A história que a Peugeot escreveu lá atrás deixou manchas de aceitação dos seus modelos no mercado brasileiro. A política então empregada pela marca travava a evolução dos seus carros, enquanto a concorrência via seu caminho livre da presença de qualquer produto da fabricante francesa. Os números de vendas não empolgavam, deixando a Peugeot com o papel de figurante num cenário em franca evolução de design, segurança e tecnologias. Ter um Peugeot era tão problemático como andar na contramão de uma via, principalmente no aspecto mercadológico, mesmo com preços atrativos.
O relato acima não é ficção, mas sim a realidade de um tempo não muito distante. As coisas começaram a mudar – e de forma acelerada – quando a Stellantis assumiu, em 2021, o controle da Peugeot e de outras marcas, como a Fiat, Jeep, Citroen, Ram, Chrysler, Dodge, etc. De lá pra cá muita coisa mudou. A política de tratamento recebeu a atenção devida e abriu um novo capítulo na história da Peugeot, assegurando aos modelos franceses a condição de se apresentarem ao mercado com mais elegância e personalidade.
Quem se lembra da Peugeot de antes, começa a enxergar um novo tempo e quem não assistiu o filme da parte ruim da marca, escrita lá atrás, é melhor deixar quieto e focar apenas no que de bom seus novos modelos passaram a oferecer. Por hoje, vamos falar apenas do novo SUV 2008 2025. Foi bom mesmo que as mudanças nos modelos viessem no ritmo de uma aceleração forte e no caso do 2008 2025 ganha uma importância a mais por se tratar de um competidor de um segmento em alta em vendas. Para ser mais justo, o mais aquecido do mercado.
O novo Peugeot 2008, modelo da nova geração, impressiona em tudo. É um carro com visual ousado, moderno, encorpado, elegante e agora equipado com motor 1.0 turbo, de 130 cv, com etanol, associado à transmissão automática CVT, que simula 7 marchas, com trocas rápidas e suaves. Quando o 23008 ganhou sua nova geração, a Stellantis tinha a consciência de que para competir forte no segmento dos SUVs não bastava apenas um bom 2008, mas um modelo capaz de surpreender. Foi exatamente o que aconteceu, inclusive ficando com dimensões maiores.
Em sua nova e moderna geração, fabricada na Argentina, o Peugeot 2008 2025 traz, desde a versão de entrada Active, faróis de LED com piscas halógenos, lanternas de LED com efeito tridimensional, luzes diurnas de LED verticais. O design externo é completado com rodas de liga-leve de 17" e a grade com acabamento preto brilhante. No interior reina o bom gosto no acabamento. O volante multifuncional traz revestimento de couro e ajustes e bancos de tecido e couro, com ajuste de altura para o motorista.
No quesito segurança, o 2008 conta com 4 airbags, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e alarme perimétrico. A tecnologia embarcada inclui painel de instrumentos digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento eletrônico e multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fios. Dos itens de comodidade, destaques para o apoio de braço dianteiro e as quatro tomadas USB.
São três versões na linha 2025 do Peugeot 2008. A Allure traz todos os itens da versão de entrada Active e adiciona bancos revestidos em couro, alerta de ponto cego, câmeras com visão 360 graus e sensor de estacionamento dianteiro. A versão oferece ainda chave presencial, partida por botão e carregamento de celular por indução. Os retrovisores externos podem ser rebatidos eletricamente. Os modelos Peugeot da atualidade são a mais pura modernidade, segurança e tecnologia e têm por trás a credibilidade da Stellantis.
Na versão GT, a mais completa e a que foi avaliada pelo DMAutos, o Peugeot 2008 2025 inclui ainda nos itens iluminação completa por lâmpadas de LED, grade dianteira na cor da carroceria e teto em cor contrastante. No interior, costuras em verde no volante, painéis e bancos, soleiras de alumínio com o nome da marca, tapetes com bordado GT e pedaleiras de alumínio. Os detalhes no acabamento e a boa pegada do motor 1.0 turbo, o mesmo que serve o Fiat Pulse, Peugeot 208 e o Citroen C3, dá torque de esportividade ao SUV na sua versão GT.
Ainda sobre a versão GT, vendida por R$ 149.990, compõem a lista de equipamentos seis airbags, incluindo os de cortina, além de sistemas como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, comutador automático de farol alto, leitor de placas de velocidade, detector de partida e alerta de mudança involuntária de faixa com correção de trajetória. A versão traz também painel de instrumentos digital com efeito tridimensional, borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual e teto solar panorâmico.
