O Tiggo 8 PRO da Caoa Chery agora é Hybrid Plug-in. O modelo
de porte grande, que leva sete pessoas a bordo ficou, portanto, ainda mais
inovador. A versão PRO Plug-in Hybrid passa a ser comercializada junto com a
versão a combustão e torna-se o primeiro veículo híbrido Plug-in do mercado a
contar com dois motores elétricos. Além disso, o SUV estreia também a tecnologia
batizada de Max Drive.
Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a
combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm
de torque. O modelo de porte grande também marca a estreia da tecnologia DHT
(Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. Trata-se da primeira transmissão do
mundo dedicada a modelos híbridos, tornando muito mais eficaz e inteligente a
gestão dos três motores.
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,05 segundos. O consumo médio combinado é de 30,3 km/l na cidade e 26,9 km/l na estrada. O SUV grande tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada sempre que necessário.
Desenvolvido para proporcionar excelência em termos de
experiência de condução, o Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in conta também com um
conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e
assistência ao motorista, batizado pela Caoa Chery de Max Drive.
Tecnologia híbrida inteligente e quatro modos de condução
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é equipado com motor 1.5 Turbo
a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Pioneira e
revolucionária, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos do
mundo e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China.
Composta por dois motores elétricos e três marchas
mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a
combustão de maneira inteligente. Com isso, entrega 11 relações de marcha que
proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo.
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in possui dois modos de potência
(EV e HEV). No modo EV, 100% elétrico, somente um ou dois motores elétricos
atuam. No modo híbrido HEV, que atua de forma inteligente, o funcionamento dos
três motores prioriza a economia de combustível.
Adicionalmente, possui dois modos de condução. O Normal, disponível nos modos de potência EV ou HEV, que prioriza a economia de combustível,e o Sport Sport, que trabalha somente no modo HEV, priorizando o desempenho.
Nos modos de potência EV e HEV, o motorista pode gerenciar o
nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor
opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que
ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais
performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir
o nível de 20%.
Bateria e regeneração de energia
A bateria do Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in também é referência
tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 19.27kWh, possibilitando
uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km. O modelo possui também sistema de
regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em
frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.
Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior
capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que
podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de
regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre
que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador.
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é comercializado com carregador
portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e
em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga
da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é
realizada em 3h.
Tecnologia Max Drive
O sistema Max Drive do Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in cumpre um
papel fundamental no auxílio ao condutor. Ele atua não só na prevenção de
acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao
dirigir. Com a novidade, além dos mais de dez itens que a versão a combustão já
trazia como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8
PRO Plug-in Hybrid passa a contar com:
ACC – Piloto Automático Adaptativo: piloto automático
que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme
necessário;
AEB – Frenagem Automática de Emergência: função que
ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da
detecção de animais, pedestres e ciclistas;
FCW – Alerta de Colisão Frontal: sistema em que,
quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta
sonoro e visual para auxiliar o condutor;
TJA – Assistente de congestionamento: função
“Stop&Go” utilizada em congestionamentos;
ICA – Piloto Automático Integrado sistema que integra
funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
LDW – Alerta de Saída de Faixa: Sinal sonoro e de
vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
LDP – Prevenção de Saída de faixa: Auxilia na
manutenção do veículo dentro da faixa;
IHC – Controle inteligente de farol alto: Controla o
farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os
veículos que transitam no sentido contrário;
DOW – Alerta de Abertura de Porta: Se o sistema
detectar veículos se aproximando no lado esquerdo ou direito do veículo e a
porta do lado detectado for aberta, o DOW emitirá um alarme sonoro para alertar
o motorista ou passageiro a prestar atenção antes de sair do veículo
RCTA – Alerta de Tráfego Cruzado traseiro: Auxilia o
motorista na verificação da área traseira em ambos os lados do veículo. O
sistema detectará veículos se aproximando nos lados esquerdo ou direito,
alertando o motorista por meio do indicador no espelho retrovisor, um aviso
sonoro e um alerta na tela do sistema multimídia
LCA – Assistente de Mudança de faixa /BSD –
Monitoramento de Ponto Cego:
Monitora a presença de veículos em movimento nas áreas
traseira esquerda e direita e alerta o motorista sobre a segurança durante uma
possível mudança de faixa. Este sistema se estende aos sensores traseiros.
AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;
Novo visual e mais conforto
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in estreia também novo visual. A
nova grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família
PRO, trouxe ainda mais personalidade ao modelo. Há também novos para-choques
dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de
indicadores de direção dinâmicos. As rodas também ganharam novo design,
exclusivo para essa versão.
No interior, o grande destaque fica por conta da tela de 24,6" que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8". O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos passa a ter também ajuste lombar, assim como memória para os ajustes. Outro ponto alto em termos de tecnologia está o novo sistema de som premium da Sony.
O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.