Ficou bonito? Faça esta pergunta em qualquer lugar público com
o Volkswagen Jetta GLi 2023 sendo apresentado. Certamente as respostas serão
uníssonas no sentido de assegurar a beleza do esportivo da fabricante alemã,
importado do México.
O título da matéria não é no sentido de que o Jetta GLi se
“acha muito” sem ser. Muito pelo contrário. No texto, seu sentido é de
expressar que a única cereja restante no bolo vai deixar com água na boca quem
“bobear” e não pegar logo.
O sedã impressiona pelo visual, mas não é só isso. Senta no
pé no acelerador dele que você vai sentir o que é um modelo capaz de empolgar,
mesmo aquele condutor acostumado com carros que têm o coração agitado. O do
“bichão” da Volkswagen bate forte.
Reestilizado na linha 2023, o Volkswagen Jetta GLi é uma
exceção no segmento dos sedãs médios que cada vez mais perde espaço para os
SUVs. A marca acreditou no projeto de tornar o seu sedã com recheio de
esportividade e se deu bem. Em versão única GLi, o modelo é o sedã médio
esportivo mais barato do Brasil.
Preço
Com preço na casa dos R$ 217 mil, o Jetta GLi é daqueles
carros que entram nas revendas com o comprador esperando na porta. O sedã apimentado
é incrível no visual e na pegada “brava” com seus 231 cavalos relinchando no
motor 2.0 16V Turbo (TSi).
O Jetta GLi arrastou os usuários do então Golf GTI e atraiu novos consumidores, em sua maioria jovens. A linha 2023 do Volkswagen Jetta GLi passou por uma leve mudança no visual e deu uma valorizada no motor 2.0 Turbo.
Outra novidade é o novo câmbio de dupla embreagem com 7
marchas e bloqueio mecânico do diferencial. O sedã com pegada esportiva da
Volkswagen não é a última cereja do bolo, mas traz esse gostinho por traduzir a
impressão de não ter outro para apreciar.
Impressões ao volante
Acabamos de desembarcar do esportivo cedido pela Volkswagen
para avaliação. Apesar de não ser novidade no mercado, não tinha ainda
experimentado ainda, por motivo de força maior, o tempero forte do Jetta GLi.
Agora deu certo e as impressões superaram as expectativas.
Pensa numa sensação boa que o sedã proporciona a bordo! Quem está no comando de
toda a cavalaria faminta que faz coro com tecnologias de segurança e comodidade
sente um prazer na condução.
Incrível é que se trata de um carro esportivo com
comportamento urbano de um sedã convencional. Põe na conta desta característica
o ajuste equilibrado da suspensão.
Motor 2.0 Turbo
O motor 2.0 Turbo foi atualizado com o emprego de variador
de abertura das válvulas de escape, sem perder o variador de fase na admissão e
escape, presente no modelo anterior. O propulsor do Jett GLi 2023 não tem mais
o sistema de injeção duplo, direto e indireto.
Com isso, a injeção direta ficou mais inteligente. A mexida
resultou ainda no ganho de 1 cavalo a mais, mas com os mesmos 35,7 kgfm do
anterior. O GLi vai de 0 a 100 km/hem 6,7 segundos e alcança a velocidade
máxima limitada de 249 km/h.
O câmbio do GLi do antecessor, de dupla embreagem de 6
marchas, perdeu lugar para o de 7 marchas, chamado de DQ380. O atual ganhou maior
capacidade de torque e também caixa úmida. A novidade no novo câmbio não é só a
macha a mais, mas também o bloqueio de diferencial mecânico, sistema que
auxilia o sedã em seus momentos de pico de aceleração.
Apimentado
O Jetta apimentado, capaz de arrancar suspiros pela
“bruteza” do seu motor traz parachoque dianteiro com novo desenho na parte
inferior. A peça recebeu apliques em vermelho nas extremidades, além de mudança
bem singela no padrão da colmeia utilizada nas grades.
O filete vermelho em destaque no parachoque ganhou um
contorno cromado. A grafia GLI também, assim como o novo logo da marca. Os
faróis não mudaram. São os mesmos e estão servidos de luzes diurnas e faróis
alto e baixo em LEDs com comutação automática.
Na parte traseira, o sedã com recheio esportivo mudou muito pouco, como as ponteiras do escape, agora ovais e maiores. Estão emolduradas por um novo aplique em preto, que simula uma grade colmeia. A nova logo da Volkswagen e a nomenclatura GLI são visíveis na traseira.
