Home / DMAutos

VW Jetta GLi 2023

Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo

Impressões ao dirigir o sedã esportivo equipado com motor 2.0 Turbo, de 231 cv, importado do Mexico


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Ficou bonito? Faça esta pergunta em qualquer lugar público com o Volkswagen Jetta GLi 2023 sendo apresentado. Certamente as respostas serão uníssonas no sentido de assegurar a beleza do esportivo da fabricante alemã, importado do México.

O título da matéria não é no sentido de que o Jetta GLi se “acha muito” sem ser. Muito pelo contrário. No texto, seu sentido é de expressar que a única cereja restante no bolo vai deixar com água na boca quem “bobear” e não pegar logo.

O sedã impressiona pelo visual, mas não é só isso. Senta no pé no acelerador dele que você vai sentir o que é um modelo capaz de empolgar, mesmo aquele condutor acostumado com carros que têm o coração agitado. O do “bichão” da Volkswagen bate forte.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Reestilizado na linha 2023, o Volkswagen Jetta GLi é uma exceção no segmento dos sedãs médios que cada vez mais perde espaço para os SUVs. A marca acreditou no projeto de tornar o seu sedã com recheio de esportividade e se deu bem. Em versão única GLi, o modelo é o sedã médio esportivo mais barato do Brasil.

Preço

Com preço na casa dos R$ 217 mil, o Jetta GLi é daqueles carros que entram nas revendas com o comprador esperando na porta. O sedã apimentado é incrível no visual e na pegada “brava” com seus 231 cavalos relinchando no motor 2.0 16V Turbo (TSi).

O Jetta GLi arrastou os usuários do então Golf GTI e atraiu novos consumidores, em sua maioria jovens. A linha 2023 do Volkswagen Jetta GLi passou por uma leve mudança no visual e deu uma valorizada no motor 2.0 Turbo.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Outra novidade é o novo câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e bloqueio mecânico do diferencial. O sedã com pegada esportiva da Volkswagen não é a última cereja do bolo, mas traz esse gostinho por traduzir a impressão de não ter outro para apreciar.

Impressões ao volante

Acabamos de desembarcar do esportivo cedido pela Volkswagen para avaliação. Apesar de não ser novidade no mercado, não tinha ainda experimentado ainda, por motivo de força maior, o tempero forte do Jetta GLi.

Agora deu certo e as impressões superaram as expectativas. Pensa numa sensação boa que o sedã proporciona a bordo! Quem está no comando de toda a cavalaria faminta que faz coro com tecnologias de segurança e comodidade sente um prazer na condução.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo

Incrível é que se trata de um carro esportivo com comportamento urbano de um sedã convencional. Põe na conta desta característica o ajuste equilibrado da suspensão.

Motor 2.0 Turbo

O motor 2.0 Turbo foi atualizado com o emprego de variador de abertura das válvulas de escape, sem perder o variador de fase na admissão e escape, presente no modelo anterior. O propulsor do Jett GLi 2023 não tem mais o sistema de injeção duplo, direto e indireto.

Com isso, a injeção direta ficou mais inteligente. A mexida resultou ainda no ganho de 1 cavalo a mais, mas com os mesmos 35,7 kgfm do anterior. O GLi vai de 0 a 100 km/hem 6,7 segundos e alcança a velocidade máxima limitada de 249 km/h.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

O câmbio do GLi do antecessor, de dupla embreagem de 6 marchas, perdeu lugar para o de 7 marchas, chamado de DQ380. O atual ganhou maior capacidade de torque e também caixa úmida. A novidade no novo câmbio não é só a macha a mais, mas também o bloqueio de diferencial mecânico, sistema que auxilia o sedã em seus momentos de pico de aceleração.

Apimentado

O Jetta apimentado, capaz de arrancar suspiros pela “bruteza” do seu motor traz parachoque dianteiro com novo desenho na parte inferior. A peça recebeu apliques em vermelho nas extremidades, além de mudança bem singela no padrão da colmeia utilizada nas grades.

O filete vermelho em destaque no parachoque ganhou um contorno cromado. A grafia GLI também, assim como o novo logo da marca. Os faróis não mudaram. São os mesmos e estão servidos de luzes diurnas e faróis alto e baixo em LEDs com comutação automática.

