m de comprimento, 1,54 m de altura, 1,77 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. O Volkswagen Nivus tem 4,26 m de comprimento, 1,49 m de altura, 1,75 m de largura e 2,56 m de entre-eixos. Dessa forma, o Basalt é mais generoso em todas as proporções. O modelo da marca francesa sair na frente com nítidas vantagens.
Os vincos nos para-choques, laterais e teto do Citroen Basalt transmitem solidez, enquanto as elegantes elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas. O resultado é uma grande abertura da tampa sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.

Os elementos escurecidos ao redor dos arcos dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques conferem um visual bonito ao modelo, mas servem também para proteger a carroceria contra pequenos impactos de detritos. O cuidado com que o Basalt foi projetado surge até nos mais singelos elementos, como os exclusivos Color Touchs: estas discretas barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, identificam as versões de forma visual.
Versão feel
Na versão Feel, esses elementos são pintados no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane. A escolha de cores especiais se faz presente nas opções disponíveis para o cliente, começando pelo Cosmo Blue, que faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do novo SUV Coupe Basalt.

A paleta de cores do Basalt é complementada pelo vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine que nós avaliamos também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera. O Basalt é produzido em Porto Real (RJ) sobre a plataforma CMP, tratando-se de um projeto global, mas exclusivo para países emergentes. O modelo e é fabricado também na Índia, onde é vendido desde o ano passado.
Visual extrerno
O cuidado dispensado com o visual externo teve o mesmo tratamento no interior, projetado para receber até cinco adultos com conforto. O painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a já consolidada e reconhecida central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo dele, a oferta do ar-condicionado digital automático permite a escolha da temperatura que melhor agrade aos ocupantes ao toque de um botão.

O Basalt traz apoio de braço para o condutor, equipamento de série em todas as versões. Os cuidados no habitáculo interno passam pela oferta dos exclusivos encostos de cabeça laterais traseiros com abas. Aqui, o foco total em acessibilidade da Citroën é literal, graças ao amplo ângulo de abertura das portas traseiras e desenho inteligente da coluna C.
Prazer ao dirigir
Dirigir o Basalt é prazeroso sob todos os aspectos, inclusive na acústica, que isola totalmente os ocupantes do ambiente exterior. A suspensão do modelo, bem calibrada, entrega o máximo de conforto. Com isso, roda nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. Os pneus de medida 205/65 oferecem boa aderência, enquanto as rodas de liga-leve de 16 polegadas, comum à todas as versões, agregam ainda mais design ao conjunto.

O Citroen Basalt adota uma direção assistida eletricamente bastante leve. Soma-se a ela um ar-condicionado eficiente e silencioso. Sua lista de equipamentos de série, em todas as versões, inclui itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
Comodidade
A cabine desenvolvida com foco total na comodidade para os ocupantes entrega um amplo espaço interno para cabeças, pernas e ombros de todos, inclusive os passageiros que viajarem no banco traseiro (que também têm a facilidade de duas entradas USB dedicadas posicionadas entre os bancos frontais). O amplo porta-malas de 490 litros (padrão VDA), com tampa com abertura total, é outro ponto que ressalta as qualidades do faz do Basalt. Com os bancos traseiros rebatidos, o compartimento ganha outro formato.

Sob o capô, duas opções de propulsão projetadas para o melhor uso de cada cliente. O motor 1.0 Firefly, aspirado, da versão de entrada Feel, trabalha associado a um câmbio manual de cinco marchas. Seu consumo de combustível é de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), segundo dados do Inmetro. Ele possibilita uma autonomia superior a 680 km com um só tanque.
Dinamismo
Mais potente do segmento, o motor 1.0 Turbo do Basalt dá ainda mais dinamismo ao modelo. Batizado de Turbo 200, sua moptorização é o única da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência.
Quer um Basalt com mais exclusividade? A Mopar dispõe de uma ampla gama de acessórios genuínos para deixar o estiloso SUV ainda mais diferenciado, sem perda da garantia. São mais de 30 itens disponíveis, incluindo carregador por indução, iluminação ambiente, pedaleiras esportivas e muito mais. Todos os acessórios Mopar podem ser adquiridos e instalados diretamente nas concessionárias, no momento da compra ou em qualquer oportunidade que o cliente quiser.

Versões e preços
Citroën Basalt Feel: R$ 91.990
Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 99.990
Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 105.899
Citroen Basalt 2025 – Equipamentos de série e opcionais
Citroën Basalt Feel
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiro
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Retrovisores elétricos
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Citroën Basalt Feel Turbo 200
Todos os itens da versão Feel e acrescenta:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
Citroën Basalt Shine Turbo 200
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 e acrescenta:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional: Pintura bitom com teto Perla Nera
Ficha técnica: CItroën Basalt Shine 2025
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, turbo
Potência: 130 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, sete marchas simuladas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Tanque: 47 litros
Porta-malas: 490 litros (VDA)
Peso: 1.182 kg
Dimensões: Comprimento:4,34 metros, Largura 1,82 m, Altura: 1,58 m e entre-eixos: 2,64 m
Consumo: Etanol: 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada; Gasolina: 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada
Fonte: Fabricante

