Por dentro, o GLi oferece um ambiente perfeito, que muda por
completo a noite, ganhando brilho com a combinação e cores no painel. Ganham
destaque também o novo volante, a nova manopla de câmbio, o novo padrão de
acabamento nos bancos e a moderna VW Play, sistema multimídia com tela de
10".
Conforto
Medindo 4.747 metros de comprimento e com um comportamento
esportivo que requer confiança em uma condução mais forte, o Jetta GLi é um dos
maiores na categoria dos médios.
O interior é espaçoso e os 2.680 metros de entre-eixos
favorecem bastante no espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro. O
porta-malas é bastante generoso com seus 510 litros de capacidade.
Carros esportivos têm geralmente, como característica,
suspensão mais dura. Não é, porém, o caso do Jetta GLi. O sedã tem molas e
amortecedores que proporcionam estabilidade de carroceria e conforto interno.
A calibragem do conjunto encontra ressonância nas qualidades
que os usuários esperam do modelo, mesmo sabendo que não estarão a bordo de um
SUV ou de um sedã de uso estritamente familiar.
Cuidados a bordo
As rodas de 18" com pneus 225/45, de perfil baixo, ajudam no visual externo esportivo do Jetta GLi. Embora não seja muito baixo – o vão livre do solo mede 138 mm de altura -, conduzir o sedã médio esportivo exige cuidados na passagem de obstáculos, principalmente em função do parachoque dianteiro. Outro ponto de atenção é com relação aos pneus de perfil baixo, já que deixam as rodas muitos expostas aos buracos do asfalto.
O VW Jetta GLi tem seletor de modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual. Cada um atua no comportamento de motor, câmbio e direção. No Eco, o conjunto trabalha suave e coloca o carro para andar de forma comportada, beneficiando o conforto e a economia de combustível. Nesse caso, o consumo do motor 2.0, exclusivamente a gasolina, fica acima dos 10 km/litro.
Mesmo nos modos mais comportados, o motor do Jetta GLi está
sempre pronto para responder rápido nas acelerações. O torque máximo está
disponível já a 1.500 rpm até 4.400 rpm. É só pisar no acelerador que o sedã
mostra que, mesmo sem estar no modo que remete à esportividade, se impõe no
trânsito urbano e estrada.
Segurança
Bastante seguro, o GLi conta com piloto automático
adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, controles de tração e
estabilidade, seis airbags, faróis com refletores duplos, assistente de
permanência em faixa, assistente de partida em rampa, sensores de
estacionamento dianteiro e traseiro, dentre outros.
Nos quesitos conveniência, destaques para o teto-solar
panorâmico, os LEDs que proporcionam uma decoração de bom gosto ao modelo, com
cores selecionáveis. Outro ponto forte do sedã é a direção elétrica variável.
Ela permite boa comunicação nas manobras e nas respostas rápidas em velocidades
mais altas.
Além disso, o Jetta GLi oferece sistema de freios a disco
nas 4 rodas, com 312 mm na dianteira, ventilado, e 300 mm na traseira, sólido.
Modo esportivo
Para uma condução mais agressiva, selecione o Modo Sport. A
troca já indica logo o emulador de ronco ativo e bem encorpado. A rotação de
marcha-lenta aumenta um pouco e o acelerador fica consideravelmente mais
sensível, assim como o peso da direção aumenta. Afinal, direção mais pesada em
velocidades mais altas representa mais segurança.
Para finalizar, o Jetta GLi 2023 é um sedã esportivo que vale mesmo a pena por tudo de bom que oferece, registrou consumo de gasolina de 9,7 km/l na cidade e de 11,8 na estrada. Até que os números foram bem satisfatórios, considerando que em poucos momentos rodamos com o sedã transmitindo o ronco encorpado dos esportivos mais tradicionais.
Ficha técnica: VW Jetta GLI
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.984 cc,
16 válvulas, duplo comando com variador de fase em admissão e escape e de tempo
no escape; injeção direta, turbo, gasolina
Potência e torque: 231 cv de 5.000 a 6.200 rpm; 35,7 kgfm de 1.500 a
4.400 rpm
Transmissão: automatizada de dupla embreagem com 7 marchas; tração
dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira; multilink na traseira/ rodas de
18" com pneus 225/45 R18
Dimensões: 4.747 mm de comprimento; 1.799 mm de largura; 1.478 mm de
altura e 2.680 mm de entre-eixos
Peso: 1.476 kg em ordem de marcha
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros