Home / DMAutos

Renault Kardian Première Edition 2024

Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Andamos na versão Première Edition do surpreendente e inédito SUV compacto da marca francesa


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Conhecida tradicionalmente no Brasil pela fabricação de veículos mais baratos, a Renault dá um passo significativo para uma mudança radical. Seu único momento de presença mais pomposa no mercado foi em 2006, quando lançou o Megane. O modelo surpreendeu na época pela modernidade e requinte. Depois, ao longo dos últimos 18 anos, a marca francesa ficou só nos produtos mais em conta, como Logan e Sandero, inspirados na romena Dacia.

Por anos, a Renault preferiu brigar com veículos mais populares ou nem tantos populares, como o SUV Duster e a picape Oroch. Eu, por exemplo, sempre gostei do espaço interno do hatch Sandero e destaco também a sua dirigibilidade. A marca parecia que tinha uma meta muito mais voltada para volume de vendas. Eram carros pouco refinados, mas marcantes no bom espaço interno e robustez. A história que começa a ser contada agora é bem diferente.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

A Renault inicia uma nova fase na fabricação de veículos e já começa dando o que falar com seu novo e inédito SUV Kardian. A fabricante francesa deixou o tempo passar, mas quando decidiu mudar, mudou dando uma resposta surpreendente. O SUV compacto é o primeiro modelo da nova era da marca, projeto sob a novíssima plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), que dará origem aos novos veículos da marca, dentre eles dois SUVs médios e uma picape.

Modelo inédito

O Kardian é o primeiro modelo da sua nova fase da Renault. Para tanto, a marca investiu R$ 2 bilhões na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. O Kardian não é um carro nacional. Estamos falando de um lançamento global desenvolvido e fabricado no Brasil. Da presença um pouco tímida no mercado, a Renault parte com força para a competitividade com o lançamento do seu primeiro e mais importante lançamento neste primeiro semestre de 2024.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Além da nova plataforma, que será utilizada também nos modelos elétricos e híbridos que serão lançados, o SUV global da Renault, primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz novo motor 1.0 turbo TCe de 125 cv com 22,4 kgfm de torque e também um novo câmbio automatizado de dupla embreagem úmida. O Kardian é um conjunto de modernidade e tecnologia pronto para iniciar a mudança anunciada pela Renault.

Renovação

O Kardian é bom o bastante para fazer com que o passado da Renault seja objeto apenas da sua história. Ponto de partida para a renovação do portfólio da Renault no Brasil, o Kardian agrada no geral, com um visual bonito, motor turbo com uma pegada arrojada e ADAS com 13 avançados sistemas de assistência ao motorista.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Nós andamos no novo Kardian durante o seu lançamento, em Gramado, no RS, e acabamos de testar o modelo, em sua versão Première Edition, ao longo de 10 dias. Resultado de um projeto moderno, o novo SUV da Renault tem sido bastante elogiado pelos jornalistas automotivos, mesmo pelos mais críticos do setor. O Kardian é só elogios nos resultados dos testes feitos e aqui reforço os comentários positivos. Assim, seus concorrentes Volkswagen Nivus e Fiat Pulse terão dias difíceis pela frente.

Versões

Das três versões de lançamento do Kardian – Evolution, Techno e Première Edition - (veja abaixo todos os equipamentos de cada versão), a versão de lançamento Première Edition é vendida por R$ 133 mil e esbanja uma recheada lista de equipamentos. É Impecável em tudo. Futuramente, a Première Edition vai dar espaço para uma nova versão com outra identificação, mas com o mesmo pacote de equipamentos.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

A versão avaliada tem um belo visual externo, acabamento interno bem resolvido e um motor turbo de três cilindros, comum à todas as versões, que torna o SUV um foguetinho. Em que ponto o carro deixa a desejar? Tirei o máximo do Kardian Première Edition e não vi nada que merecesse anotação negativa.

Inovações

O Kardian testado pelo DMAutos se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

A engenharia da Renault tinha plena certeza de que deveria desenvolver um carro que fosse competitivo no segmento dos SUVs compactos. Afinal, a concorrência é turbinada e traz recheio em equipamentos, como o próprio Kardian. O resultado alcançado pela Renault foi de um SUV compacto moderno, tecnológico, espaçoso e com uma proposta urbana bastante atraente e diferenciais marcantes.

