O Volvo EX30, inédito SUV compacto 100% elétrico da marca sueca, finalmente chegou ao Brasil. Importado da China, o modelo desembarca no país em quatro versões, com preço inicial de R$ 229.950. O EX30 chega para estabelecer um novo perfil de consumidores, atraindo para a marca jovens com idade a partir de 18 anos. O novo SUV, com um conceito moderno, sustentável e tecnológico, coloca a Volvo numa faixa de preço bastante atrativa no segmento premium.
O SUV elétrico EX30 estreia ofertando as versões Core Single Motor, Core Single Motor Extended Range, Plus Single Motor Extended Range e Ultra Single Motor Extended Range. Mesmo na versão mais barata o novo Volvo EX30 não economiza nos itens de segurança, tecnologia e sustentabilidade. O inédito SUV, o primeiro modelo da Volvo fabricado na China (será produzido também na Bélgica), estreia com a proposta de ser o carro de volume de vendas da fabricante de origem sueca.
Preços:
EX30 Core Single Motor: R$ 229.950
EX30 Core Single Motor Extended Range: R$ 249.950
EX30 Plus Single Motor Extended Range: R$ 277.950
EX30 Ultra Single Motor Extended Range: R$ 293.950
Todas as versões do EX30 têm em comum o motor elétrico no eixo traseiro que rende 272 cv de potência e 35 mkgf de torque. A diferença é que a versão de entrada Core é equipada com bateria de 51 kw que proporciona autonomia de 250 km e vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. As demais versões utilizam bateria de 69 kw com alcance de 338 km e saem da imobilidade até os 100 km/h em 5,3 segundos, mas todos alcançam a velocidade máxima de 180 km/h.
A convite da Volvo, estivemos no lançamento do EX30 e já até andamos no novíssimo SUV. O teste realizado teve como percurso o trecho de ida e volta entre São Paulo e a cidade turística de Campos do Jordão. Na ida, dirigimos a versão topo Ulltra e na viagem de volta assumimos a condução da segunda versão de entrada, a Core Single Motor Extended Range. A Volvo disponibilizou as versões para que os jornalistas convidados pudessem fazer uma avaliação mais completa.
Impressões
O carro impressionou não só pela beleza do design, mas também pelo comportamento dinâmico. Nos primeiros momentos do teste foi necessário um pequeno esforço para acostumar com a falta do painel de instrumentos. Todas as informações são mostradas no painel central de 12,3 polegadas com bastante destaque. Sua dirigibilidade é perfeita e o motor elétrico responde com uma força incrível na disponibilização imediata dos 35 kgfm de torque. O que chamou bastante a atenção foi o fato de o SUV entregar fielmente o consumo prometido.
O EX30 pode ser chamado de um carro revolucionário, mas popular no preço, considerando tratar-se de um modelo da premium elétrico. Com ele, a Volvo vai deixar de ser exclusividade de compradores com idade de 40 anos acima. Na pré-venda, o Volvo EX30 vendeu 2 mil unidades e deve chegar entre 8 mil e 10 mil unidades até o final de 2024. Com as vendas do EX30, a Volvo, hoje a segunda colocada em vendas no segmento em que atua, deve começar a ameaçar a hegemonia da BMW e vislumbrar a liderança.
Reutilizável
Projetado para ser um modelo puramente elétrico, o Volvo EX30 pode ser recuperado em até 95% de seus materiais. Além de ser um carro desenvolvido para ser reutilizável, 17% de aço e plástico e 25% de alumínio utilizados na produção do carro são reciclados, entre outros materiais naturais, como, por exemplo, os tecidos aplicados nos bancos e acabamentos interiores.
O Volvo EX30, como um legítimo escandinavo, apresenta uma longa distância entre eixos de 2,65 metros e 4,23 metros de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 320 litros. As rodas são de 18” nas versões Core, de 19” na Plus e de 20” na topo Ultra. O interior apresenta harmonia e requinte de muito bom gosto. Além disso, tem até cinco opções de cores para o exterior e até quatro opções de materiais para o acabamento interno.
Interior
Para o interior do EX30 aproveita bem os espaços, criando um tema centralizado para tudo, desde armazenamento até controles e telas. Isso contribui para a flexibilidade e as proporções premium que podem ser percebidas desde o primeiro contato com o SUV. Trata-se de um carro projetado para chamar a atenção do público jovem, a começar pelo seu design er alcançando as tecnologias a bordo.
O SUV elétrico EX340 traz seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus e muito mais.
Painel de 12,3"
Todas as versões do modelo são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas, que reproduz informações de bordo, além de dispor do sistema Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store). Destaco na versão Ultra o Teto Solar panorâmico de um bom gosto incrível.
Desde a versão de entrada, a Core, o novo SUV vem com duas portas USB-C na dianteira. A partir da intermediária Plus adiciona mais duas atrás, além de carregador de celular por indução e também o sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer.
Garantia
A garantira total é de 3 anos ou 100 mil km, mas para a bateria é de 8 anos ou 160 mil km. Além disso, os três primeiros anos de manutenção estão inclusos na compra do carro. A primeira revisão ocorre em 24 meses ou 30 mil km, segundo informações da marca.