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Peugeot 1.0 Turbo Style

Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

Dirigimos a versão Style do melhor e mais completo 208 da história. Turbinado e com nova transmissão do tipo CVT, modelo vira referência no segmento dos hatchs


		Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

No lançamento da linha 2024 do Peugeot 208, em São Paulo, eu estava presente a convite da Stellantis. Na oportunidade, durante test drive com o novo modelo que estava sendo apresentado, me veio sensação de uma mudança radical no hatch. De volta à redação do Diário da Manhã, abri o texto de apresentação do novo compacto para o DMAutos dizendo que era aquele o melhor Peugeot 208 de todos os tempos. Passados alguns meses continuo com a mesma opinião e agora com muito mais certeza. Explico melhor nas linhas abaixo.

Recebi a versão Style para avaliação e desta vez com um tempo mais longo rodando com o modelo estou mais convicto ainda das impressões tiradas lá do primeiro contato com o carro. O Peugeot 208 pedia há muito um motor turbo para poder fazer frente aos concorrentes, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, que já traziam propulsores de três cilindros sobrealimentados sob o capô. A mudança veio, ainda que um pouco tarde.


		Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

Finalmente, o hatch, que já era o mais bonito do mercado na minha opinião, recebeu o que precisava: um coração novo e com fôlego. Pronto, se nas mãos da PSA essa nova geração do Peugeot 208, apresentada ainda em 2020, ficou devendo o tão esperado turbo, agora pertencendo ao Grupo Stellantis, a história mudou. Apenas para não restar mal-entendido, lá atrás a Peugeot utilizava o motor turbo o 1.2, mas teve que ser deixado de lado por conta dos custos de importação.

Motor Turbo e câmbio CVT

No ano passado, o hatch compacto de visual com apelo esportivo recebeu o motor 1.0 Turbo, de três cilindros, 130 cv e 20,4 kgfm de torque e transmissão CVT que simula sete marchas. O Turbo 200, o mesmo usado nos Fiat Pulse, Strada e Fastback, é um motor com bloco 100% em alumínio e conta com tecnologia Multiair III e injeção direta de combustível. O câmbio automático do tipo CVT, fornecido pela japonesa Aisin, é outro atrativo, fazendo sua estreia num carro de passeio da Peugeot.


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Repito aqui as afirmações contidas no texto de apresentação da linha 2024 no momento do seu lançamento: Nenhum outro Peugeot 208 foi tão longe e capaz de agradar tanto como o modelo 2024. Nas ruas das cidades – tiro por base Goiânia - já é possível perceber o quanto o hatch tem agradado os consumidores com sua nova proposta turbinada. Basta um olhar mais atento para enxergar a crescente do modelo circulando nos trânsitos urbanos. A confiança passada pela Stellantis, dona também de outras marcas, como Jeep, Ram, Fiat, Mopar, Citroen, pesa no processo de mudança do modelo.

Motor 1.6 Aspirado em linha

O novo Peugeot 208 2024 não aposentou de vez ainda o velho motor 1.6 16V aspirado. Foi mantido nas versões automáticas de seis marchas Active e Roadtrip, mas ao menos já roda com turbo nas versões automáticas CVT mais completas Allure, Style e Griffe, que receberam a identificação Turbo 200. São ao todo sete versões na linha 2024. Além das já mencionadas, as demais são as Like e Style, equipadas com motor 1.0 Firefly, aspirado, e câmbio manual de cinco marchas.


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Peugeot 208 2024: Versões e preços

Peugeot 208 Like 1.0 MT: R$ 89.990
Peugeot 208 Style 1.0 MT: R$ 94.990
Peugeot 208 Active 1.6 AT: R$ 104.990
Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT: R$ 105.990
Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT: R$ 99.990
Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT: R$ 109.990
Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT: R$ 114.990

OBS: As versões Like 1.0 MT, Style 1.0 MT e Roadtrip 1.6 AT estão com preços promocionais em janeiro de R$ 73.990, R$ 84.990 e R$ 100.990, respectivamente.

Versão avaliada

Avaliamos a versão Style, lançada como série especial e com características mais esportivas. O motor turbo é um dos seus diferenciais, assim como as exclusivas rodas de 17 polegadas. Além do visual marcante, a versão testada é bem completa e pode ser conduzida nos modos de condução manual, sport e drive, assim como as versões Allure e Griffe.


		Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

O motor Turbo 200 faz do Peugeot 208 um hatch bastante ágil no trânsito urbano. Isto porque os 200 Nm de torque são disponíveis a 1.750 rpm, fazendo com que o pico de força surja em rotações mais baixas. Os números de consumo são baixos. Com etanol no tanque o consumo é de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, faz 12,5 km/l na cidade e 14,1km/ na estrada. As respostas nas acelerações são impressionantes e fazem do hatch um verdadeiro foguetinho.

Embora com o mesmo conjunto propulsor, vale lembrar que a versão topo Griife Turbo 200 consome um pouquinho mais por ser mais sofisticada e contar com mais equipamentos. Conforme os dados oficiais apresentados seu consumo é de 8,3 km/l, com etanol, na cidade, e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, são 12 km/l e 13,6 km/l, respetivamente.


