O SUV médio premium da Volkswagen Taos fica mais completo na
linha 2023 e amplia sua lista de equipamentos. A versão Highline surge
atualizada com novo volante revestido em couro e inéditos botões “touch”, já
presentes no Jetta GLI, e também nos modelos ID.3, ID.4 e ID. Buzz.
O volante tem nova configuração de controles para a central
multimídia e painel de instrumentos e aletas para trocas de marchas. Em termos
de segurança, a unidade topo de linha teve sua lista de equipamentos estendida
com a chegada dos assistentes de permanência faixa e de estacionamento.
O primeiro deles, também chamado de Lane Assist, monitora a
faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente caso o
motorista tenha uma distração e comece a invadir outra pista. Vale mencionar
que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema no volante.
Park Assist
Além disso, esta intervenção não acontece quando o motorista
aciona a seta para efetuar a troca de faixa. Já o Park Assist permite o
estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.
O pacote Bi-Tone, disponível para a Highline, também teve
seu conteúdo atualizado. A oferta contempla teto solar panorâmico, além capas
dos retrovisores externos e teto pintados na cor preto brilhante. O opcional
está disponível para quatro cores externas: Bege Mojawe, Cinza Indium, Branco
Puro e Prata Pyrit.
A linha 2023 também traz avanços para a versão Comfortline.
O modelo sai de fábrica com novo ar-condicionado Climatronic Touch e uma
entrada extra de USB do tipo C para os passageiros do banco traseiro -- os dois
equipamentos também são novidades para a Highline.
Segurança
Com o Taos, a Volkswagen foi a primeira montadora a obter nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe.
O SUV Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos
avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e
pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.
Desenvolvido com base na plataforma MQB, que lhe atribui uma
excelente performance estrutural nas avaliações de crash tests, o modelo é
equipado com diversos assistentes de condução de última geração, tendo como
destaques os sistemas de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop &
Go, de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres,
Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring) e Assistente Traseiro de Saída.
Este alerta o condutor em manobras em marcha ré a baixa velocidade, como ao
sair de uma vaga perpendicular, detectando outros veículos que cruzem a
traseira, visando evitar uma colisão.
O modelo conta ainda com dois itens exclusivos no segmento:
Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro
e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem
pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão,
evitando assim colisões subsequentes.
Adicionalmente, fazem parte da lista de itens de segurança 6
airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, Controle eletrônico de
estabilidade (ESC) e de tração (ASR), Alerta sonoro e visual de não utilização
dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Motor 250 TSI
Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o
Taos é equipado com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Com
quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, o
propulsor entrega 150 cv de potência a partir de 4.500 rpm e torque de 25,5
kgfm já a partir de 1.500 rpm, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas
intensas.
O Taos também é referência em espaço interno. O SUV tem
4.461 mm de comprimento, sendo impressionantes 2.680 mm de entre-eixos, 1.625
mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com
conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no
banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.