O Volkswagen T-Cross 2025 chega ao mercado renovado e mantendo os mesmos preços praticados nas atuais versões, mesmo com as melhorias. Líder de vendas entre os SUVs compactos, o modelo ganha um novo visual externo e apresenta mudanças mais significativas na parte interna, além de receber novos equipamentos de segurança. O T-Cross 2025 é o primeiro dos 16 carros prometidos pela Volkswagen até 2028.
O novo Volkswagen T-Cross, que será comercializado a partir de junho, mantém na linha 2025 os mesmos motores turbos, o 200 TSI, com 128 cv, e o 250 TSI, com 150 cv de potência, acoplados sempre à transmissão automática de seis marchas. Os dois conjuntos propulsores se destacam pela performance urbana e rodoviária. O modelo chega aos 100 km/h em 8,6 segundos na configuração 250 TSI e em 10,0 segundos na 200 TSI.
Com motor 200 TSI, o T-Cross faz 8,1 km/l e 9,8 km/l na estrada, com etanol no tanque. Com gasolina, o consumo é de 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com motor 250 TSI, exclusive da versão Highline, o T-Cross tem o mesmo consumo do 200 TSI quando abastecido c om etanol. Com gasolina, porém, a diferença é mínima: 11,7 km/l na cidade e 14,0 na estrada.
Preços
O T-Cross parte de R$ 142.990 na versão de entrada, a 200 TSI, nomenclatura que faz referência ao motor 1.0 turbo. A versão intermediária Comfortline, também com motor 200 TSI, tem preço inicial de R$ 160.990 , e a topo Highline, equipada com o motor 250 TSI, ou 1.4 Turbo, começa de R$ 175.990.
“O T-Cross escreve uma história de sucesso, que começou em 2019. Ao longo dos últimos cinco anos, o modelo caiu no gosto do consumidor, tornando-se um sucesso de vendas. Hoje é impossível sair de casa e não encontrar um T-Cross no caminho. Desde o seu lançamento foram vendidos mais de 320 mil veículos, fomos líderes no segmento em 2023 e seguimos firmes em 2024 om este ícone automotivo”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.
Visual
Modelo global da marca, o T-Cross 2025 chama a atenção visual a partir do novo conjunto de iluminação. De agora em diante, todas as versões do SUV saem de fábrica com faróis 100% LED (Full LED), com assinatura diurna (DRL) e noturna (luz de posição), pisca, função farol baixo e farol alto, todas executadas com tecnologia LED.
Na parte traseira, as lanternas são 100% em LED. Ainda sobre o conjunto óptico, a lanterna de neblina do lado esquerdo e a iluminação de marcha a ré, em ambos os lados, chegam em LED. Ainda na parte traseira, o para-choque tem visual mais robusto, com profundidade e o detalhe em formato de ‘A’ traz a sensação que o modelo está mais alto. As lanternas VW LED estão mais elaboradas, têm os seus elementos conectados, sendo a principal assinatura de estilo do novo T-Cross.
Renovação
Na dianteira, o T-Cross tem identidade visual renovada por conta dos novos parachoque, este com mais ‘bodycolor’, e grade. Na lateral, as rodas que calçam o T-Cross têm desenho inédito no Brasi, interior atualizado e tecnologia inovadora. O desenho dos parachoques fez o T-Cross 2025 crescer 13 mm na dianteira e 6 mm na traseira.
O interior do veículo recebeu novos acabamentos e superfícies. Os painéis ganharam mais detalhes, com revestimentos “soft touch” e costura pespontada. O formato do painel também está mais escultural e elaborado. A aplicação de tecido na ilha central da porta, região conectada à porção inferior do painel, amplia a sensação de conforto.
Detalhes
Os detalhes pespontados sobre o tecido das portas contemplam as versões Comfortline e Highline. Além disso, o apoia braço também é revestido em vinil. Os bancos foram reformulados e passam a ter figurinos inéditos, sempre com a inscrição “T-Cross” na parte superior. O porta-malas tem capacidade de 373 litros/420 litros, conforme medição VDA.
Ainda no painel, o VW Play, sistema multimídia com tela de 10,1" e APP Connect (Apple Carplay e Android Auto) e conexão com a internet via Smartphone, é o centro das atenções. Ele está aplicado em um formato inédito, agora semiflutuante, e disponível de série para todas as versões. Acionada a partir do VW Play, a seleção do perfil de condução está disponível para as versões Comfortline e Highline.
Segurança
Em termos de segurança, o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre estreia em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão Highline, por sua vez, oferece como opcional o pacote “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist).
Equipamentos comuns às versões 200 TSI, Comfortline e Highline são os controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). Ainda fazem parte da lista fixação de assento de criança com sistema Isofix, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas, função frenagem de manobra entre outros.
Nova cor
A linha 2025 do T-Cross estreia a cor Cinza Ascot para a versão Highline, sendo esta cor exclusiva para o pacote Dark. Além disso, estão disponíveis outras seis opções: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway.
Clientes da versão Highline ainda podem optar pelo pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pintados na cor Preto Ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” escurecidas, logotipias escurecidas na lateral e traseira e pneus Pirelli com a tecnologia Seal Inside, solução de mobilidade estendida, que traz segurança e conforto aos usuários.
Seal Inside
O pneu equipado com esta tecnologia pode continuar rodando com segurança mesmo furado, sem que aconteça perda de pressão, tornando a condução mais segura. O composto de vedação instalado na parte de dentro do pneu sela o objeto perfurante e evita que o ar escape, mesmo se o objeto é retirado, pois o composto preenche a perfuração. O objeto deve ter até quatro milímetros de diâmetro.
Para incrementar a versão de entrada 200 TSI, os clientes podem optar pelo pacote Interactive, que comtempla câmera de ré traseira, espelhos retrovisores, externos eletricamente ajustáveis, e rebatíveis com função tiltdown do lado direito, rodas de liga leve de 17” e sensor de estacionamento dianteiro.
Pacotes
Para a Comfortline são dois os pacotes opcionais disponíveis: o Sky View, que oferece teto solar panorâmico, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, automático, sensor de chuva e duas luzes de leitura na frente, e o Design View, que traz revestimento dos bancos parcialmente em couro, coluna e tetos escurecidos. Os opcionais para a versão Highline são Sky View, com teto solar panorâmico e duas luzes de leitura na frente, ADAS, e todos os itens do Pacote Dark.
Teste
Convidado pela Volkswagen, fomos a São Paulo para o lançamento do novo T-Cross 2025. Não só isso. Tivemos a oportunidade de andar na versão Highline na nova cor Cinza Ascot e com o pacote Dark. Foi um giro urbano nem tão curto, mas o suficiente para exprimentar as novidades do novo modelo no perímetro urbano de São Paulo. O motor 250 TSI já é conhecido pelo seu excelente desempenho. As mudanças visuais externas e internas mostraram-se de muito bom gosto pelos detalhes e qualidade do material utilizado e vão certamente garantir o o modelo no pódio das vendas entre os SUVs.
VW T-Cross Highline 2025