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O consumo do 208 está dentro da média para seu o porte, mas o desempenho é seu ponto alto, digno de elogios. Vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, o que coloca o hatch da Peugeot entre os mais rápidos da categoria com motor 1.0 Turbo. Se era mesmo um motor sobrealimentado que faltava ao Peugeot 208 para que ganhasse impulsão e entrasse forte na briga com os 1.0 turbinados, o hatch francês já pode assinar presença no mercado e se apresentar à concorrência.

Suspensão ajustada

A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para todas as versões turbinadas, deixando seu comportamento dinâmico mais equilibrado e com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio. O i-Cockpit ganha destaque no 208, com o volante pequeno, painel 3D elevado e posição de dirigir baixa. Ao mesmo tempo é bastante confortável para uso diário.


		Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

A versão Style, ofertada também com motor 1.0 aspirado, ganha um estilo mais esportivo com o motor turbo sob o capô. Por isso é tratada como série especial na linha 2024. Ela conta com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil.

Exclusividades

Essa versão, posicionada entre turbinadas Allure e Griffe, possui detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e Alcântara, com interior escurecido e costuras em azul, soleira Peugeot, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados. No pacote tecnológico da série Style estão ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista.


		Teste: Peugeot 208 2024 muda radicalmente com novo motor turbo de 130 cv

Outros equipamentos de série da versão avaliada são a central multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED.

O pacote Pack Excellence adiciona o Peugeot Entry n’ Go (ADML) entre os itens da versão Style. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.


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Versões e equipamentos – Peugeot 208 2024

Peugeot 208 Like 1.0 MT

Motor 1.0 Firefly com 75 cv
Câmbio manual de cinco velocidades
i-Cockpit
Quatro airbags
Alavanca do câmbio com aplique em black piano
Ar-condicionado digital
Direção com assistência elétrica
Vidros elétricos nas portas dianteiras
Volante Sport Drive
Sistema de som com tela digital de 5”
Controles de tração e de estabilidade
DRL (luz diurna) integrada aos faróis
Rodas de 15 polegadas de aço com calotas
Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com wireless (Android Auto e Apple CarPlay)
DRL em LED
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos nas quatro portas
Comandos de som no volante Sport Drive
Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeters
Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A

Opcional: Pack Tech

Peugeot 208 Style 1.0 MT

Todos os itens da versão Like, mais o pacote Pack Tech e acrescenta:
Rodas de liga-leve de aro 16
Grade dianteira em Dark Chrome
Faróis Full LED e DRL em LED
Maçanetas das portas na cor da carroceria
Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
Teto panorâmico
Interior escurecido
Soleira Peugeot
Aerofólio esportivo em Black Piano
Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)

Peugeot 208 Active 1.6 AT

Todos os itens da Like, mais o pacote Pack Tech e acrescenta:
Motor 1.6 com 120 cv
Câmbio automático de 6 marchas
Piloto automático e Limitador de velocidade
Modo de condução Eco/Sport
Sensor de ré e câmera traseira
Rodas de liga leve de 16 polegadas

Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT

Todos os itens da versão Active e mais:
i-Cockpit 3D
Teto panorâmico
Faróis Full LED e DRL em LED
Visiopark 180°
Adesivos e badge Roadtrip
Aerofólio esportivo em Black Piano
Rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond
Interior Escurecido
Bancos em couro, tecido e alcantara
Volante Sport Drive revestido em couro
Tapete com bordado ROADTRIP

Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT

Todos os itens da versão Active e acrescenta:
Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
Câmbio automático tipo CVT com sete marchas simuladas
Badge Turbo 200
Modo Drive Sport
Rodas de liga-leve diamantadas de 16" Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
Grade cromada
Capa de retrovisor em preto brilhante
Quatro auto falantes e 2 Tweeters
Entradas USB-A e USB-C no console central

Opcional: Pacote Pack Excellence

Teto panorâmico
Bancos em couro
Volante em couro
Painel de porta em couro
Apoio de braço para o motorista em couro
Peugeot Entry n’ Go
Wireless Charger
Iluminação interior traseira

Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT

Todos os itens da Allure, mais o pacote Pack Excellence e acrescenta:
Rodas de liga-leve diamantadas de 17" Bronx
Faróis Full LED
Visiopark 180º
Ponteira Cromada
DRL em LED
i-Cockpit 3D
Interior escurecido
Pedais esportivos em alumínio
Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul
Painel de porta em couro e bordado em azul
Teto panorâmico
Wireless Charger
Volante Sport Drive em couro com comandos de som

Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT

Todos os itens da Allure, mais o Pack Excellence e acrescenta:
Faróis Full LED
Seis airbags
i-Cockpit 3D
Visiopark 180º
Sensor de chuva e luminosidade
Ponteira Cromada

Peugeot Driver Assist:
Alerta de colisão
Frenagem de emergência automática
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e correção de permanência em faixa

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