Home / DMAutos

DMAUTOS

Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Andamos no SUV compacto que abre uma nova era da Renault no Brasil, trazendo uma proposta totalmente nova para o mercado


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Andamos no novo Renault Kardian. O SUV compacto representa o início de uma nova fase na história da fabricante francesa, definida no slogan como “a mudança que muda tudo”. O Kardian estreia no mercado com um projeto novíssimo já a partir da sua nova plataforma modular RGMP, que será a base também para os novos modelos da marca. A novidade chega mirando como concorrentes diretos o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.

Além da nova plataforma, que será utilizada também nos modelos elétricos e híbridos que serão lançados, o SUV global da Renault, primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz novo motor 1.0 turbo TCe de 125 cv com 22,4kgfm de torque e também um novo câmbio automatizado de dupla embreagem úmida. O Kardian é um conjunto de modernidade e tecnologia pronto para iniciar a mudança anunciada pela Renault.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Esquece o que você já ouviu sobre a Renault e foca em um carro que tem tudo para dar certo no segmento B-SUV do mercado. Ponto de partida para a renovação do portfólio da Renault no Brasil, o Kardian agrada no geral, com um visual bonito, motor turbo com uma pegada arrojada e ADAS com 13 avançados sistemas de assistência ao motorista. A bordo do Kardian é que o SUV mostra seus valores. Prazeroso de dirigir, o carro responde de forma surpreendente às acelerações e prioriza a segurança do condutor e passageiros com seis air bags de série em todas as versões.

Teste

Convidado pela Renault, fomos até Gramado, na Serra Gaúcha, para o lançamento e test drive do novo SUV Kardian. A versão avaliada foi a topo da gama, a Premiére Edition, edição especial de lançamento que deve dar lugar em breve à outra versão, mas com o mesmo patamar de equipamentos e acabamento. A versão testada custa R$ 132.790. Abaixo dela tema de entra Evolution, com preço de R$ 112.790 e a intermediária Tech, com preço de 122.990.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O novo carro da Renault se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

SUV competitivo

A engenharia da Renault tinha plena certeza de que deveria desenvolver que fosse competitivo no segmento dos SUVs compactos. Afinal, a concorrência é turbinada e traz recheio em equipamentos, como o próprio Kardian. O resultado alcançado pela Renault foi de um SUV compacto moderno, tecnológico, espaçoso e com uma proposta urbana bastante atraente e diferenciais marcantes.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

A construção do novo SUV francês não absorveu nada do que já existia na marca. É tudo novo, a começar pela inédita plataforma versátil Group Modular Plataform, que deu origem ao mais moderno carro nacional da Renault. Há quem diga que o novo SUV tem elementos do Sandero Stepway, como as caixas de rodas traseiras e o desenho das portas. Se for isso mesmo, não passa disso.

Na dianteira, o Kardian recebeu a nova identidade mundial da Renault, com destaque para a nova logo, grade com relevos no formato de diamantes em toda a sua extensão, faróis em LEDs. Na traseira, as lanternas em formato bumerangue estão em perfeita harmonia com o desenho da tampa do porta-malas. De qualquer ângulo em que se olha para o Kardian a percepção é plena da existência de um novo SUV. As molduras nos paralamas remetem ao estilo aventureiro.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O Renault Kardian mede 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura e não se trata de ilusão de ótica seu porte mais robusto do que o do Stepway. Ele tem suspensão mais elevada, rodas com aro de 17 polegadas e rack de teto com barras. flexíveis, permitindo sua utilização na transversal e na longitudinal para o transporte de objetos, como bicicletas, pranchas e bagageiros, por exemplo.

O interior do Kardian é mais uma prova do primeiro passo para o processo de renovação da Renault. É tudo novo, exceto o volante, os botões do ar-condicionado e a tela central multimídia, semelhantes ao do Duster. O acabamento é de primeira e até salta de patamar na utilização do Joystick para o câmbio automatizado, no console mais alto, no botão de partida e no freio de estacionamento eletrônico.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O modelo avançou ainda nos três modos de condução (My Sense (personalizável), Eco e Sport), no quadro de instrumentos digital, no ar-condicionado digital e no ambiente lighting, com personalização em oito cores. Ainda com relação ao interior, o espaço interno é um diferencial, assim como o desenho dos bancos, mais largos e anatômicos. Os ajustes, porém, são manuais.

