No lançamento da linha 2024 do Peugeot 208, em São Paulo, eu estava presente a convite da Stellantis. Na oportunidade, durante test drive com o novo modelo que estava sendo apresentado, me veio sensação de uma mudança radical no hatch. De volta à redação do Diário da Manhã, abri o texto de apresentação do novo compacto para o DMAutos dizendo que era aquele o melhor Peugeot 208 de todos os tempos. Passados alguns meses continuo com a mesma opinião e agora com muito mais certeza. Explico melhor nas linhas abaixo.
Recebi a versão Style para avaliação e desta vez com um tempo mais longo rodando com o modelo estou mais convicto ainda das impressões tiradas lá do primeiro contato com o carro. O Peugeot 208 pedia há muito um motor turbo para poder fazer frente aos concorrentes, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, que já traziam propulsores de três cilindros sobrealimentados sob o capô. A mudança veio, ainda que um pouco tarde.
Finalmente, o hatch, que já era o mais bonito do mercado na minha opinião, recebeu o que precisava: um coração novo e com fôlego. Pronto, se nas mãos da PSA essa nova geração do Peugeot 208, apresentada ainda em 2020, ficou devendo o tão esperado turbo, agora pertencendo ao Grupo Stellantis, a história mudou. Apenas para não restar mal-entendido, lá atrás a Peugeot utilizava o motor turbo o 1.2, mas teve que ser deixado de lado por conta dos custos de importação.
Motor Turbo e câmbio CVT
No ano passado, o hatch compacto de visual com apelo esportivo recebeu o motor 1.0 Turbo, de três cilindros, 130 cv e 20,4 kgfm de torque e transmissão CVT que simula sete marchas. O Turbo 200, o mesmo usado nos Fiat Pulse, Strada e Fastback, é um motor com bloco 100% em alumínio e conta com tecnologia Multiair III e injeção direta de combustível. O câmbio automático do tipo CVT, fornecido pela japonesa Aisin, é outro atrativo, fazendo sua estreia num carro de passeio da Peugeot.
Repito aqui as afirmações contidas no texto de apresentação da linha 2024 no momento do seu lançamento: Nenhum outro Peugeot 208 foi tão longe e capaz de agradar tanto como o modelo 2024. Nas ruas das cidades – tiro por base Goiânia - já é possível perceber o quanto o hatch tem agradado os consumidores com sua nova proposta turbinada. Basta um olhar mais atento para enxergar a crescente do modelo circulando nos trânsitos urbanos. A confiança passada pela Stellantis, dona também de outras marcas, como Jeep, Ram, Fiat, Mopar, Citroen, pesa no processo de mudança do modelo.
Motor 1.6 Aspirado em linha
O novo Peugeot 208 2024 não aposentou de vez ainda o velho motor 1.6 16V aspirado. Foi mantido nas versões automáticas de seis marchas Active e Roadtrip, mas ao menos já roda com turbo nas versões automáticas CVT mais completas Allure, Style e Griffe, que receberam a identificação Turbo 200. São ao todo sete versões na linha 2024. Além das já mencionadas, as demais são as Like e Style, equipadas com motor 1.0 Firefly, aspirado, e câmbio manual de cinco marchas.
Peugeot 208 2024: Versões e preços
Peugeot 208 Like 1.0 MT: R$ 89.990
Peugeot 208 Style 1.0 MT: R$ 94.990
Peugeot 208 Active 1.6 AT: R$ 104.990
Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT: R$ 105.990
Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT: R$ 99.990
Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT: R$ 109.990
Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT: R$ 114.990
OBS: As versões Like 1.0 MT, Style 1.0 MT e Roadtrip 1.6 AT estão com preços promocionais em janeiro de R$ 73.990, R$ 84.990 e R$ 100.990, respectivamente.
Versão avaliada
Avaliamos a versão Style, lançada como série especial e com características mais esportivas. O motor turbo é um dos seus diferenciais, assim como as exclusivas rodas de 17 polegadas. Além do visual marcante, a versão testada é bem completa e pode ser conduzida nos modos de condução manual, sport e drive, assim como as versões Allure e Griffe.
O motor Turbo 200 faz do Peugeot 208 um hatch bastante ágil no trânsito urbano. Isto porque os 200 Nm de torque são disponíveis a 1.750 rpm, fazendo com que o pico de força surja em rotações mais baixas. Os números de consumo são baixos. Com etanol no tanque o consumo é de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, faz 12,5 km/l na cidade e 14,1km/ na estrada. As respostas nas acelerações são impressionantes e fazem do hatch um verdadeiro foguetinho.
Embora com o mesmo conjunto propulsor, vale lembrar que a versão topo Griife Turbo 200 consome um pouquinho mais por ser mais sofisticada e contar com mais equipamentos. Conforme os dados oficiais apresentados seu consumo é de 8,3 km/l, com etanol, na cidade, e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, são 12 km/l e 13,6 km/l, respetivamente.
