BMW X3 da nova geração estreia no Brasil com direção semiautônoma
Norton Luiz
Publicado em 18 de março de 2018 às 21:29 | Atualizado há 4 meses
BMW X3 M40i e xDrive30i
Norton Luiz
Editor de Veículos
A terceira geração do BMW X3 SAV (Sport Activity Vehicle ou Utilitário de Atividade Esportiva, em português) já está sendo comercializada no Brasil nas versões xDrive30i X Line (R$ 309.950) e M40i (R$ 397.950), trazendo diversas tecnologias de direção semiautônoma derivadas dos BMW Série 7. O modelo premium da marca alemã, completamente renovado, foi apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2017.
Externamente, o visual do novo X3 apresenta uma dianteira imponente, com a grade em formato de rim que remete aos automóveis da BMW e maior no tamanho. Enquanto isso, os faróis de LED ganharam um novo conjunto óptico com desenho interno hexagonal – até então inéditos na linha X –, proporcionando um efeito tridimensional ao conjunto. O para-choques dianteiro, por sua vez, exibe novo desenho, mais robusto e envolvente, com destaque para os contornos salientes e pelas amplas entradas de ar na parte inferior.
Nas laterais, a linha da cintura é mais alta ante o modelo anterior, com fendas das saídas de ar instaladas próximo às rodas dianteiras. Na traseira, as lanternas têm formato mais amplo e horizontalizado. O para-choques traseiro também foi redesenhado e passa a contar duas saídas de escapamento independentes, instaladas nas extremidades, além de um novo spoiler instalado na parte superior da tampa do compartimento de bagagem.
No interior requintado do novo SAV destaque para a lista de equipamentos, como painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3 polegadas; ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; BMW Head-Up Display; sistema de som Harman Kardon; bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro; assentos traseiros tripartidos (40:20:40); volante revestido de couro; teto solar panorâmico; e Comfort Access, que permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de procurar a chave no bolso ou na bolsa.
A nova geração do X3 cresceu em tamanho. Agora são 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do modelo antigo. Na largura o modelo passou de 1,88 m para 1,90 m, na altura ganhou 2 cm, saltando para 1,68 m, enquanto no entre-eixos houve um acréscimo de 5 cm na distância, ficando agora com 2,86 m.
Versões e motorização
A versão de entrada xDrive30i X Line é equipada com motor 2.0, capaz de gerar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800 rpm). Já a versão topo de linha M40i traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 3.0, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas contam com câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.
Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia. O X3 xDrive30i é equipado com rodas de liga leve Y-spoke bicolor Orbit Grey, de 20 polegadas, enquanto o M40i traz rodas Double spoke, aro 21.
Tecnologia semiautônoma
Um dos principais destaques do modelo são tecnologias embarcadas de condução semiautônoma, presentes na versão M40i. Dentre estas estão o Driving Assitant, Park Assistant Plus, Active Protection e Collission Warning.
O BMW X3 oferece de série faróis Full-LED Adaptativos; painel de instrumentos com display digital multifuncional de 12,3 polegadas; ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; dispositivo Remote 3D View (para o X3 M40i); e o novo sistema ConnectedDrive, equipado com a mais nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e nova interface, serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, Chamada de Emergência Inteligente e Serviços Remotos.
Outra função adicional ao amplo cardápio de recursos disponíveis no SAV é a preparação para Apple Car Play. Por meio dele, o usuário pode transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).
A segurança dos ocupantes do novo BMW X3 é garantida pela presença de sistemas como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat.
A nova geração do SAV está disponível com quatro opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais três de acabamento metálico (Preto Safira, Cinza Sophisto e Azul Phytonic) – a versão xDrive30i conta ainda com a cor exclusiva Branco Mineral. O interior inclui revestimentos de couro Vernasca, de alto padrão, em nove combinações diferentes de cores, que abrangem variações de tonalidades em preto, bege, Mocha, Oyster e Cognac.