Após um ano do início de seus testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo da família e-Volksbus desenvolvido em sua fábrica de Resende (RJ). Além de emitir zero carbono e reduzir ruídos, o ônibus elétrico e-Volksbus 22L garante altos padrões de eficiência energética e economia operacional, redefinindo o transporte público urbano para uma mobilidade sustentável, combinando tecnologia, conforto e segurança.
Com capacidade para transportar até 82 pessoas, podendo receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento, o modelo tem peso bruto total de 22 toneladas e está equipado com motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm. Acoplado a este motor está um conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.
Baterias
O e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Essa configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcional de oito packs de baterias, com uma autonomia menor.
O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem.
Mais durabilidade
As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo. Contam ainda com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que otimiza a performance e o consumo energético, assegurando uma boa equalização térmica dos packs de baterias. Isso facilita o processo de encarroçamento e assegura uma maior durabilidade para o sistema.
O sistema de direção do e-Volksbus tem redundância no seu funcionamento, permitindo maior confiabilidade e segurança durante a operação, entregando assistência hidráulica contínua para o motorista, em qualquer condição e com um controle total do veículo.
Eficiência energética
Com o sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus elétrico da VW é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.
Além disso, o ônibus elétrico VW vem com alta tecnologia em sistemas de segurança, proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.
Acessibilidade
A acessibilidade do veículo se destaca pelo seu conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, que somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros. Outra configuração que contribui ainda mais com o conforto dos passageiros é a suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, assegurando maior conforto para quem viaja no veículo.
Entre os diferenciais do e-Volksbus, também está o ar-condicionado inteligente, completamente integrado ao sistema de controle eletrônico do chassi do veículo, permitindo o máximo conforto térmico aos passageiros e otimização energética.
e-Delivery
O painel de instrumentos segue a mesma linguagem já consagrada no e-Delivery, trazendo informações de forma intuitiva e prática para o motorista acompanhar tanto o consumo quanto a recuperação de energia do sistema. O e-Volksbus conta também com conjunto de pneus reforçados, dedicados para a operação urbana de ônibus elétricos e capazes de suportar maior capacidade de carga.
A plataforma do chassis e-Volksbus tem como base o chassi modular da atual versão a diesel, assegurando robustez e durabilidade ao conjunto. Já a eletrificação mantém a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada e validada exaustivamente ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina.