Ford EcoSport ganha nova versão Storm 4×4 com apelo off-road
Norton Luiz
Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 21:23 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O utilitário esportivo EcoSport ganhou uma nova e inédita configuração com apelo off-road exclusivo. A novidade chega para ajudar impulsionar as vendas do SUV compacto no mercado brasileiro, oferecendo visual bastante atraente, tração 4×4 e motor 2.0 flex com 176 cv de potência, associada á nova transmissão automática de seis velocidades, com conversor de torque. A nova versão Storm custa R$ 99.990 e começa a ser vendida ainda este mês. As concessionárias receberão as primeiras unidades no começo de março. A novidade passa a ocupar o topo da linha EcoSport, além de ser, obviamente, a mais cara.
Projetada especialmente para o mercado brasileiro, a nova versão chega ao mercado repleta de itens desejados pelo consumidor de SUVs. Além do visual marcante, o EcoSport Storm, cuja família tem outras sete configurações de acabamento, tem capacidade superior de rodagem e conteúdo completo em itens de conforto, conectividade e segurança. O reposicionamento de preço da nova versão Storm, considerado um pouco salgado (mas se comparado à concorrência direta, como o Jeep Renegade 4×4, vendido por R$ 108.000, fica bem mais em conta) foi justificado pelo fabricante por ser um produto que reúne atributos diferenciados, ser atraente e completo em equipamentos.
O EcoSport Storm chama a atenção pelo design cheio de ousadia e de personalidade forte. Por fora, a Storm é logo notada pela grade com o nome da versão relevo, faróis de xênon com máscara negra, capa de estepe rígida na traseira, rodas de 17 polegadas, grafismos e outros detalhes exclusivos, incluindo a cor de lançamento marrom Trancoso. O desenho da grade dianteira foi inspirado na picape off-road norte-americana F-150 Raptor, o que deu mais robustez ao modelo.
O interior adiciona uma proposta que inova no refinamento da linha, com o painel “soft”, bancos de couro e teto escuro, criando um contraste sofisticado com os frisos em laranja acetinado estrategicamente posicionados na cabine.
O SUV é equipado com motor 2.0 Direct Flex de 176 cv – o mais potente da categoria –, e nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque. Seu sistema de tração inteligente 4WD funciona sem a necessidade de intervenção do motorista, distribuindo o torque entre as rodas para garantir uma rodagem mais eficiente e segura sempre que necessário, em pisos irregulares e de baixo atrito como lama, areia, rampas e chuva. A suspensão reforçada e a direção elétrica com novo ajuste refletem o conforto e a dirigibilidade.
Em termos de conteúdo a Storm vem completa. A lista inclui sete airbags, sistema multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 8 polegadas – a maior da categoria –, controle de estabilidade com sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico.
A nova versão traz também faróis com luz diurna de LED e acendimento automático, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, sensor de chuva, som premium da Sony com nove alto-falantes e porta-malas com sistema inteligente de bagagem.
“Até agora, o consumidor só tinha acesso a um veículo com tração nas quatro rodas e esse nível de equipamentos numa categoria superior, de SUVs médios, por um preço bem maior”, explica Mauricio Greco, gerente geral de Marketing da Ford. Finalizando, Maurício disse que o EcoSport Storm custa o equivalente aos SUVs 4×2 topo de linha, mas com a vantagem da tração 4WD e do estilo único.”
O EcoSport Storm traz um tempero extra de emoção para o segmento de SUVs, combinando linhas fortes e harmoniosas e atenção aos detalhes no design. Ele segue a proposta do conceito de mesmo nome exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, com grade dianteira e outros elementos inspirados na picape off-road F-150 Raptor.
“Em um segmento que está cada vez mais urbano o EcoSport Storm traz uma proposta de estilo diferente, voltada para fora da cidade. Ele combina rusticidade e ousadia com requinte e inovação”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford.
A carroceria oferece quatro opções de cores, incluindo a nova marrom Trancoso, além do branco Ártico, prata Dublin e preto Bristol. Faixas escuras aplicadas no capô e nas laterais dão um toque de esportividade, junto com os espelhos retrovisores, maçanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London.
O EcoSport Storm parece mais encorpado e realmente é maior que os outros modelos da linha: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). As rodas de 17 polegadas com acabamento em prata Magnetic posicionadas mais para fora da carroceria contribuem para aumentar a musculatura do veículo.
Na cabine, o volante e os bancos de couro com pespontos em laranja são um detalhe de requinte e personalidade. A central multimídia SYNC 3 conta com tela capacitiva de 8 polegadas e os recursos mais avançados da indústria. Além de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, inclui comandos de voz para áudio, telefone e navegação com mapas do Brasil.
Seu sistema de tração 4WD tem um controle inteligente que transfere automaticamente o torque entre as rodas dianteiras e traseiras para otimizar a tração em condições fora de estrada, sem que o motorista precise acionar qualquer comando. Uma tela no painel mostra a distribuição de torque instantânea feita no veículo.