Boas impressões é o que não faltam ao novo Tiguan Allspace 2024, SUV médio com capacidade para de sete passageiros que a Volkswagen traz de volta ao Brasil na versão única R-Line. Andamos no modelo na região de Itu, interior de São Paulo, para explorar ao máximo o conjunto de novidades que o SUV passa a oferecer, além do novo visual. O Tiguan Allspace 2024, anunciado por R$ 278.990, virá do México e já pode ser reservado.
No seu recomeço no Brasil, o reestilizado Tiguan Allspace traz mudanças consideráveis. Na dianteira recebe linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix, tecnologia já conhecida nos modelos da Audi, estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira e novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50. Desde o seu lançamento em 2018, no Brasil, o Tiguan Allspace sempre foi referência em segurança veicular.
Equipamentos de série
De série, o Tiguan Allspace R-Line já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen, como controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
Como novidade o SUV de sete lugares da Volkswagen passa a contar com o Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no modelo. A função é uma combinação dos sistemas de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro.
Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema Lane Assist mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante. Ainda na lista de segurança ativa, o SUVW está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de trafego cruzado.
Manobras facilitadas
Em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor. Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.
A nomenclatura R-Line é tradicionalmente conhecida e utilizada nos modelos da marca que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. Um bom exemplo é o novo motor EA888, na configuração 2.0 TSI, de 186 cv e 30 kgfm de torque, de quatro cilindros, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. O 2.0 anterior, na configuração 350 TSI, tinha 220 cv e 35,7 kgfm.
Recalibrado para atender as novas normas de ruídos e emissões de poluentes, o propulsor 2.0, a gasolina, que equipa o novo Tiguan Allspace, perdeu 34 cv de potência em relação ao antecessor, mas nem por isso deixou ser eficiente energeticamente. Pelo contrário, ganhou mais eficiência na entrega de potência ao mesmo tempo em que ficou mais econômico.
Consumo
O novo modelo, em sua versão única e esportiva R-Line, faz 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, números consideravelmente baixos considerando o porte do veículo. O que o Tiguan Allspace 2024 não tem mais, além dos 220 cv de potência, é a tração integral 4Motion. Agora, tração mesmo só nas rodas dianteiras.
O SUV 2024 da VW mante a suspensão independente nas quatro rodas, com sistema multilink na traseira e os freios a disco nas quatro rodas. O modelo mede 4,728 metros de comprimento, 1,839 metro de largura, 1,661 metro de altura e 2,790 metros de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade de 686 litros, conforme medição no padrão VDA internacional.
Acabamento interno
Os itens de conforto, tecnologia e segurança tomam conta da cabine são dignos de elogios. Os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista, com o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25”, totalmente configurável, é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Facilidades
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro, além do bom espaço para as pernas. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas. O teto solar panorâmico passa a ser o único item opcional do Tiguan Allspace R-Line e custa R$ 10 mil.
Modelo ideal para as famílias, por conta do seu espaço interno, dirigibilidade e conforto, o Tiuan Allspace terá cinco cores na paleta: a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic. O Tiguan Allspace é o maior membro da família de SUVs da Volkswagen, que conta ainda com Nivus, T‑Cross, Taos e o totalmente elétrico ID.4
Conclusão
O novo visual trouxe mais modernidade ao Tiguan Allspace 2024, deixando para trás um pouco das linhas mais conservadoras. O carro retornou ao mercado mais equipado e a perda de cavalos na recalibração do motor 2.0 turbo não trouxe prejuízos no seu rendimento, além de ter compensado nos ganhos de consumo.
O motor, agora com 186 cv, mesmo mais comportado, continua acelerando forte e com desempenho dentro das expectativas para um SUV médio. O câmbio automático não dá trancos na troca de marchas. Pelo contrário, transmite suavidade.
O acabamento interno é de muito bom gosto nos detalhes. Na dirigibilidade, no conforto e nas tecnologias de segurança o novo Tiguan Allspace se mostra perfeito. O SUV da Volkswagen tornou-se mais adequado para as famílias que apreciam um carro com agilidade urbana e ideal para viagens. Uma boa opção de compra.