Ponto negativo é o fato de a Peugeot não oferecer controle de cruzeiro adaptativo em nenhuma das versões do SUV. Por sua vez, o pacote completo de assistentes de condução, contendo frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego, apenas para citar dois exemplos, só estão presentes na versão GT testada.
O motor 1.0 turbo flex, de 3 cilindros, comum à todas as versões do novo 2008, entrega até 130 cv de potência a 5.750 rpm, com etanol, e 125 cv de potência a 1.750 rpm, com gasolina. Em ambos os casos o torque é de 20,4 kgfm. A transmissão automática CVT, de 7 velocidades, é comum às três versões do modelo. Com esse conjunto, o Peugeot 2008 2025 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 194 km/h.
O consumo oficial declarado para gasolina é de 12,3 km/l na cidade 13,7 km/l na estrada. Com etanol, respectivamente, os números são 8,6 km/l e 9,8 km/l. Durante o período de avaliação, rodando com gasolina no tanque, o consumo alcançado na cidade foi de 8,8 km/l e de 10,2 km/l na estrada. A motorização utilizada é identificada pelo badge Turbo 200 na tampa traseira. O carro tem uma condução bastante prazerosa por conta do conforto e boa posição de dirigir.
O novo Peugeot 2008 2025 mudou tudo no visual e ficou mais equipado, além de ter ganhado também dimensões mais generosas em relação ao modelo anterior. Agora mede 4.309 mm de comprimento (150 mm mais comprido), 1.776 de largura (37 mm mais largo) e 2.612 de entre-eixos (70 mm maior). Na altura, perdeu 35 mm e ficou 1.548 mm. Essas alterações resultaram em um aumento de 64 litros no porta-malas e uma altura do solo 30 mm maior. O peso da versão básica também aumentou em 42 kg, saltando para 1.264 kg.
O porta-malas agora tem capacidade de 419 litros de capacidade com os novos 64 litros alcançados graças as novas dimensões. A altura do solo subiu para 230 mm. Não dá para negar o quanto os modelos da Peugeot evoluíram, em especial o 2008. O casamento da direção com assistência elétrica e o volante de raio reduzido deixa a impressão de mais agilidade do 2008.
Resumindo: não tem como não gostar do novo visual com um design assinalado por traços únicos e inconfundíveis do Peugeot 2008 2025, como não considerar seus avanços também no conjunto mecânico, conforto, comodidade e tecnologias embarcadas. O SUV da nova geração, que estreou no Pais com a versão elétrrica E-2008, é o principal lançamento da marca na América do Sul e com ela vem a nova identidade visual da Peugeot e o retorno à gama da versão esportivada GT.
Peugeot 2008 2025: Versões, preços e equipamentos
Peugeot Active – R$ 119.990
Faróis de LED com piscas halógenos
Lanternas de LED com efeito tridimensional
Luzes diurnas de LED verticais
Rodas de liga-leve de 17 polegadas
Grade com acabamento preto brilhante
Volante multifuncional com revestimento de couro e ajustes de altura e profundidade
Bancos de tecido e couro, com ajuste de altura para o motorista
Quatro airbags (2 frontais e 2 laterais)
Assistente de partida em rampa
Controle de cruzeiro com limitador de velocidade
Alarme perimétrico
Painel de instrumentos digital (2D)
Acendimento automático dos faróis
Sensor de chuva
Câmera de ré
Sensor de estacionamento traseiro
Ar-condicionado digital automático de 1 zona
Freio de estacionamento eletrônico
Apoio de braço dianteiro
Multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fios
Quatro tomadas USB (1 USB-C dianteira, 1 USB-A dianteira e 2 USB-A traseiras)
Seis alto-falantes
Peugeot Allure – R$ 129.990
Acrescenta todos os itens da Active e mais:
Bancos de couro
Alerta de ponto cego
Câmeras com visão 360 graus
Sensor de estacionamento dianteiro
Chave presencial e partida por botão
Carregamento de celular por indução
Rebatimento elétrico dos espelhos externos
Peugeot GT – R$ 149.990
Acrescenta todos os itens da Allure e mais:
Iluminação completa por lâmpadas de LED
Grade dianteira na cor da corroceria
Teto em cor contrastante
Costuras de volante , painéis e bancos na cor verde
Soleiras de alumínio com o nome da marca
Tapetes com GT bordado
Pedaleiras de alumínio
Airbags de cortina, totalizando seis
Alerta de colisão frontal
Frenagem autônoma de emergência
Comutador automático de farol alto
Leitor de placas de velocidade
Detector de partida
Alerta de mudança involuntária de faixa com correção de trajetória
Painel de instrumentos digital com efeito tridimensional (3D)
Borboletas atrás do volante para trocas em modo manual
Teto solar panorâmico