Incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já consumiram mais de 10,4 mil hectares dentro do parque, e 10,1 hectares fora de seus limites.
A Polícia Federal está investigando as causas desses incêndios, que começaram em 25 de setembro, nas proximidades da Vila de São Jorge.
O primeiro grande incêndio que atingiu a Chapada dos Veadeiros durou seis dias e foi controlado no dia 11 de setembro, destruindo uma área equivalente ao tamanho da cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Um segundo incêndio ocorreu em 18 de setembro, afetando tanto áreas internas quanto externas ao parque. No dia 22 de setembro, brigadistas enfrentaram mais um incêndio, que devastou aproximadamente 2 mil hectares, o que equivale a cerca de 3 mil campos de futebol.
Em nota divulgada nesta terça-feira, 1, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que, embora os incêndios estejam controlados, uma equipe continua na região para monitorar e prevenir novos focos. As trilhas e atrações do parque foram fechadas ao público devido ao risco de incêndio.