Na parte traseira, o sedã com recheio esportivo mudou muito pouco, como as ponteiras do escape, agora ovais e maiores. Estão emolduradas por um novo aplique em preto, que simula uma grade colmeia. A nova logo da Volkswagen e a nomenclatura GLI são visíveis na traseira.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Por dentro, o GLi oferece um ambiente perfeito, que muda por completo a noite, ganhando brilho com a combinação e cores no painel. Ganham destaque também o novo volante, a nova manopla de câmbio, o novo padrão de acabamento nos bancos e a moderna VW Play, sistema multimídia com tela de 10".

Conforto

Medindo 4.747 metros de comprimento e com um comportamento esportivo que requer confiança em uma condução mais forte, o Jetta GLi é um dos maiores na categoria dos médios.

O interior é espaçoso e os 2.680 metros de entre-eixos favorecem bastante no espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro. O porta-malas é bastante generoso com seus 510 litros de capacidade.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Carros esportivos têm geralmente, como característica, suspensão mais dura. Não é, porém, o caso do Jetta GLi. O sedã tem molas e amortecedores que proporcionam estabilidade de carroceria e conforto interno.

A calibragem do conjunto encontra ressonância nas qualidades que os usuários esperam do modelo, mesmo sabendo que não estarão a bordo de um SUV ou de um sedã de uso estritamente familiar.

Cuidados a bordo

As rodas de 18" com pneus 225/45, de perfil baixo, ajudam no visual externo esportivo do Jetta GLi. Embora não seja muito baixo – o vão livre do solo mede 138 mm de altura -, conduzir o sedã médio esportivo exige cuidados na passagem de obstáculos, principalmente em função do parachoque dianteiro. Outro ponto de atenção é com relação aos pneus de perfil baixo, já que deixam as rodas muitos expostas aos buracos do asfalto.

O VW Jetta GLi tem seletor de modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual. Cada um atua no comportamento de motor, câmbio e direção. No Eco, o conjunto trabalha suave e coloca o carro para andar de forma comportada, beneficiando o conforto e a economia de combustível. Nesse caso, o consumo do motor 2.0, exclusivamente a gasolina, fica acima dos 10 km/litro.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Mesmo nos modos mais comportados, o motor do Jetta GLi está sempre pronto para responder rápido nas acelerações. O torque máximo está disponível já a 1.500 rpm até 4.400 rpm. É só pisar no acelerador que o sedã mostra que, mesmo sem estar no modo que remete à esportividade, se impõe no trânsito urbano e estrada.

Segurança

Bastante seguro, o GLi conta com piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, controles de tração e estabilidade, seis airbags, faróis com refletores duplos, assistente de permanência em faixa, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, dentre outros.

Nos quesitos conveniência, destaques para o teto-solar panorâmico, os LEDs que proporcionam uma decoração de bom gosto ao modelo, com cores selecionáveis. Outro ponto forte do sedã é a direção elétrica variável. Ela permite boa comunicação nas manobras e nas respostas rápidas em velocidades mais altas.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Além disso, o Jetta GLi oferece sistema de freios a disco nas 4 rodas, com 312 mm na dianteira, ventilado, e 300 mm na traseira, sólido.

Modo esportivo

Para uma condução mais agressiva, selecione o Modo Sport. A troca já indica logo o emulador de ronco ativo e bem encorpado. A rotação de marcha-lenta aumenta um pouco e o acelerador fica consideravelmente mais sensível, assim como o peso da direção aumenta. Afinal, direção mais pesada em velocidades mais altas representa mais segurança.

Para finalizar, o Jetta GLi 2023 é um sedã esportivo que vale mesmo a pena por tudo de bom que oferece, registrou consumo de gasolina de 9,7 km/l na cidade e de 11,8 na estrada. Até que os números foram bem satisfatórios, considerando que em poucos momentos rodamos com o sedã transmitindo o ronco encorpado dos esportivos mais tradicionais.


		Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Norton Luiz

Ficha técnica: VW Jetta GLI

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.984 cc, 16 válvulas, duplo comando com variador de fase em admissão e escape e de tempo no escape; injeção direta, turbo, gasolina
Potência e torque: 231 cv de 5.000 a 6.200 rpm; 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm
Transmissão: automatizada de dupla embreagem com 7 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira; multilink na traseira/ rodas de 18" com pneus 225/45 R18
Dimensões: 4.747 mm de comprimento; 1.799 mm de largura; 1.478 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos
Peso: 1.476 kg em ordem de marcha
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros

Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo
Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo Teste: VW Jetta GLI 2023 tem gostinho de ser a última cereja do bolo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias