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Ram Rampage

Teste: Ram Rampage R/T faz a diferença no visual invocado e no desempenho empolgante

Impressões ao dirigir a versão R/T da picape que chega a 220 km/h, o que faz dela a mais rápida do País


		Teste: Ram Rampage R/T faz a diferença no visual invocado e no desempenho empolgante

Quando a Stellantis decidiu fabricar uma picape Ram que não fosse mais uma grandalhona, nem média e muito menos pequena acertou em cheio com a Rampage. Conhecida por picapes premium de medidas impressionantes, a Ram estreou no mercado com a Rampage, com medidas maiores do que as da Fiat Toro e Ford Maverick e menores do que as das médias, como a Ford Ranger.

O lançamento da Ram, em meados de 2023, tornou a marca mais popular – mas nem tanto – e fez da Rampage sua primeira picape nacional.


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Das vendas de nicho com a picaponas Ram 1500, 2500 e 3500, a Ram virou as atenções para um segmento abaixo visando atender o público que não alcança suas gigantes de preços iniciais próximos dos R$ 400 mil. A Ram Rampage entrou na linha de produção da fábrica da Jeep, em Goiana, Pernambuco, como promessa de volume de vendas e hoje dá passos largos para alcançar seu objetivo.

Na planta pernambucana, a Stellantis, dona das marcas Jeep, Fiat, Ram, Citroen e Peugeot, dentre outras, produz os SUVs Renegade e Commander e também a picape Toro, cuja a plataforma deu origem à Rampage.


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A Rampage é uma picape média, como a Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Nissan Frontier? Não. A nova picape da Ram é só parecida por conta das suas linhas robustas. Ela tem medidas maiores do que a Fiat Touro e a Ford Maverick e menores do que as das picapes médias tradicionais. A Rampage traz a prestigiada marca Ram, simbolizada pela logomarca com a insígnia do Carneiro.

A nova picape premium da Ram fez uma estreia pomposa no mercado brasileiro, vendida nas versões off-road Rebel, clássica Laramie e esportiva R/T. Furiosa e disposta a provocar alvoroço, como sugere o próprio nome, a Rampage parte de R$ 251.990 e chega a R$ 292.990. Por aqui, a Rampage não esconde seu objetivo de ser líder em vendas. Embora não sendo uma picape média, seus alvos são exatamente a Ranger, Hilux, S10, Frontier e outras do segmento.


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As três versões da Rampage - Rebel, Laramie e R/T – resultam em cinco configurações e duas motorizações 2.0 turbo, turbodiesel e gasolina, sempre com câmbio automático de 9 marchas. O DMAutos acabou de testar a versão esportiva R/T, exclusivamente a gasolina, equipada com motor Hurricane 4, 2.0, com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, absurdamente rápida e com um ronco instigante que sai do escapamento de dupla saída.

O motor 2.0 Hurricane 4 da Ramgpe é o mesmo do Jeep Wrangler e está sendo usado pela primeira vez em um carro fabricado no Brasil. Ele conta com injeção direta de combustível e comando variável na admissão e no escape.


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Além da versão R/T, o motor Hurricane 4 está também sob o capô das versões Rebel e Laramie, que se servem também do motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 38,8 kgfm de torque. Todas as versões da Rampage têm tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas, com seletor giratório.

Mesmo com o lançamento da Ford Ranger Raptor, com motor V6 3.0 de 397 cv, a Rampage continua sendo a picape mais rápida do mercado. A picape da Ford é mais potente, mas sua velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 182 km/h. A Rampage, por sua vez, chega a 220 km/h. No 0 a 100 km, a Raptor é mais rápida, fazendo o percurso em apenas 5,8 segundos.


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A Ram Rampage R/T 2024 que nós testamos tem um diferencial de condução incrível. Logo na partida o ronco esportivo do motor chama a atenção, além dos detalhes visuais que tornam a picape invocada aos olhos. Essa versão, a mais cara da linha, busca resgatar o desempenho esportivo de modelos da antiga marca Dodge Ram, depois desmembrada em Dodge e Ram.

Com o motor 2.0 Hurricane 4, a Rampage R/T alcança a velocidade máxima de 220 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos com o botão R/T (modo Sport) acionado. Com essa mesma motorização, as versões Rebel e Laramie, com uma calibragem mais econômica, alcançam 210 km/h e o 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. O motor, mesmo em alta velocidade, é silenciosa ao extremo não causando qualquer ruído no interior da cabine.


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Diante dos números acima é possível entender porque a versão R/T foca mais na pegada esportiva. Como aqui não vamos falar do motor 2.0 Multijet Turbodiesel fica registrado apenas que este propulsor vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge até 186 km/h de velocidade máxima. A Rampage traz pontos característicos marcantes da robustez das irmãs maiores Ram 1500, 2500 e 3500, mas é toda nova e dona da sua própria identidade.

A versão esportiva R/T, cuja sigla significa “Road/Track” (Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Seu visual externo se destaca pelas grandes faixas no capô, no emblema R/T nos para-lamas traseiros e nas faces das rodas de 19 polegadas, exclusivas da versão, bem como no teto pintado em preto.


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No interior da Rampage R/T tudo foi cuidadosamente elaborado. O acabamento reúne materiais nobres como couro perfurado e suede, com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo. O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás e luz ambiente em LED. O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

O sistema de som premium leva a assinatura Harman Kardon e conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6 polegadas, localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gerar 360 watts de potência. Junto com o ar-condicionado digital e o ajuste elétrico de 12 vias para o passageiro, o som faz parte do Pacote Elite, único opcional para as três versões. O pacote veio incluso na versão avaliada, tornando-a mais completa.