O consumo do 208 está dentro da média para seu o porte, mas o desempenho é seu ponto alto, digno de elogios. Vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, o que coloca o hatch da Peugeot entre os mais rápidos da categoria com motor 1.0 Turbo. Se era mesmo um motor sobrealimentado que faltava ao Peugeot 208 para que ganhasse impulsão e entrasse forte na briga com os 1.0 turbinados, o hatch francês já pode assinar presença no mercado e se apresentar à concorrência.
Suspensão ajustada
A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para todas as versões turbinadas, deixando seu comportamento dinâmico mais equilibrado e com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio. O i-Cockpit ganha destaque no 208, com o volante pequeno, painel 3D elevado e posição de dirigir baixa. Ao mesmo tempo é bastante confortável para uso diário.
A versão Style, ofertada também com motor 1.0 aspirado, ganha um estilo mais esportivo com o motor turbo sob o capô. Por isso é tratada como série especial na linha 2024. Ela conta com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil.
Exclusividades
Essa versão, posicionada entre turbinadas Allure e Griffe, possui detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e Alcântara, com interior escurecido e costuras em azul, soleira Peugeot, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados. No pacote tecnológico da série Style estão ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista.
Outros equipamentos de série da versão avaliada são a central multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED.
O pacote Pack Excellence adiciona o Peugeot Entry n’ Go (ADML) entre os itens da versão Style. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.
Versões e equipamentos – Peugeot 208 2024
Peugeot 208 Like 1.0 MT
Motor 1.0 Firefly com 75 cv
Câmbio manual de cinco velocidades
i-Cockpit
Quatro airbags
Alavanca do câmbio com aplique em black piano
Ar-condicionado digital
Direção com assistência elétrica
Vidros elétricos nas portas dianteiras
Volante Sport Drive
Sistema de som com tela digital de 5”
Controles de tração e de estabilidade
DRL (luz diurna) integrada aos faróis
Rodas de 15 polegadas de aço com calotas
Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com wireless (Android Auto e Apple CarPlay)
DRL em LED
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos nas quatro portas
Comandos de som no volante Sport Drive
Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeters
Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A
Opcional: Pack Tech
Peugeot 208 Style 1.0 MT
Todos os itens da versão Like, mais o pacote Pack Tech e acrescenta:
Rodas de liga-leve de aro 16
Grade dianteira em Dark Chrome
Faróis Full LED e DRL em LED
Maçanetas das portas na cor da carroceria
Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
Teto panorâmico
Interior escurecido
Soleira Peugeot
Aerofólio esportivo em Black Piano
Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)
Peugeot 208 Active 1.6 AT
Todos os itens da Like, mais o pacote Pack Tech e acrescenta:
Motor 1.6 com 120 cv
Câmbio automático de 6 marchas
Piloto automático e Limitador de velocidade
Modo de condução Eco/Sport
Sensor de ré e câmera traseira
Rodas de liga leve de 16 polegadas
Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT
Todos os itens da versão Active e mais:
i-Cockpit 3D
Teto panorâmico
Faróis Full LED e DRL em LED
Visiopark 180°
Adesivos e badge Roadtrip
Aerofólio esportivo em Black Piano
Rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond
Interior Escurecido
Bancos em couro, tecido e alcantara
Volante Sport Drive revestido em couro
Tapete com bordado ROADTRIP
Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT
Todos os itens da versão Active e acrescenta:
Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
Câmbio automático tipo CVT com sete marchas simuladas
Badge Turbo 200
Modo Drive Sport
Rodas de liga-leve diamantadas de 16" Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
Grade cromada
Capa de retrovisor em preto brilhante
Quatro auto falantes e 2 Tweeters
Entradas USB-A e USB-C no console central
Opcional: Pacote Pack Excellence
Teto panorâmico
Bancos em couro
Volante em couro
Painel de porta em couro
Apoio de braço para o motorista em couro
Peugeot Entry n’ Go
Wireless Charger
Iluminação interior traseira
Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT
Todos os itens da Allure, mais o pacote Pack Excellence e acrescenta:
Rodas de liga-leve diamantadas de 17" Bronx
Faróis Full LED
Visiopark 180º
Ponteira Cromada
DRL em LED
i-Cockpit 3D
Interior escurecido
Pedais esportivos em alumínio
Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul
Painel de porta em couro e bordado em azul
Teto panorâmico
Wireless Charger
Volante Sport Drive em couro com comandos de som
Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT
Todos os itens da Allure, mais o Pack Excellence e acrescenta:
Faróis Full LED
Seis airbags
i-Cockpit 3D
Visiopark 180º
Sensor de chuva e luminosidade
Ponteira Cromada
Peugeot Driver Assist:
Alerta de colisão
Frenagem de emergência automática
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e correção de permanência em faixa