Nova identidade

Na dianteira, o Kardian recebeu a nova identidade mundial da Renault, com destaque para a nova logo, grade com relevos no formato de diamantes em toda a sua extensão, faróis em LEDs. Na traseira, as lanternas em formato bumerangue estão em perfeita harmonia com o desenho da tampa do porta-malas. De qualquer ângulo em que se olha para o Kardian a percepção é plena da existência de um novo SUV. As molduras nos paralamas remetem ao estilo aventureiro.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

O Renault Kardian mede 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura e não se trata de ilusão de ótica seu porte mais robusto do que o do Stepway. Ele tem suspensão mais elevada, rodas com aro de 17 polegadas e rack de teto com barras. flexíveis, permitindo sua utilização na transversal e na longitudinal para o transporte de objetos, como bicicletas, pranchas e bagageiros, por exemplo.

Interior

O interior do Kardian é mais uma prova do primeiro passo para o processo de renovação da Renault. O volante, os botões do ar-condicionado e a tela central multimídia são semelhantes ao do Duster. O acabamento é de primeira e até salta de patamar na utilização do Joystick para o câmbio automatizado, no console mais alto, no botão de partida e no freio de estacionamento eletrônico.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

O Kardian conta com três modos de condução (My Sense, Eco e Sport). Houve avanços no quadro de instrumentos digital, no ar-condicionado digital e no ambiente lighting, com personalização em oito cores. Ainda com relação ao interior, o espaço interno é um diferencial, assim como o desenho dos bancos, mais largos e anatômicos. Os ajustes, porém, são manuais.

Comodidades

A central multimídia é de 8” e pareada com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Quem vai no baco traseiro não tem do que reclamar de espaço, graças aos 2,60 metros de distância entre um eixo e outro. O porta-malas do Kardian tem capacidade de 358 litros no padrão VDA. A dirigibilidade do Kardian é prazerosa e o interior da cabine é bastante silencioso, resultado da excelente acústica.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

O motor é o 1.0 turbo, flex, com código H5DT, da família do 1.3 turbo (H5HT) que a marca já usa no Duster e Oroch. São diferentes apenas nos números de cilindros. Ambos possuem os mesmos diâmetros e cursos e tecnologias, como variador de fase nos comandos de admissão e escape, injeção direta e tratamentos para redução de atrito de partes móveis.

Motor turbo

O motor 1.0 turbo, de três cilindros e injeção direta, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, tem desempenho altamente satisfatório. Ele rende 120 cv a 5.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm, com gasolina, e 125 cv a 5.000 rpm e 22,4 kgfm a 2.250 rpm, com etanol e trabalha com torque ato em baixas rotações, o que faz do Kardian um SUV urbano bastante ágil, com trocas de marchas suaves.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Com o motor turbo TCe 1.0 flex sob o capô, o Kardian mostra economia, apesar de apimentadinho. Rodamos com etanol no tanque e o consumo na cidade foi de 8,8 km/l e de 10,2 km/l na estrada, onde acabamos exigindo um pouco do motor. Ele trabalha associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, banhada a óleo, com seis marchas, chamado de DW23. Importado da China, está disponível nas três versões, assim como o motor 1.0 turbo.

Conclusão

O Renault Kardian chega pronto para brigar a altura com os modelos Pulse e Nivus não apenas por suas qualidades visuais, mecânicas e tecnológicas, mas também no preço de cada versão, um bom atrativo. Ver o carro é uma coisa. O negócio é dirigir para sentir seu conforto e desempenho. Foi o que fizemos e o resultado não poderia ser melhor. Vale a pena ter um Kardian na garagem.


		Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Renault Kadian - Versões e principais equipamentos de série

Kardian Evolution

· Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Câmbio e-shifter
· Paddle-Shift
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar-condicionado digital com função auto
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16”
· Aerofólio traseiro
· Start&Stop
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros

Renault Techno

Todos os equipamentos da versão Evolution e mais:
· Frenagem automática de emergência (AEBS)
· Alerta de colisão frontal (FCW)
· Freio de estacionamento eletrônico
· Console elevado com apoio de braço
· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
· Partida remota do motor
· Saídas USB-C para o banco traseiro
· Seis alto-falantes
· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré

Première Edition

Todos os equipamentos da versão Techno e mais:
· Controle de velocidade adaptativo (ACC)
· Câmera Multiview (MVC)
· Alerta de ponto cego (BSW)
· Alerta de distância segura (DW)
· Sensores de estacionamento frontal
· Faróis de neblina em LED
· Sensor crepuscular
· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
· Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
· Carregador de smartphone por indução
· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
· Antena shark
· Teto bíton preto Nacré
· Badge lateral “Premiere Edition”
· Skis na cor prata acetinada
· Grade frontal em preto brilhante

Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane
Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane Teste: Kardian é o melhor Renault depois da era Megane

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias