Citroen começa a produzir o compacto C4 Cactus em Porto Real, no RJ
Norton Luiz
Publicado em 31 de julho de 2018 às 23:45 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Citroen C4 Cactus começa a ser produzido na fábrica do Groupe PSA, em Porto Real, no Rio de Janeiro. Projeto global, o SUV compacto é a maior aposta da marca francesa para o mercado brasileiro, onde chega em setembro próximo, e em outros mercados da América Latina. O novo C4 Cactus, que está sendo comercializado na Europa desde março, foi desenvolvido sob a liderança da América Latina.
O utilitário compacto 1.6 THP turbo, com injeção direta, e 173 cv, associado ao câmbio automático de 6 marchas, na versão mais completa, e, ainda sem confirmação oficial, com motor 1.6 aspirado, de 118 cv de potência (o mesmo do C3), e câmbio manual de cinco velocidades. Na mesma fábrica onde está sendo fabricado o Cactus, são produzidos os modelos Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross. Além de Porto Real, o modelo é fabricado atualmente também na planta do Groupe PSA em Madri, na Espanha.
O Cactus, de silhueta moderna e personalidade forte, traz múltiplas possibilidades de personalização. Em termos de tecnologia, o modelo será equipado com os novos sistemas de assistência ao motorista para uma condução mais fácil e tranquila, com destaque para o “Active Safety Brake” que, até um limite de velocidade, aciona automaticamente os freios em caso de colisão iminente.
A fábrica de Porto Real é uma das melhores da PSA no mundo e recebeu investimento de cerca de R$ 580 milhões desde 2016 até os dias atguais. Na planta foram implementados processos de medição a laser e de kits pré-montados em áreas anexas à linha de produção, além de uma nova pista de testes.