Fiat surpreende e apresenta uma quinta versão do sedã Cronos por R$ 53.990
Norton Luiz
Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 11:54 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Fiat Cronos chegou. O novo sedã da Fiat fez algumas aparições anteriormente, mas foi finalmente lançado e traz uma novidade até então mantida em segredo pela montadora. Quando todos apontavam quatro versões, eis que o Cronos surge com uma versão de entrada com motorização 1.3 por R$ 53.990. Daí pra frente só se conheciam oficialmente as versões Drive 1.3 manual e automatizada GSR e a Precision 1.8 automática e manual do novo sedã. Na motorização 1.3 Firefly a transmissão é sempre de cinco velocidades e na 1.8 E.torQ de seis velocidades.
Produzido na fábrica argentina de Córdoba, o Cronos vai brigar diretamente com o Volkswagen Virtus e de olho também no Chevrolet Prisma, no Hyundai HB20S, no Toyota Etios e no Ford Ka na sua configuração sedã. O novo carro da Fiat, que começa a ser vendido no começo de março, chega em cinco versões e parte de R$ 53.990. Seu preço final é de R$ 69.990 para a versão topo Precision 1.8 automática.
Desenvolvido a partir da mesma plataforma do hatch Argos, o Cronos ganha motorização 1.3 Firefly, de 107 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque, na versão Drive, e 1.8 E-torQ, de 139 cv e 19,3 kgfm de torque, na versão Precision. Associado ao propulsor 1.3, o modelo utiliza câmbio manual ou automatizado GSR, ambos de cinco velocidades, enquanto o motor 1.8 da versão topo Precision disponibiliza a caixa de transmissão automática japonesa Aisin e a manual. As duas de seis velocidades.
A versão de entrada 1.3 traz de série, dentre outros itens, volante com comando do rádio e telefone, sistema isofix, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e rodas de aro 15, mas não de liga-leve.
A versão Drive 1.3 reúne os itens acima e mais central multimídia de 7 polegadas e volante multifuncional com comando de rádio e telefone e duas portas USB traseira. Por sua vez, a Drive 1.3 automatizada GSR oferece todos os itens das versões acima, câmbio GSR operado por botões, controle de tração e estabilidade com Hill Holder, start-stop, paddle Shifts, piloto automático, luzes ambiente, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos elétricos, com luz de seta integrada.
O Cronos Precision manual traz de série todos os itens oferecidos no 1.3, inclusive os opcionais. Conta ainda com rodas de liga leve aro 16, faróis com LEDs, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de profundidade. A versão automática Precision traz tudo do irmão com câmbio manual e mais: maçanetas e frisos das portas cromados e volante revestido em couro.
Entre os opcionais, o que agrega conforto, mas também eleva o preço, estão bancos forrados em couro ecológico, ar-condicionado digital, sensores de chuva e luz, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, retrovisor externo com rebatimento elétrico, Display TFT de alta resolução, chave presencial com partida do motor por botão, airbags laterais (não cortinados), entrada e partida sem chave , controle de cruzeiro, acendimento automático dos faróis e rodas de liga leve de 17 polegadas, dentre outros.
Do hatch Argo, o Cronos copiou os para-lamas dianteiros, as portas da frente e o para-brisa. O interior também é muito parecido. O sedã é 70% resultado de um novo projeto e 30% copiados do Argo e do Punto, que já não é mais produzido. Com o mesmo entre-eixos de 2,52 metros do Argo, o Cronos não em como fugir muito da sua origem derivada do seu irmão hatch.
Curiosamente, o sedã Cronos oferece espaço interno confortável para passageiros do banco traseiro. O espaço foi bem aproveitado, embora com o mesmo entre-eixos do hatch Argo, e o porta-malas chama atenção pelos espaço que oferece: 525 litros. Em breve, DMAutos vai trazer todas as informações sobre o test-drive do Cronos.