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O quadro de instrumentos, todo digital, mede 10,3 polegadas. Já a tela da central multimídia Uconnect, a maior da categoria, mede 12,3”. Além do tamanho e da definição da tela, o sistema se destaca pelo uso intuitivo e pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.

No console central outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Falando em carregamento, 6 portas USB – sendo 3 do tipo C – estão espalhadas pela cabine. Além de contar com abertura elétrica (por um botão na chave), a tampa da caçamba tem amortecimento para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, bem como iluminação interna também em LED.


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Os conjuntos óticos da Rampage são inteiramente de LED. Na frente, os faróis têm assinatura bem destacada e as setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto.

Os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva). Na traseira, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape.


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A carroceria da Rampage é composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência. Independentes nas quatro rodas, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás, as suspensões têm geometria e calibração específicas.

A versão R/T conta ainda com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 mm na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55. Na Rebel, a aptidão para o fora de estrada é reforçada pelos pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem ainda mais fora de estrada na opção a gasolina). A versão Laramie conta com aros de 18” e pneus 235/60.


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O sistema de freios da Rampage exigiu cuidados especiais. Em todas as versões da nova picape são a disco ventilados nas quatro rodas – 305 mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico e conta com o recurso Auto Hold. Nos aclives, há ainda o Start Assist (para partida em rampa). Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.

A Ram não poupou a Rampage em itens de série. Por exemplo, todas as configurações saem de fábrica com ao menos 7 airbags, controles de tração estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, painel de instrumentos digital de 10,3" com grafismos exclusivos da Ram, multimídia com tela de 12,3", Android Auto e Apple Car Play sem fios, carregador de celular por indução e chave presencial com partida por botão e remota na chave.


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Estão inclusos ainda na lista ar-condicionado automático de duas zonas, iluminação completa por lâmpadas de LEDs, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, start-stop, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

A versão R/T se diferencia pelas exclusivas rodas de 19" exclusivas, além dos diversos emblemas alusivos a versão, modo R/T (Sport), suspensão com acerto mais baixo e firme, escapamento esportivo, teto pintado de preto, faixas exclusivas e revestimento interno de couro com suede, parecido com veludo ao toque. O banco do motorista já vem com ajuste elétrico de fábrica, sendo opcional para o do passageiro dentro do Pacote Elite.


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Com uma linha de cintura mais alta, a caçamba da Ram tem capacidade para 980 litros e sua capacidade de carga, com motor a gasolina, é sempre de 750 quilos e de 1.015 kg nas configurações a diesel. No caso da versão avaliada, a caçamba veio com capota marítima com acionamento elétrico. A Rampage mede 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

Na versão R/T a suspensão tem calibragem exclusiva, o que deixa sua carroceria um pouco mais baixa, medindo 1.771 mm de altura, contra 1.780 mm das demais configurações. Com o motor a gasolina, o tanque da Rampage tem 55 litros de capacidade, contra 60 litros das versões a diesel.


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Durante o teste, não alcançamos o consumo oficial anunciado para Rampage R/T, ao menos no perímetro urbano. Dos 8 km/l previstos para a cidade, a versão fez 6,4 km/l, enquanto na estrada registrou 10,2 km/l rodando na casa dos 100 km/h. Nesta versão, a Rampage pesa 1.917 kg.

Além da R/T avaliada, a Rampage é vendida também nas versões Rebel Turbodiesel, Rebel 2.0 a gasolina, Laramie Turbodiesel e Laramie 2.0 a gasolina. (Veja abaixo versões, preços e principais equipamentos de cada versão)

Tirando o consumo que não é dos melhores na cidade e do pouco espaço para as pernas no banco traseiro, a Rampage merece referências mais do que positivas e indicações de compra para quem busca uma picape premium de desempenho que empolga. Portando, fica a dica da Rampage R/T. Bonita, imponente e confortável, a picape esportiva agrada por todo o seu conjunto.

Das picapes com pegada esportiva que já dirigi, a Rampage R/T lidera minha preferência, juntamente com a Fort Ranger Raptor. Sua condução é empolgante!


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Ram Rampage 2024 – versões, preços e principais equipamentos

Rampage Rebel Turbodiesel – R$ 254.990

- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- Sete airbags
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas - Pneus All Terrain 235/65 R17

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 263.990

Traz todo o conteúdo da Rebel Turbodiesel e acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm - Escapamento duplo
- Modo Sport (botão R/T)
- Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Rampage Laramie Turbodiesel – R$ 265.990

Traz todo o conteúdo da versão Rebel Turbo a gasolina e acrescenta
- Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown - Para-choque traseiro cromado
- Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
- Acabamentos externos cromados

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 274.990

Traz todo o conteúdo da versão Laramie Turbodiesel e acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm - Escapamento duplo
- Modo Sport (Botão R/T)

Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 292.990

Traz todo o conteúdo da Laramie Turbo a gasolina e acrescenta:
- Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red - Modo R/T
- Suspensão esportiva
- Escapamento duplo esportivo
- Rodas aro 19” em preto brilhante
- Teto preto brilhante

Opcional - Todas as versões

- Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos


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Ficha técnica - Ram Rampage R/T

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina
Potência: 272 cv a 5.200 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Automático, nove marchas; tração integral
Freios: Discos ventilados (D e T)
Suspensão: Independente, McPherson (D); multilink (T)
Direção: Elétrica
Dimensões: Comprimento (5,03 m); altura (1,78 m); largura (1,89 m); entre-eixos (2,99 m)
Caçamba: 980 litros
Peso: 1.917 kg
Pneus: 235/55 R19
Tanque: 55 litros
Consumo: 8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 6,9 s
Velocidade máxima: 220 km/h

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