A central multimídia é de 8” e pareada com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Quem vai no baco traseiro não em do que reclamar de espaço. O porta-malas do Kardian tem capacidade é de 358 litros no padrão VDA.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

A dirigibilidade do Kardian é prazerosa e o interior da cabine é bastante silencioso, graças à acústica. O motor 1.0 turbo, de três cilindros e injeção direta, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, tem desempenho altamente satisfatório. Ele rende 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com e etanol e trabalha com torque ato em baixas rotações, o que faz do Kardian um SUV urbano bastante ágil, com trocas de marchas suaves.

O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. É também o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O motor turbo trabalha associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, banhada a óleo, com seis marchas. A transmissão automatizada, importada da China, está disponível nas três versões e anters que alguém pergunte, já dou a resposta: a Renault mandou avisar que não há planos para uma versão manual do Kardian. Com bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, o Kardian é um veículo capaz de enfrentar com certa facilidade trajetos acidentados.

Conclusão

Nova plataforma, um novíssimo carro. O Renault Kardian chega credenciado para brigar a altura com os modelos da Volkswagen e Fiat não apenas suas qualidades visuais, mecânicas e tecnológicas. O preço de cada versão é também um bom atrativo. Ver o carro é uma coisa. O negócio é dirigir para sentir seu conforto e desempenho. Foi o que fizemos e o resultado não poderia ser melhor. Vale a pena ter um Kardian.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Renault Kadian - Versões e principais equipamentos de série

Kardian Evolution

· Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Câmbio e-shifter
· Paddle-Shift
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar-condicionado digital com função auto
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16”
· Aerofólio traseiro
· Start&Stop
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros

Renault Techno

Todos os equipamentos da versão Evolution e mais:
· Frenagem automática de emergência (AEBS)
· Alerta de colisão frontal (FCW)
· Freio de estacionamento eletrônico
· Console elevado com apoio de braço
· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
· Partida remota do motor
· Saídas USB-C para o banco traseiro
· Seis alto-falantes
· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré

Première Edition

Todos os equipamentos da versão Techno e mais:
· Controle de velocidade adaptativo (ACC)
· Câmera Multiview (MVC)
· Alerta de ponto cego (BSW)
· Alerta de distância segura (DW)
· Sensores de estacionamento frontal
· Faróis de neblina em LED
· Sensor crepuscular
· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
· Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
· Carregador de smartphone por indução
· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
· Antena shark
· Teto bíton preto Nacré
· Badge lateral “Premiere Edition”
· Skis na cor prata acetinada
· Grade frontal em preto brilhante

Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente
Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Mais vídeos:

  • Fenatran 2024

    Mercedes-Benz apresenta as novidades da marca para a Fenatran 2024

    Marca levará para a feira os novos Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553, Arocs 4051 8x4, Atego 1719 Full Air e os modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2

    Publicado quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 08:35

    / Atualizado quinta-feira, 17 de outubro de 2024

  • Hyundai Creta 2025

    Hyundai Creta 2025 muda todo o visual e estreia motor turbo de 193 cv

    SUV compacto da nova geração chega ao mercado sem alteração nos preços, exceto na versão topo Ultimate, agora turbinada

    Publicado quarta-feira, 09 de outubro de 2024 - 11:03

    / Atualizado quarta-feira, 09 de outubro de 2024

  • Fiat Titano

    Teste: Fiat Titano busca ocupar espaço entre as picapes médias

    Impressões ao dirigir a versão Ranch da picape inédita que nasceu do projeto da Landtrack

    Publicado quinta-feira, 12 de setembro de 2024 - 08:23

    / Atualizado quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias