O caminhão extrapesado elétrico à bateria da Mercedes-Benz
para longos percursos está a caminho. A Mercedes-Benz Trucks apresentará a
versão de produção em série do eActros LongHaul no dia 10 de outubro de 2023.
Em sua estreia mundial, ele chegará com novo design e com seu nome oficial “New
eActros 600”. A produção em série deste caminhão elétrico está prevista para
2024.
A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias
em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte
pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias,
juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido
internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias.
Econômico
Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600”
deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da
Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel. Com esse lançamento, a
Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere
significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a
propulsão livre de emissões de CO2.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks acentua que o eActros 600 consegue substituir a maioria
dos caminhões a diesel no importante segmento de transporte de carga de longas
distâncias, pois estabelece novos padrões em termos de custo-benefício para
nossos clientes. Ele também oferece enorme potencial para a redução das
emissões de CO2.
Produção
O eActros 600 será fabricado na linha de produção já
existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de maneira flexível juntamente com
os caminhões a diesel. Os componentes do sistema de propulsão elétrica serão
também instalados no local. O eixo elétrico, as baterias de alta voltagem e a
caixa dianteira - um módulo complexo de tecnologia - serão montados em vários
passos na produção.
Uma nova linguagem de design para a cabina do motorista do
eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros.
Além disso, há também um aproveitamento de elementos de design do protótipo de
conceito apresentado no IAA Transportation 2022, continuando com linhas claras
e design aerodinâmico. O interior da cabina também ganha um upgrade.
Motores elétricos
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao
eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores
elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400
kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá
produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com
isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte
totalmente elétrico.
Os engenheiros de Desenvolvimento projetaram o eActros 600
de maneira que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos
quanto à durabilidade oferecidos pelos caminhões Actros extrapesados de longas
distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros de estrada em um período
de dez anos.
Baterias
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de
célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo,
por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da
Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em
série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um
ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.